Dia Mundial do Vegetarianismo

Dia Mundial do Vegetarianismo No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Mundial do Vegetarianismo.

Estabelecido em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana, é um dia para se celebrar e refletir sobre o impacto que a nossa alimentação tem no meio ambiente e na sociedade e informar sobre as vantagens de uma alimentação vegetariana.

Muita gente não sabe, mas o vegetarianismo vai muito além da preocupação com os animais, que tem diferentes interpretações culturais ao redor do mundo. O fato é que o consumo de carne animal, requer quantidades imensas de solo, combustível, energia e principalmente, água. Para se produzir um quilo de carne de boi são necessários nada menos que 15.000 litros de água, enquanto um quilo de trigo requer 1000 litros. Como se não bastasse, os gases emitidos pela digestão dos bois contabilizam 18% dos gases que causam o efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

Ainda que você não seja vegetariano, celebre esse dia com seus amigos, vegetarianos ou não, evitando o consumo de derivados animais. Algumas sugestões sobre o que fazer:

- Vá em um restaurante vegetariano ou convide a família e os amigos para um jantar especial (veja algumas receitas);

- Monte bancas em locais públicos e distribua material informativo;

- Assista a um documentário ou palestra sobre as consequências do consumo de carne, leite e ovos (Terráqueos, A Carne é Fraca, Gary Yourofsky fala sobre veganismo, Meat the Truth - Uma verdade mais que inconveniente)

- Converse e reflita sobre o tema.

Se você é daqueles que não resiste a uma picanha, considere então uma redução em sua ingestão de carne. Eleja um dia da semana para ser o seu “dia vegetariano”. Acha que isso não faz diferença? Então leia só isso: segundo a ONG norte-americana Environmental Defense, se cada americano eliminasse somente um hambúrguer de sua alimentação semanal, a redução de emissões de CO2 da atmosfera seria equivalente à retirada de meio milhão de carros das estradas estadunidenses.

Tem dúvidas sobre os benefícios os benefícios de uma dieta sem carne para a sua saúde? Segundo a American Dietetic Association, "... dietas vegetarianas bem preparadas são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e proporcionam benefícios de saúde na prevenção e tratamento de diversas doenças."

Por fim, mas não menos importante, vem a questão do respeito aos animais. Porcos, vacas, galinhas, perus, peixes, coelhos, cabritos..., destinados majoritariamente ao abate, são animais sensíveis e inteligentes. Estudos científicos recentes comprovam: eles experimentam emoções como o medo e a angústia e sentem dor exatamente como nós, seres humanos. Ainda assim, todos os anos, a indústria da carne submete bilhões de animais a maus tratos, confinamento, manejo brutal e morte cruel. Será que isso está certo?

8 comentários:

  1. Fazem dois anos e dois meses que não como carne e sou muito feliz com a minha escolha!! Meu namorado também parou de comer e tenho amigos que adotaram o "segunda sem carne"!!!
    Parabéns a todos aqueles que se importam com os animais e com o meio ambiente!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou vegetariana há 1 ano e grande fã do blog, navego diariamente aqui e encontro assuntos muito interessantes, por diversas vezes as posto no meu blog, com os devidos créditos.

    Parabéns por este dia, pela qualidade do que aqui encontramos, informando-nos, abrindo nossa percepção para coisas novas, trazendo-nos opções de cardápios...

    Obrigada, aqui me sinto em casa.

    ResponderExcluir
  3. Estou me iniciando nesse mundo sem carne, leite e derivados e farinha branca e este blog está sendo muito útil, com ótimas e deliciosas receitas, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Nicole, parabéns a você e ao seu namorado pela escolha... Os animais e o planeta agradecem. Abraço!

    Cristina, muito obrigada pelas palavras de incentivo e pelo carinho! Você não imagina o quanto é gratificante ler comentários como o seu. Fazem valer a pena cada minuto de dedicação ao blog (e olha que não são poucos). Volte sempre e sinta-se realmente em casa. Abraço!

    Denise, fico muito feliz em saber que o Cantinho Vegetariano tem sido útil nessa nova fase da sua vida. Eu é que agradeço pelo carinho. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Postei lá no blog, resolvi repetir aqui, porque é o que eu gostaria de te falar:

    Elaine, gosto demais do blog, tem me trazido ótimas idéias e bons conhecimentos, e não poderia deixar de falar isso. Me agrada muito o cuidado que você tem com ele, a preocupação em passar para nós tantas coisas importantes, é uma dedicação e um carinho imensos. Parabéns mesmo, e eu trago para cá e para o Face, para que as pessoas conheçam e até modifiquem algo em suas vidas, não custa nada e a saúde agradece... Ah, o planeta também.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Há 6 meses resolvi mudar meus hábitos alimentares (me arrependo por não ter feito há mais tempo)
    Sou vegetariana e vivo muito bem!
    Agradeço o Cantinho Vegetariano por existir!
    Vcs fazem a diferença!
    Beijaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber disso, Tatiana... Comentários como o seu são um incentivo para mim. Obrigada pelo carinho. Abraço!

      Excluir
  7. iniciei esta escolha há quase um mês...não sabia da importância de adotar este meio de vida, só pensei no fato dos animais terem sistema nervoso, assim como a gente...eh muito difícil ser vegetariano, hoje mesmo quase morri de fome, pois quase não se tem lugares q vendam uma alimentação vegetariana, eh uma luta tão grande quanto a estabelecida contra o grande capital, na qual, de acordo com os relatos q tenho lido aqui, o modo de vida vegetariano se inclui...enquanto eu quase morria de fome, meu noivo saboreava um lanche do McDonald's...olhei aquela propaganda de sustentabilidade e pensei na contradição em q eles se colocam, mas nem tinha pensado na questão da carne em si...meu noivo achou q não tinha nada a ver, mas acho q tudo se complementa...eu tinha reparado q eles não usam mais plástico pra envolver aquele guardanapo e disse q eles não podiam fazer aquilo, se eles colocam seus funcionários em regime de quase escravidão, não dando condições nem sanitárias de trabalho...
    bem, de qualquer forma, sou mais uma aí na luta, tanto de um modo geral, quanto na do dia-a-dia...hoje, a carne...amanhã, quem sabe, leite e ovos...até mais!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...