Porcos, aves e vacas são os animais que mais sofrem maus-tratos no mundo

Por Débora Spitzcovsky

67 bilhões de porcos, aves e vacas são expostos, anualmente, a condições de crueldade, segundo a FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o que coloca esses três bichos nas primeiras posições do ranking dos animais que mais sofrem maus-tratos em todo o mundo.

Os culpados por tanta crueldade? Os consumidores de carne, ovos e laticínios, já que esses animais são maltratados, exclusivamente, para a produção de alimentos. Quem manda o recado é a HSI – Humane Society Internacional-Brasil, que para mudar essa realidade está promovendo no país uma campanha em prol do bem-estar dos animais de produção.

O foco central da ação não é levantar a bandeira do vegetarianismo, mas sim do consumo consciente. Hoje, no Brasil, mais de 70 milhões de galinhas são trancafiadas em “gaiolas em bateria”, que são superlotadas e não tem espaço nem para as aves abrirem as asas. A situação dos suínos não é diferente: cerca de 1,5 milhão de porcas reprodutoras estão confinadas em “celas de gestação”, que são baias individuais de metal onde as fêmeas não conseguem nem se virar. Tanta crueldade é necessária?

“Queremos mostrar que, assim como os cães e gatos, estes animais são sensíveis, sociáveis e inteligentes e, portanto, merecem o nosso respeito. Queremos que, além de reduzir o consumo de carne, leite e ovo, o consumidor se recuse a comprar daqueles que produzem com crueldade”, disse Guilherme Carvalho, que é gerente de campanhas da HSI-Brasil. “Essa é a hora de nos mobilizarmos, porque a previsão é de que, entre 1999 e 2050, a produção de carne e leite dobre. Consequentemente, o bem-estar animal estará cada vez mais comprometido”, completou.

Além de conscientizar o consumidor, a organização também está dialogando com produtores, governantes e varejistas, em busca de mudanças institucionais que garantam o respeito às necessidades básicas dos animais de produção. A HSI ainda atua em uma porção de outros países, defendendo um série de causas em prol dos bichos, como o fim dos testes em animais e do tráfico de espécies selvagens. Conheça um pouco mais do trabalho da organização aqui.

Fonte: Super Interessante - 02.03.2011

2 comentários:

  1. Oi Elaine, boa noite!! Tava dando uma olhada no seu blog e adorei as matérias. Sou adepta do vegetarianismo há uns 4 meses, mas sempre gostei de ler e me informar sobre o assunto. E o lance dos porcos e das vacas serem os animais mais mal tratados é muito real. Estive em visita à um frigorífico certa vez e fiquei chocada, foi algo realmente assustador....
    Tô tentando explorar estes assuntos no meu blog....na verdade sou nova nisto e tô dando uma olhada por aí, lendo bastante e adorei o seu... Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. ‎"O foco central da ação não é levantar a bandeira do vegetarianismo, mas sim do consumo consciente." A Humane Society promove o "abate humanitário" e o consumo de animais "felizes" não sei como isso pode ajudar os animais, só prejudica e deixa as pessoas mais tranquilas para consumir ainda mais animais.

    O veganismo é a única forma de parar com a violência, precisamos rejeitá-la, é fácil e o melhor a ser feito.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...