Do que é feita a salsicha? (vídeo)

Do que é feita a salsicha?
Uma das perguntas mais enigmáticas sobre o que o ser humano consome: do que é feita a salsicha? No vídeo abaixo você vai acompanhar todo o processo que faz deste um dos “alimentos” mais controversos de todos os tempos. Depois de saber como é feita a salsicha, talvez nunca mais você olhe para o cachorro-quente com os mesmos olhos.



Leia as embalagens das salsichas no supermercado!
Vamos analisar, por exemplo, os ingredientes da Salsicha Hotdog 500g, da Perdigão. (você pode verificar no site da empresa.)

Carne mecanicamente separada de aves, Carne suína, Água, Carne bovina, Proteína de soja, Sal, Amido, Pimenta, Alho, Regulador de acidez: lactato de sódio (INS325), Aromatizantes: aromas naturais (com pimenta, coentro, noz moscada e antiumectante: dióxido de sílicio (INS551i)) e aroma de fumaça, Estabilizantes: triopolifosfato de sódio (INS451i) e pirofosfato de sódio (INS450i), Conservador: nitrito de sódio (INS250), Realçador de sabor: glutamato monossódico (INS621), Antioxidante: isoascorbato de sódio (INS316), Corantes: ácido carmínico (INS120) e urucum (INS160b). NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Do que é feita a salsicha?
O último ingrediente destacado, o INS120 (ou corante carmin de cochonilha, ou ácido carmínico) é obtido a patir da trituração de pequenos besouros de origem mexicana. O “caldo” que sobra é um vermelho forte usado por algumas empresas em iogurtes, bolachas, sorvetes e outros alimentos para realçar a cor. Fique ligado!

Há alternativas.
Procure salsichas vegetais, veganas. São muito mais limpas e saudáveis. Você pode continuar com o seu cachorro-quente sem comer esse lixo que é a salsicha tradicional.

Fonte: ViSta-se

Além das alternativas disponíveis no mercado, você também pode preparar suas salsichas vegetais em casa. Veja a receita.

112 comentários:

  1. Eu nem assisti o vídeo e já tô com nojo... eca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que têm coisas que falam que se a gente souber como é feito,desiste de comer...fato...eita coisa nojenta...:S

      Excluir
  2. o ser hunamo é maquina de burrices

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive coragem de pesquisar sobre a salsicha, mas agora que sou vegetariana consegui ler o post e confirmar minha opção! Me senti muito aliviada por não comer mais (apesar de sentir um pouquinho de vontade às vezes). Além da minha causa animal, sou bem nojenta com relação aos alimentos e esse, com certeza, deu muuito nojo!
    Obrigada pelos excelente posts!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Na verdade alguns ingredientes foram adicionados para criar certo "nojo". Cérebro, bochechas, pálpebras, coágulos de sangue, restos de peles e tendões são itens que não podem ser aproveitados para alimentação humana (apesar que o cérebro pode em alguns casos, apenas para exportação). Tendões podem ser exportados também, ou utilizados para fins farmacêuticos.

    Mas o que vai nas salsichas acho que é pior que isso. Carnes parcialmente descartadas por tuberculose, cisticercose e outras doenças podem ser aproveitadas quando tratadas pelo calor (salsichas, mortadelas...).

    Sei disso pois sou veterinário, algumas legislações sobre carnes falam o que pode e não ser aproveitado, como por exemplo no RIISPOA - Decreto nº 30.691 de 29/03/52 (alterado algumas vezes por leis posteriores).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fiquei até arrepiada!!!

      Excluir
    2. Sempre que eu ía comprar salsicha pensava, ah, vou pegar essa de frango da Sadia light e sem corante... mas quem garante que é só frango mesmo? Depois de ler seu comentário acho que nunca mais como salsicha! Ainda bem que minha filha não gosta!

      Excluir
    3. li o decreto... e vi o video...credoooooo..... preciso virar vegetariana rapido....

      Excluir
    4. que nojo saber que um dia comi esse troço...que nojo!!!

      Excluir
    5. Gosta? Então leva prá casa!

      Excluir
    6. Quando eu era carnívora intuitivamente, eu sentia nojo de comer salsicha, achava estranho esse sentimento, e dizia pra mim mesma: "Devem estar ótimas e são bem feitas". Agora eu percebo a realidade, salsicha é a pior coisa de se comer!!

      Excluir
    7. ecaaaaaaaaaaa , por isso como o cachorro - quente vegetariano do Mundo Verde

      Excluir
  5. Comecei a dieta ovo-lacto vegetariana faz pouco tempo (4 meses)e estou muito feliz por essa decisão mas ultimamente tenho sentido falta de um gostoso cachorro-quente, procurei a salsicha vegetal mas ainda não encontrei... enfim, quando vi esse vídeo a vontade passou rs Não acredito que ainda estou viva e que comia ISSO sem nenhum remorso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou a tres meses sem carne e se tenho vontade trato logo de lembrar o que os animais passam pra que eu possa me alimentar e então a vontade passa na hora. Não caia em tentação , procure sempre ler ou ver esse tipo de informação pra não voltar atrás .
      Fomos criados na ignorancia de onde vem os alimentos , mas isso está mudando ....

      Excluir
    2. Comprem salsicha vegetal em lata da marca Superbom...uma delícia!!

      Excluir
    3. Comecei com a dieta ovo-lacto vegetariana faz dois anos, agora nos últimos 4 meses tornou-se somente lacto-vegetariana. :)

      Excluir
  6. Esses dias eu comi um cachorro quente com salsicha de soja (no MagDog em Campinas), estava muito gostoso, e muito mais saudável que isso aí....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que tem isso?? Eu comprei uma salsicha de soja no Covabra e odiei ... Prefiro não comer , mas um cachorro quente com ela deve ficar bom né?

