Governo francês proíbe vegetarianismo nas escolas

Governo francês proibe vegetarianismo nas escolas
Um recente decreto-lei vem causando alvoroço na França e na comunidade vegetariana de um modo geral. Não é para menos, ele determina que todas as refeições servidas nas cantinas escolares francesas, devam conter produtos de origem animal e que carne e peixe serão servidos com uma frequência mínina pré-estabelecida.

Isso significa que seis milhões de crianças em idade escolar são agora obrigadas a comer animais, quer queiram, quer não. No máximo, a um estudante vegetariano, será permitido deixar o animal no prato e por conseguinte ficar com refeições desequilibradas, já que para muitos, almoçar em casa não é uma opção.

Como se não bastasse, em seguimento a uma lei votada no ano passado pelo Parlamento Francês, medidas semelhantes serão tomadas em breve nos infantários, hospitais, prisões e lares de terceira idade.

Estas medidas querem, pretensamente, assegurar a qualidade nutricional das refeições. Carne animal é imposta como a única fonte de proteína e ferro e os laticínios como as únicas fontes de cálcio, minimizando o fato de todos estes nutrientes serem obtidos tanto em qualidade como em quantidade em fontes minerais e vegetais.

O fato de ser reconhecido internacionalmente, que dietas vegetarianas e veganas bem planejadas, são saudáveis e nutricionalmente adequadas em todas as fases da vida, incluíndo gravidez, amamentação, infância, adolescência e mesmo para atletas é praticamente ignorado.

A União Vegetariana Europeia se manifestou e salienta que a decisão de muitos cidadãos de não comer animais não é um mero capricho dietético ou uma escolha inconsequente de uma estilo de vida, mas baseia-se para muitos numa visão profunda dos princípios de como os animais devem ser tratados.

Não é de hoje que a posição oficial do governo francês tem sido abertamente hostil ao vegetarianismo. Em janeiro de 2010, o ministro francês da agricultura, Bruno Lemaire, declarou que a meta do governo e a sua política de nutrição pública, era defender o modelo de agricultura francês e contrariar iniciativas como a encabeçada por Paul McCartney, aconselhando a redução do consumo de carne.

O debate público em torno dos direitos dos animais é tão ativo na França como nos outros países. Os cidadãos são livres para escolher a sua posição sobre estes temas, e aqueles que não aceitam comer animais não podem ser discriminados.

Considerando portanto, uma violação arbitrária dos direitos dos cidadãos franceses vegetarianos, a União Vegetariana Europeia exige que os recentes decretos-leis governamentais, proibindo o vegetarianismo em cantinas escolares, sejam revogados e que o governo Francês respeite os direitos civis desses cidadãos.

Com informações do site da União Vegetariana Europeia

Notícia relacionada: Paul McCartney critica governo francês por banir merenda vegetariana nas escolas

4 comentários:

  1. Que absurdo! Ditadura esquizofrênica na alimentação ... O que será que têm contra a alimentação mais saudável? Está mais do que comprovado que o importante é ter uma alimentação balanceada. Ninguém precisa comer animais para estar bem nutrido.

    ResponderExcluir
  2. Um descaso total!!!

    É possível ter uma vida saudável sem consumir alimentos de origem animal !!!!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade é muito mais uma preocupação com o lucro, do que impor esse ou aquele alimento. A morte de animais ou a sua escravidão rende milhões...
    Precisamos progredir no aspecto moral. Preocupamo-nos muito com o lado material, e isso acaba por nos empobrecer.
    Abraço aos que prezam pelo direito à vida.

    ResponderExcluir
  4. Eh 100% ligado ao lucro. Isso mostra como a politica francesa eh vendida a quem paga mais. Primeiro o lucro em venda de carne, beneficiando fazendeiros e matadouros, depois, o lucro para a industria farmaceutica, porque as pessoas vao ficar doentes com mais frequencia. Existe tambem o fator de controle. Uma populacao doente e sem energia nao luta por seus direitos, portanto eh mais facil a manipulacao de massas.

    Toma cuidado Franca, estamos de olho em voce.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...