Nutricionistas ensinam como forçar uma criança a comer animais

Nutricionistas ensinam como forçar uma criança a comer animais
Embora não seja considerada uma tarefa fácil, encontrar crianças que não querem comer nennhum tipo de carne e outros alimentos de origem animal está cada vez mais comum. Mesmo crianças muito pequenas, sem conhecimento e maturidade suficientes para tomar decisões de forma consciente, rejeitam comer animais. Talvez seja a evolução natural da nossa espécie se mostrando.

Porém, um dos maiores obstáculos que surgem no caminho destes “pequenos veganos de fábrica”, é a falta de informação de grande parte dos médicos e nutricionistas. Presos a paradigmas da profissão, indicam às mães que mascarem os alimentos, se preciso, para não deixar de dar animais para que seus filhos comam. As mães, claro, entendem por decreto o que os profissionais dizem. Com razão, por medo. Foi exatamente o que aconteceu com a jornalista Rosana Jatobá, relembre aqui o caso dela.

Neste artigo, do site “Bolsa de Mulher”, alguns profissionais insistem na velha e ultrapassada forma de garantir o ferro e outros minerais na alimentação das crianças: carne. “Ofereça pelo menos umas dez vezes para saber se realmente ela ainda não se acostumou ao gosto do bife. Você deve insistir: as tentativas são necessárias”, diz um trecho da matéria.

Um bom profissional deve se manter atualizado. Se o seu nutricionista manda seu filho comer carne, troque de nutricionista.

Médicos endossam dieta vegana para gravidez saudável
Vegetarianismo em pediatria
Record News: Vegetarianismo na infância

Por Fabio Chaves

Fonte - Publicado em 07.10.2011

Confira o especial Crianças Vegetarianas com artigos, dicas, receitas de papinhas e comidinhas, entrevistas, etc.

8 comentários:

  1. Oi Elaine, adorei. Nunca havia pensado nisso! É a pura verdade! Socam goela abaixo, qualquer coisa, não só cadáveres.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Elaine... É bem por aí. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Triste isso ... os medicos deviam estar mais preparados

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Fernanda... A falta de estudo e de atualização científica faz com que alguns profissionais de saúde ainda tenham uma certa resistência, pra não dizer preconceito, em relação a dieta vegetariana. Quando na verdade, eles deveriam apoiar e orientar os indivíduos que expressam o desejo de adotar esse tipo de dieta.

    Só complementando, segue o posicionamento da ADA (American Dietetic Association) sobre o assunto: "Quando planejada adequadamente, a dieta vegetariana é saudável, nutricionalmente adequada e resulta em benefícios à saúde e na prevenção e tratamento de certas doenças”.

    Essa adequação é descrita para todos os estágios da vida (infância, idade adulta, senilidade, gestação e amamentação).

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho 26 anos e desde bebe rejeitei carne. Minha mae preocupada com que os medicos diziam sempre tentou me forcar a comer carne. Me lembro que ate com uns 4 anos de idade ela escondia pedacinhos no meio do arroz, mas eu sempre descobria e vomitava. Ate que ela desistiu.
    Hj tenho orgulho de dizer que tenho 26 anos e sou vegetariana desde que nasci, nunca tive nenhum problema de saude, sou doadora de sangue regularmente e estou ate um pouquinho acima do peso...rsrs.. Tenho 2 filhas lindas que sao super saudaveis tb!
    Contrariando a estatitiscas de muitos medicos posso dizer que carne nunca me fez nenhuma falta!
    abcos a todos

    ResponderExcluir
  6. Gi, obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Acho um horror!!!!
    Minha filha nasceu prematura (com 820 grs e 20 cm, isso mesmo!!!!) e qdo completou 4 meses começamos a dieta natural d bbs. A pediatra sabia q eu sou vegetariana e me disse q se ela não se alimentasse de carne, NUNCA iria adquirir o tamanho e o peso d outras crianças "normais", além d q ela teria grande falta d proteína e se tornaria uma criança anêmica. Desafiei a pediatra que a cada mês fizesse exames de sangue na Ester Suzane para ver se havia falta d algo e q se houvesse eu daria o braço a torcer e daria carne a ela. Feito! Foram 5 meses de experiência e NUNCA ela esteve anêmica ou com falta de proteínas ou qquer nutriente!!!! E ainda hj desafio qquer doutor!!!! Minha filha é forte, saudável e chegou ao peso normal e tem uma saúde d fazer inveja!!!! Só lamento aos pais q forçam seus filhos a essa alimentação!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Silza... Infelizmente ainda encontramos muitos profissionais despreparados para aceitar e orientar pacientes que desejam adotar uma dieta vegetariana. É certo que haverá uma mudança nesse sentido - apesar de lenta - tendo em vista o aumento considerável de vegetarianos e veganos a cada dia. Parabéns por sua postura, de não ceder diante da falta de informação da pediatra, afinal já foi comprovado que uma dieta vegetariana, planejada adequadamente, é saudável, nutricionalmente adequada e resulta em benefícios à saúde e na prevenção e tratamento de certas doenças. Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...