      Excluir
  7. Gostaria que a salsicha vegetariana fosse mais barato,pois meu filho gosta muito,mas no momento só consumimos de peru ou chester,tirando a vegetal é tudo igual?não tive coragem de assistir o video!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela, vc pode fazer sua própria salsicha vegetariana. Basta preparar uma massa que fique bem consistente (usando linhaça, semolina, fécula de batata e leites vegetais, por exemplo), temperar como quiser (o urucum e coloral dão um tom avermelhado) e usar folhas de couve para formar os charutinhos. Fiz aqui em casa e ficou uma delícia!

      Excluir
  8. Não sou vegetariana, mas, não como salsichas ou qualquer outro produto embutido...já não gostava do cheiro, do gosto, nem do aspecto. agora então...haha

    ResponderExcluir
  9. Não sei qual é a novidade??? Tolo é quem não sabia do processo. E nem por isso deixo de comer meus "dogs". Esse proselitismo vegetariano já está dando no saco, não é só "crente" que perturba. Cada qual escolhe o seu próprio estilo de vida. Sugiro que façam um vídeo com sistema de plantações orgânicas que usam fezes de animais (esterco) como adubo das plantinhas que vocês irão comer, além do agrotóxico natural feito a partir da urina. Agora sentem nojo de fígado, pescoço e pés de frango???? Hipócritas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, então me diz uma coisa: o que é que você veio fazer num blog sobre Vegetarianismo? Tem certeza de que hipócrita não é você, não? Se liga! Tem gente que não tem o que fazer mesmo ou sente prazer em ficar procurando o que criticar?

      Excluir
    2. Também não entendo o que uma pessoa dessa vem fazer num espaço vegetariano .
      Tenha santa paciencia , é por essas e outras que prefiro os animais ao ser humano

      Excluir
    3. KEVIN pra uma crianca a gente explica que a planta processa o adubo portanto o que comemos não é esterco - agora HIPOCRITA É TU que sabe disto e fica dizendo besteir as de quem não tem argumentos inteligentes.... ESTERCO E URINA TEM NA TUA CABEÇA - e por favor... vai cultivando cancer com a tua salsicha e carnes pra ve se deixa logo o mundo melhor com um idiota a menos...

      Excluir
    4. Kevin querido se tu come carne tu tb come urina então. pq qualquel animal é alimentado com uréia em produção.

      Excluir
    5. quem gosta de se justificar a todo custo e pq no fundo se sente culpado e nao admite ser criticado... simples

      Excluir
    6. kevin.cala a boca e para de falar besteira,por favor.

      Excluir
    7. meu, fica com suas idéias e bom apetite com seus dogs, eu também comia essas porcarias e contribuia para matança desses animais, e agora estou entrando no vegetarismo para poupar os animais e não uso esterco em minha horta, pois tem adubos naturais para isso. Vasa.

      Excluir
  10. NOSSA!!! QUE NOJO, AINDA BEM Q JA FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO COMO SALSICHA, AGORA ISSO É UM PROBLEMA SERIO, AQUI NO BRASIL PRECISAMOS DE MAIS RIGOR COM ESSAS EMPRESAS QUE PRODUZEM ALIMENTOS, TEM Q SER PROIBIDO A FABRICAÇÃO DE PRODUTO DESSA NATUREZA, MAS IMFELISMENTE ESSE PROBLEMA NÃO VAI ACABAR TÃO CEDO, A PRODUÇÃO DE SALSICHA TRAZ MUITO LUCRO PARA OS FABRICANTE, E A SAUDE DA POPULAÇÃO NÃO É PROBLEMA DELE NÉ.

    ResponderExcluir
  11. Vocês poderiam contribuir mais se apoiassem a argumentação no que ocorre na fabricação permitida por lei.

    Pelos não podem ser incorporados, pois não passariam na análise de microscopia.

    É legítimo a campanha de esclarecer a população com informações sobre o que estão comendo camufladamente, mas aumente a credibilidade desse tipo de iniciativa se apoiando em argumentação técnica consistente.

    Eu trabalhei com análise de alimentos na Fundação Ezequiel Dias - FUNED.

    ResponderExcluir
  12. para falar a verdade, não há nada de "exclusivo" nesse vídeo, pois trata-se de sabermos que nesses tipos de produtos industrializados comemos alimentos que não estamos habituados a comer, como vísceras de animais, que dependendo da cultura é perfeitamente normal. mas aconselho evitar esses tipos de alimentos industrializados pelo fato de serem saturados de sal, gorduras, corantes e conservantes que podem ser prejudiciais a saúde

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu com certeza não vou comprar mais....

    ResponderExcluir
  14. Primeiro de tudo: não é crime NENHUM e muito menos proibido por NENHUM órgão de saúde a inserção dessas partes citadas nessa legenda falsa e manipuladora. Só porque não é bonito de ver não significa que não seja comestível! Eu axo nojento sardinhas em lata, vc abre a lata e vê aqueles pexes mergulhados em CEBO PURO e come com gosto!

    Vocês são todos hipócirtas, sempre comeram salsicha, sempre gostaram e NUNCA ninguém passou mal por causa disso, dada a sua QUALIDADE DE PRODUÇÃO QUE POSSUI SIM SENHOR e é vigorosamente controladopelo órgão de vigilância sanitária!

    Para quem aí é vegetariano e mantem essa dieta idiota, pobre de proteínas nescessárias ao corpo humano, cheio de fraquezas e deficiências corpóreas (se olhe no espelho e garanto que verá ao menos uma olheira, ou mais que isso) devia ficar contente pois esse processo reaproveita o que não é bonito de ver mas é comestível e poupa a vida de outros animais que poderiam ser mortos pra fazer salsicha da carne "bonitinha"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que primeiro ter em mente, que se você sabe que uma pessoa religiosa CRENTE enche o saco, é porque ela acredita em algo, eu não sou religiosa, muito menos crente e sei o quanto é chato isso, ela querer impor a crença dela! Acontece que os vegetarianos não impõem isso, é uma opção pessoal de cada um, muitos não são, e muitos são, e todos tem que se respeitar, pois todos tem opiniões diferentes! Se você acha chato, é só não ler a respeito. Agora você está querendo IMPOR o que você acha certo.. 'não é crime nenhum' se na sua cabeça não é, ÓTIMO, que bom que vc consegue conviver com isso, tem gente que não consegue, então vá há um blog carnívoro com receitas deliciosas de frangos e carne assada, porque ESSE AQUI é pra quem gosta do assunto VEGETARIANO, se você acha chato os crentes e vegetarianos, NÓS ACHAMOS MAIS CHATO AINDA UMA PESSOA QUE FALA DE HIPOCRISIA, E VEM QUERER CAGAR ORDEM NO QUE É CRIME OU NÃO, ERRADO OU NÃO!

      Excluir
    2. Concordo!!! Se veio ler sobre o assunto é porque, no mínimo, ele é curioso ou não tinha o que fazer...

      Excluir
    3. Incrível como ainda existem pessoas ignorantes a tal ponto de achar que vegetarianos são carentes de vitaminas e são pessoas fracas, vai ai minha experiência Bruno Faccini, tenho 22 anos e sou vegetariana ñ por amor ao animais ou por alguma ideologia e sim pq simplesmente desde de criança ñ gostava de carne, toda minha família alimentam-se de carnes e ñ tive nenhuma influência para ser vegetariana. Qdo tinha entorno dos 7 anos minha mãe me levou ao médico preocupada por ñ comer carne e o médico disse que ñ tinha problema nenhum em ñ comer carne, bastava substituir por alimentos ricos em proteínas, ou seja cresci vegetariana, nunca tomei vitaminas e nunca passei mal ou tive fraqueza pelo fato de ñ comer carne e sim ao contrário, de toda minha família eu sou a que menos fica doente e tenho uma ótima resistência, imagino que isto se deve ao meu ato de ñ comer carne e então comer variados tipos de verduras e legumes me faz ter uma vida bem mais saudável do que a maioria de vcs que comem carnes e então acabam esquecendo da diversidade de alimentos que existem ao redor. Por isto, antes de criticar algum assunto se informe primeiro para ñ ser ridicularizado! E fica a dica que além da salsicha existem milhares de alimentos que são controlados e fazem mtu mal a saúde, observe como tem crescido o n° de câncer
      , talvez seja pela tb pela forma que andamos nos alimentando não acha? Consulte um nutricionista e tire suas dúvidas!

      Excluir
  15. ha muito tempo deixei de comer carne de frango, boi e porco, por filosofia de vida, por respeito aos animais, e etc, as vezes como ovo ou peixe, mas pretendo deixar de comer peixes tambem, e fico perplexa como as pessoas estao se intupindo de tanta porcaria, com as salsichas, ai pergunto, alguem ja viu uma salsicha caseira? e porque so as industrias e que conseguem fazer um alimento de forma tao grosseira e so pensam em ganhar dinheiro e nada mais, nao estao nem ai pra saude das pessoas...

    ResponderExcluir
  16. Bom, antes de ser vegetariana, bem antes, eu comia salsicha, claro. Ocorre que um dia, minha filha que na época tinha uns 4 anos, passou muito mal depois de comer um cachorro quente (vômito). Fomos ao hospital e a médica perguntou o que ela tinha almoçado e tal, quando eu disse que era cachorro quente a médica ficou muito brava e me disse : - Salsicha não é alimento que dê pra criança, aliás, ninguém deveria comer salsicha... Depois desse dia eu pesquisei pra saber como era feita a tal salsicha e nossa, fiquei com muito nojo...ou seja, mesmo antes de me tornar vegetariana eu NÃO comia salsicha...

    Ah...nossa, o Bruno está nervoso hein??? que coisa... sou muito saudável, minha saúde vai muito bem, não tenho olheiras... e não me alimento de cadáveres de animais! Por ser vegetariana, não tenho o menor interesse em visitar sites onívoros... você deveria fazer o mesmo, não visitar sites vegetarianos.

    ResponderExcluir
  17. Esse vídeo ate que e bonitinho,uma vez vi um vídeo americano,sabe aquelas industrias caseiras,esse aí não tem nada de mais,vocês tinham que assistir o que eu vi,e torturante,pois mostra os pedaços das partes dos animais,o que eu assisti era de salsicha de porco.Aquilo sim era nojento.Depois que fiquei sabendo do que era feita a salsicha,parei de comer.As vezes sinto saudade do gosto, mais aí e só eu lembrar do que ela e feita que a vontade passa na hora.

    ResponderExcluir
  18. Há alternativas.
    Procure salsichas vegetais, veganas. São muito mais limpas e saudáveis. Você pode continuar com o seu cachorro-quente sem comer esse lixo que é a salsicha tradicional.
    ______________________________________________________________

    LIXO É ESTA ABERRAÇÃO QUE SE CHAMA VEGANISMO. o homem é biologicamente feito para comer de tudo ele precisa da carne e do vegetal. home vegetariano é doente. Tanta coisa para se preocupar neste mundo com a humanidade e vem estes imbecis querer respeitar o animal como ser humano. e ainda dizem que isso é a evolução, querendo bancar os intelectuais com um monte de pesquisa com furadas com informações irrelevantes.

    ainda bem que é só mais uma utopia igual anarquia ou comunismo.

    NUNCA SERÁ SITUAÇÃO NO MUNDO GRAÇAS A DEUS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. /\
      |
      |
      |

      Ignorância, a gente vê por aqui. (y)

      Come carne quem quer, não come quem não quer. De qualquer modo todos temos que ter acesso sobre o que há por trás dos alimentos. Informação irrelevante é a que adquiri lendo seu comentário e aberração são pessoas como você que não aceitam as diferenças, sejam politicas, sociais, religiosas ou alimentares.

      Excluir
    2. voce carnivoro não evoluido - devia volta pras arvores e se balancar pelo rabo - troglodita

      Excluir
    3. Que DÓ dessas pessoas, na boa ! Esse aí não deve amar nem a própria mãe .. O orgulho e o egoísmo são a principal doença da Terra .. Enquanto não nos livrarmos desses sentimento, enquanto não tivermos compaixão e não praticarmos a caridade, enquanto não amarmos o próximo ( seja ele humano ou não) como a nós mesmos, não evoluiremos. Ser vegetariano/vegano não é utopia. Se fosse, não existiríamos ! Estamos apenas em busca do BEM MAIOR, exercitando o respeito e o amor, coisa que quem critica nem deve saber o que é !

      Excluir
    4. Hhahahahaah gente, que terrorista esse cara..
      Na boa, eu sou "carnívora", eu gosto de carne, mas também respeito muito quem não come, veganismo não é uma 'aberração' é uma escolha, um modo de vida. Essas pessoas escolheram o que acham melhor para elas e para o planeta, não ha nada de errado em querer fazer algo de bom pra melhorar a vida, como optar por não comer carne.
      As pessoas têm que parar de querer impor seu estilo de vida ou suas crenças aos outros, cada pessoa é diferente da outra, cada um esolhe o que é melhor pra você. Acho que ser vegetariano, tanto com o pensamento em prol dos animais, quanto em prol de uma vida saudável, muito louvável. Não vou parar de comer carne, pq eu gosto, e eu acho que faz bem pra mim, mas todos têm que parar de julgar quem não come (e quem come tbm), vamos parar de disseminar o ódio, essa sim é uma atitude de quem só está querendo fazer "o mal" e não o bem. Pessoas que não comem carne não estão fazendo nenhum mal pro mundo, muito pelo contrário!!! Parem de se odiar, gente.

      Excluir
    5. Hhahahahaah gente, que terrorista esse cara..
      Na boa, eu sou "carnívora", eu gosto de carne, mas também respeito muito quem não come, veganismo não é uma 'aberração' é uma escolha, um modo de vida. Essas pessoas escolheram o que acham melhor para elas e para o planeta, não ha nada de errado em querer fazer algo de bom pra melhorar a vida, como optar por não comer carne.
      As pessoas têm que parar de querer impor seu estilo de vida ou suas crenças aos outros, cada pessoa é diferente da outra, cada um esolhe o que é melhor pra você. Acho que ser vegetariano, tanto com o pensamento em prol dos animais, quanto em prol de uma vida saudável, muito louvável. Não vou parar de comer carne, pq eu gosto, e eu acho que faz bem pra mim, mas todos têm que parar de julgar quem não come (e quem come tbm), vamos parar de disseminar o ódio, essa sim é uma atitude de quem só está querendo fazer "o mal" e não o bem. Pessoas que não comem carne não estão fazendo nenhum mal pro mundo, muito pelo contrário!!! Parem de se odiar, gente.

      Excluir
    6. A imbecilidade dessa pessoa é tamanha que compara veganismo com anarquia e comunismo como se tivessem algo a ver entre si. Lixo é o que ele tem na cabeça quando se intromete em algo que não lhe diz respeito para proferir asneiras do naipe publicado. Idiota útil ao sistema que o escraviza. Mente alienada a serviço de quem a manipula. Massa de manobra do status vigente sempre disposta a defender os interesses daqueles a quem serve sem saber.

      Excluir
  19. SUPER INTERESSANTE O VIDEO. SEMPRE COMI SALSICHAS E ATÉ ACHAVA BOM, MAS PASSO MUITO BEM SEM COMER. TBM NUNCA PASSEI MAL, MAS OLHANDO O MUNDO DOENTE, ACREDITO Q SEJA POR TANTOS CONSERVANTES E OUTRAS COISAS NOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. TAÍ O CANCER FAZENDO VITIMAS E MAIS VITIMAS. INFELIZMENTE NAO É SO PELA ALIMENTAÇÃO. NOSSA AGUA TA DOENTE E NOSSO AR TBM. E HOJE EM DIA NAO PODEMOS CONFIAR NEM NAS FRUTAS E LEGUMES QUE COMEMOS. SE PENSARMOS ASSIM TEREMOS Q PASSAR A PLANTAR TUDO QUE PRECISAMOS PRA NOS ALIMENTAR OU COMER CAPIM. POIS SE TEM UMA COISA Q SEMPRE CRESCE VISTOSO E PRAGA NENHUMA QUER É O CAPIM. MAS É SEMPRE VER UM VIDEO ASSIM. VOU TENTAR ME REEDUCAR. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  20. Salsicha e linguiça sempre me deram nojo, aliás, toda a gordura da carne, o cheiro da gordura então nem se fala, acho que por isso virei vegetariana, e não estou nem aí para a opinião dos outros, não tenho problema nenhum de saúde, ao contrário desde que parei de comer carne isso a uns 15 anos, os enjoos, dores de cabeça e a gastrite que eu tinha constantemente sumiram, durmo melhor e tenho maior resistência ao fazer exercícios físicos. E estou começando a plantar o que quero comer sim, pq apesar de morar em SP, na capital, em apartamento, tenho janelas com as quais posso contar para plantar pelo menos alguma coisa para comer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falar de salsichas vegetariana enlatada e como fica o conservante que tambem é prejudicial a saude.. então fica dificil p. nos alimentar se tudo é com conservante ou veneno, frutas verduras legumes, até as aguas então pergunto sera melhor, viver de jenjum?? o que achammm....

      Excluir
  21. sou vegetariana há 9 anos e não me arrependo pq não preciso de certas coisas pra sobreviver.passo mt bem sem isso...tambem deviam pesquisar sobre os refrigerantes em geral que fazem mt mal tbem...

    ResponderExcluir
  22. É, realmente, um lixo estar a ler estes comentários ignorantes, tanto de quem come carne, como de quem não come.

    Em primeiro lugar, se não concordam com o vegetarianismo, não venham comentar por serem imbecis. Comentem caso tenham algo decente a acrescentar à conversa.

    Em segundo lugar, é uma pena sentir em alguns comentários de vegetarianos um certo censo de superioridade.

    NINGUÉM É MAIS QUE NINGUÉM! SEJAM ADULTOS EM RELAÇÃO AO ASSUNTO! PESQUISEM, INFORMEM-SE, PROCUREM SABER! NÃO É POR ESTE VÍDEO DIZER QUE É NOJENTO COMER SALSICHAS QUE VAMOS TODOS CONCORDAR.

    As legendas são sim, manipuladoras e pouco credíveis. Restos de pêlo na mistura não faz sentido porque não se desfazem, logo, estariam presentes no produto final. Porque é que não nos podemos limitar a mostrar as verdades e informar?

    Sou vegetariana mas sinceramente acho bem que quem come carne aproveite todos os componentes do animal. É bem melhor que se aproveite tudo do que só se comam as partes nobres. Isso faz com que se matem menos animais e se produza menos lixo. É melhor para o ambiente, é mais ético. Sim, ético.

    Não sou capaz de comer carne. Não porque me disseram que era nojento mas sim porque cheguei à conclusão, devido a pesquisas e estudo meu, que era melhor não o fazer. Por isso, tanto para quem come, como para quem não come: INFORMEM-SE, INSTRUAM-SE! PAREM DE DIZER MERDA E COMECEM A ACEITAR AS DIFERENÇAS!

    ResponderExcluir
  23. Só esqueceram de falar daquela 'capinha' vermelha da salsicha, tipica de embutidos... ela fica no minimo 3 dias pra ser digerida no nosso estômago. Tudo o que um câncer de estômago e câncer de colon e reto adoram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capinha vermelha é na verdade transparente e feita a partir de componentes vegetais.

      Excluir
  24. É serio que esses vegetarianos realmente reclamam de um processo produtivo que aproveita todas as partes do corpo do animal sacrificado pra alimentar a população?

    Acho a melhor atitude da indústria aproveitar a carne animal ao maximo, dando outra aparência e permitindo que seja consumida pela população em geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ninguem mais comesse isto não haveria esta industria, nem estes animais seriam sacrificados... as pessoas teriam mais saude, menos cancer... e este mundo se tornaria melhor... mas como as pessoas costumam pensar só em si mesmas e seu proprio bem estar...

      Excluir
    2. O aproveitamento máximo do animal abatido é um ato de respeito por ele. Aliás, respeito é algo que "ecochatos" e radicais vegetarianos deveriam aprender. Vou dar uma informação que vai incomodar: Somos predadores, temos presas, nossa visão é de um carnívoro (olhos de caçador, olhamos para frente para mirar a presa; nos herbívoros os olhos ficam nas laterais para detectar os predadores) e finalizando somos inteligentes devido termos trilhado o caminho do predador. Agora se vocês acreditam em fadas e afins, tudo bem, mas aprendam a ao menos uma virtude que é a tolerância.

      Excluir
    3. Tenho uma péssima noticia para os radicais vegetarianos. Somos predadores: temos presas, olhos de caçador (os olhos das presas são laterais) e inteligencia de predador. Se querem acreditar em fadas e afins, sem problemas é direito de crença de vocês. Mas que tal praticarem ao menos uma virtude que é a tolerância. Respeitem para serem respeitados. Quanto ao vídeo, não achei nada nojento, pelo contrario demostrou respeito ao animal abatido para a nossa nutrição, aproveitando ao máximo de sua carne. Quanto saboroso e nojento é bastante pessoal, por exemplo quinoa eu acho intragável, mas tem gente que adora. E daí?

      Excluir
    4. Fernando Dracon, honestamente, eu não entendo porque você veio parar nesse blog e criticar a dieta alheia exigindo RESPEITO! Não gosta daqui? Não vê, não lê, NÃO CRITICA! Alguém tá criticando você em algum site direcionado ao público que come carne? Procure o que lhe faz bem, viva e deixe os outros viverem também. Que tal? Que tal TER RESPEITO?

      Excluir
  25. ECA! Por que nos dão essas coisas nojentas pra comer?

    ResponderExcluir
  26. Sim, porque os processo dos cereais é muito melhor!
    Imaginem só a quantidade de insectos, terra e afins que vai para os moinhos. Sim, porque os cereais não são lavados antes de serem moidos!
    Não sejam fundamentalistas! Se forem ver qualquer processo industrial de produção de alimentos vão morrer saudáveis, de FOME!

    ResponderExcluir
  27. Tenho o maior respeito primeiramente pelos seres humanos, tanto vegetarianos quanto carnivoros. Não vejo, como disse uma pessoa acima vantagem nehuma em ser arrogante e humilhar as pessoas em ser um nem outro. Cada pessoa escolhe ser o que quer. Adoro receitinhas veganas, faço em casa o dia sem carne, procuro comer menos carne pq acho bom para o meu organismo, gosto muito de frutas, verduras, cereais,orgânicos e só lamento por algumas coisas serem caras em demasia. procuro o equilibrio em minha vida. É assim que penso que deve ser.Humanos respeitando humanos e assim vamos. Seria bom não amtarmos mais animais? seria, mas somos de natureza carnivora, impossivel, não mudaremos a humanidade, podemos sim, ensinar algumas coisas certas a ela. Impor nunca! Minha enteada é vegana e é com prazer que faço uma alimentação completamente vegana qdo ela e o filho vem a minha casa almoçar e como com prazer tbém. Mas nunca, de maneira nenhuma obrigo ou faço discurso sobre os prazeres da carne pra ela e nem ela faz discurso nenhum pra mim sobre sua alimentação. Somente me ensina algumas receitas e diz o qto foi bom pra ela mudar seu modo de comer. E assim seguimos nos respeitando. O mundo não vai mudar, a mudança começa em nós mesmos e na nossa experiência e generosidade com as outras pessoas, na nossa forma de conduzir as coisas e mostrar os diferentes efeitos de um caminho escolhido.Um gde abraço

    ResponderExcluir
  28. Sinceramente nojento.
    Mas enfim tem gente que sabe e come e não se importa.
    Na minha opinião, é furada achar que um dia todos serão vegetarianos. É como fumar e beber, todos sabem que faz mal, mas ainda assim consomem esses produtos.
    Acho que o mais importante é, ao invés de tentar incutir que as pessoas tem por que tem que ser vegetarianas, deveriam brigar para tornar a criação de animais assim como seu abate mais humano. Pois assim como tem gente que se importa em não comer carne, por razões religiosas, filosóficas ou por sabor mesmo, tem gente que gosta! E isso não vai mudar, ficar reclamando dizendo "mas se deixassem de comer isso não ia mais acontecer" é realmente utopia. Concordo que seria legal se todos fossem vegetarianos, ma o mundo não é assim! Lutar por melhores condições desses animais também é se importar com eles. Eles não morrem por divertimento sádico dos outros, como nas touradas. É para alimentação e justamente por isso ser um fator tão crucial na existência de qualquer ser, que isso não irá mudar. Pessoas carnívoras sempre existiram. Mas não existe razão no universo para que esses animais tenham sua vida judiada e uma morte tenebrosa.
    O tempo de vida que eles têm na fazenda deve ser de forma respeitosa e suas mortes deveriam ser de forma tranquila, como todos desejam para si mesmos.
    Bom... é isso que penso.

    ResponderExcluir
  29. É muito bom que esta informação chegue a estes ignorantes que comem esta coisa nojenta, disfarçada de alimento rápido.

    ResponderExcluir
  30. Não sou vegetariano, mas tenho uma grande simpatia.Porém achei o vídeo muito tendencioso. Acho até engraçado as pessoas se surpreenderem. Ou alguém achava que eles faziam salsicha com alcatra? Claro que os conservantes e corantes não são nada saldáveis, mas se formos comparar as carnes, qual o problema de se comer fígado? Ou bochechas? Se comparar o fígado com uma carne de primeira, o fígado tem mais ferro e cálcio.
    Não estou defendendo os embutidos,mas eles só são pior que um churrasco pelos produtos químicos adicionados, não pelo tipo de carne. Até porque seria um desperdício imenso descartar isso tudo por simples nojo. Ou alguém aqui acha que cérebro faz mais mal que picanha? Se pesquisarem ve

    ResponderExcluir
  31. É triste ver tanto comentário bobo dos dois lados. Creio que comer ou não comer, o que comer, é uma opção íntima, processo individual, ninguém tem nada com a decisão. Vegetarianos não são superiores, nem carnívoros, são opções, estilos de vida. Mas também não consigo entender como alguém vem para um blog chamado "Cantinho vegetariano" para criticar a dieta vegetariana, quando o lógico seria procurar o que o(a) faz feliz e satisfeito(a). Li várias críticas aos vegetarianos e um pediu RESPEITO! Ora, ele entra em um site sobre vegetarianismo, critica a dieta alheia e pede respeito. Vamos achar um equilíbrio? DE FATO respeitar?

    ResponderExcluir
  32. Perfeito Karoline... Exatamente o que eu penso... Eu já fui onívora... Já comi muuuuuita carne, já gostei... Já comi vísceras... Salsichas, linguiças, mortadelas... Hoje não como porque não acho que os animais existam pra me satisfazer... Não critico e não entendo que algumas pessoas se sintam superiores por irem ao supermercado e pegarem uma "bandejinha" com um pedaço de carne dentro porque CARNÍVORO é o ser que caça, que corre atrás, mata e come cru... enquanto sangra... o que vai lá e pega pronto, picado e congelado não é carnívoro... nem de longe... Mas eu respeito... e sinto pena...

    ResponderExcluir
  33. Acho que apenas mostrar o processo já seria suficiente para quem estar assistindo entender por si só. Mas não precisa usar linguagem pejorativa, tentando influenciar a consciência das pessoas. Vamos deixar que as pessoas decidam.. ninguém é criança!

    Mas de fato, não vale a pena comer isso!

    ResponderExcluir
  34. adoro salsicha, nem por causa disso deixarei de comer!!!! hummm, so em falar me deu ate fome.

    ResponderExcluir
  35. Tudo natureba....Duvido que alguem nunca comeu um hot-dog num estadio de futebol....
    Frescura...é só saber a procedência de uma boa marca...Quem não adora um salsichão tipicamente alemão??? Se for levar por este lado, até nas verduras você pode encontrar objetos estranhos..

    ResponderExcluir
  36. Interessante o vídeo porém também apresenta informações muito controversas.
    Sou formado em gastronomia e o que falo pode ser pesquisado.
    Em respeito a qualidade das carnes bochecha de porco e cérebro são dois ingredientes com os quais são feitos produtos de grande prestígio da culinária italiana, guanciale uma espécie de bacon feita com as bochechas, e risotto alla milanese que é tradicionalmente feito com miolos de vaca ou porco, sendo um produto muito saudável com uma grande concentração de lipídios insaturados. EU NÃO COMO SALSICHA MAS NÃO DEIXO DE COMER ISSO.
    E quanto ao corante de besouro, ainda bem que os corantes químicos e cancerígenos foram substituídos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo chef,

      Nao agradeca que corantes quimicos e cancerigenos foram substituidos por cochonilhas, quando poderia ter sido substituido por suco de beterrabas cruas, ja que a cor eh a mesma. Usando beterrabas como corante, ninguem sai machucado e eh muito mais saudavel, ja que a beterraba eh rica em ferro ajudaria a diminuir casos de anemia tambem.

      Abracos

      Excluir
  37. a minha maior razão de ser vegetariana é sim como os animais são trados antes de serem mortos e comercializados ou seja e eles são muitas vezes espancadas covardemente nme toda as empresas fazem isto mais como vou saber mesmo se há fiscais lá ou eles são burlados ou comprados e não há fiscais pra tantas emprezas

    ResponderExcluir
  38. Aqui muito se fala em respeitar as escolhas das pessoas.
    Mas qual será a escolha (óbvia) dos animais ?
    É A ESCOLHA DELES QUE REALMENTE IMPORTA!!!

    ResponderExcluir
  39. EU PARTICULARMENTE ADORO EMBUTIDOS, E SEI COMO É FEITO, E ACHO MUITO BOM APROVEITAR TODAS AS PARTES DO ANIMAL QUE NORMALMENTE SE JOGARIA FORA, É CERTAMENTE UMA ÓTIMA SOLUÇÃO, PARA MATAR A FOME MUNDIAL, E QUEM ACHA NOJENTO É PORQUE CERTAMENTE NUNCA PASSOU FOME NA VIDA; OU ATÉ MESMO QUANDO PEQUENO, QUE QUIZ COMER ISSO OU AQUILO, COM CERTEZA A MAMÃE DEU, SATISFAZENDO ASSIM A SUA BARRIGUINHA.
    ACHO QUE TEM QUE SE APROVEITAR DE TUDO DO ANIMAL E NÃO SE JOGAR NADA FORA, PORQUE É TUDO PRECONCEITO, POIS É TUDO CARNE, SÓ MUDA A PARTE DO ANIMAL QUE FOI RETIRADA. ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  40. Concordo com o comentário acima, eu sou contra a violência animal, tanto que não mato nem insetos, quanto ao número:
    112,359 galinhas
    1,633 perus
    5,418 patos
    3,075 suínos
    702 bovinos
    1,216 ovinos
    2,536 coelhos

    Me responda quantos animais foram mortos por outros animais? Se Deus nos fez assim, quem sou eu para contrariar? Desde que seja para comermos, não vejo problemas!!!

    ResponderExcluir
  41. Eu não sou vegetariana, mas não ligo mto pra carne, então gosto de ficar olhando as receitas daqui pra fazer em ksa e variar o cardápio.
    Mas hot dog eu gosto muito... eu sempre soube que salsicha era resto... eu não achei nada nojento este vídeo, muito pelo contrário, me deu até alívio, pq eu imaginava coisa muito pior.

    Não é o cérebro, as vísceras, resto de osso que dá nojo não.
    Isso é parte do corpo do bicho ora. (Não entendo o raciocínio de uma pessoa que come coração de galinha e tem nojo de cérebro de boi. O.o)
    Pra mim, comer bicho é comer bicho, seja o olho dele ou o intestino.

    Eu não sou muito fã de carne pq acho ela TODA nojenta. Eu como um pedacinho aqui outro ali. Morro de nojo de frango, praticamente não como frango, ateh me arrepia.
    (Mas eu amo carne de panela, uma exceção.)

    Mas enfim, pra mim o ruim da salsicha é o sal, o corante, essas coisas todas que detonam com a saúde.

    ResponderExcluir
  42. O problema não é sentir nojo, é ver o que eles fazem com animais, de aproveitar até a última parte deles, para lucrarem e continuarem com a corrupção dessas empresas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitar até a última parte é algo bom sim. Mais animais morreriam se essas partes não fossem aproveitadas. A segunda parte é o grande câncer brasileiro. Se o empresario corrompe os órgãos de fiscalização, aí (infelizmente) já não é um problema exclusivo na produção de salsicha.

      Excluir
  43. Olha só: se os vegetaianos soubessem a quantidade de veneno que ingerem, comeriam salsicha. Há muito tempo sei do que é feita, nem por isso não como. Tomates e morangos têm tanto veneno para que sejam produzidos fora de época! Enfim, salsichas e carnes são tão nojentos quanto vegetais envenenados. A não ser que a pessoa tenha total controle da terra em que planta para comer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Producao organica, ja ouviu falar? :) De uma pesquisada no tio google.

      Excluir
    2. Liana, infelizmente, produtos orgânicos ainda são muito caros e, portanto, inacessiveis para a grande maioria das pessoas. É uma pena, pois seria de fato uma saída formidável. No entanto, há outro problema que se observa na produção dos orgânicos: é limitada, não apresenta o mesmo rendimento da produção tradicional, e... bem.. temos que alimentar mais de 7 bilhões de almas encarnadas neste mundo, né? Não sou vegana, consumo carne, mas com muita moderação, pq sempre achei que o colesterol é a vingança suprema do bicho que matamos para comer!

      Excluir
  44. Eu não tenho nada contra vegetarianismo ou qualquer derivação. Mas sempre que entro em algum blog ou coisa do tipo, vejo discussões e argumentações típicas de fanáticos políticos, religiosos e etc.
    Imagino que muitos espíritos de porco apareçam por aqui só pra encher o saco ou xingar, mas mesmos os comentários mais educados e argumentativos recebem patadas só pelo fato de discordar ou questionar algum argumento. São praticamente taxados de assassinos sem coração e etc. Entendo que a maioria dos que se tornaram vegetarianos o fizeram por uma causa nobre, preocupando-se com a vida de terceiros. Mas isso absolutamente não te dá direito nenhum de se achar superior, "mais certo" ou qualquer coisa do tipo. Claro que não são todos, existe quem responde a altura, sem precisar de baixaria.
    Outro tipo de comentário é: "oq vc está fazendo aqui se não é vegetariano?". Então vegetarianismo é algo que não pode ser questionado, criticado ? E outra, se alguém interessado no vegetarianismo vem perguntar algo sobre e recebe uma resposta dessa, o cara desiste na hora. Essa é a proposta desses blogs ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai amigo, perdi a vontade só de ler uma resposta acima ou abaixo, acho que se o cara estivesse diante dela, ela teria avançado pra cima dele e arrancaria lhe os olhos e...

      Excluir
  45. Vamos nos alimentar melhor!? essa é a minha proposta....

    ResponderExcluir
  46. Não vi nada de errado ou nojento no vídeo, vi sim uma indústria avançada usando ingredientes de qualidade e seguindo rígidos padrões de produção e controle de qualidade só espero que as marcas brasileiras sigam o mesmo padrão

    ResponderExcluir
  47. Não vi nada de errado ou nojento no vídeo, vi sim uma indústria altamente avançada usando ingredientes selecionados e de qualidade e seguindo um rigoroso controle de qualidade só espero que as marcas brasileiras sigam o mesmo padrão. Realmente é errado querer fazer alarde de como algo é feito exagerando os fatos para converter mais pessoas para a sua causa através da desinformação isso acaba sendo um imenso disserviço a nobre causa do vegetarianismo.

    ResponderExcluir
  48. Realmente é tudo nojento - minha opção nunca foi salsicha até o nome nos repele. uih

    ResponderExcluir
  49. teoria da conspiração vegetariana, zzzzzz

    e quem disse q as legendas desse video são verdadeiras??
    onde esta escrito que são utilizados restos de animais??
    não é feito dessa maneira, que eu saiba as salsichas hot dogs, são feitas com 3 tipos de carnes diferentes e selecionadas, realmente possuem condimentos e corantes e em alguns casos ate amido de milho, contudo utilizar de falacias sem ter como comprovar é uma afirmação muito seria, antes de quem esteja assistindo esse video se torne alienado por uma falsa visão de como o processo é feito, pesquise antes e não aceite tudo o que vc ve na internet.

    ResponderExcluir
  50. Fantástico! adorei saber como se fazem salsichas! Super higiênico e limpinho, o mais legal é que aproveitam as partes dos animais que não são usados para outras coisas...assim, não temos desperdício de proteína e gordura...na real, não estou discutindo saúde, porque batata frita é uma delícia, mas é péssima para a saúde. Parabéns pela postagem do vídeo, deveriam divulgar mais para as pessoas verem como se aproveitam os restos de animais...afinal, não vejo diferença entre comer víscera e músculo, matou o bicho do mesmo jeito, assim como matamos a batata ao arrancar suas raízes e reservas de alimentos. Abraços.

    ResponderExcluir
  51. Eu já sabia disso mesmo sem ter conhecimento do video. Não importa a empresa ou marca que fazem salsicha. É tudo farinha do mesmo saco, só colocam alguma coisinha ou outra pra dar um gostinho diferente.

    ResponderExcluir
  52. Vii o vídeo...mas sinceramente, vou continuar comendo. Nem tudo que eles disseram é verdade, pois algumas partes do corpo dos animais não podem ser consumidas pelo homem aqui no Brasil...e ainda assim é nojento, mas é gostoso. É quase a mesma coisa que eu parar de comer pra não defecar...

    ResponderExcluir
  53. Respeito as opiniões, mas minha pergunta não foi respondida...eu gostaria de vitar mas vezes e até esperimentar algumas receita.. mas não entendi porque ficou em branco...

    ResponderExcluir
  54. Por amor de Deus. Tudo que seja vegetal faz muito bem mas por amor deus muita coisa que a carne ou peixe contêm não se encontra nos vegetais. Dizem que têm amor aos animais por serem seres vivos mas também já pararam para pensar que os vegetais também o são? Só porque são seres vivos que não têm nada a ver com os seres vivos ditos comuns como vaca, ovelha, etc. Pensem um bocado. Ninguém diz que ser vegetariano faça mal mas uma alimentação equilibrada contendo vegetais, peixe e carne é muito melhor do que comer só vegetais. Muitos dos vegetarianos que conheço são tão ignorantes que até mete dó. Isto do vegetariano virou modinha em todo o mundo e acho estúpido uma pessoa excluir um peixe ou um bom bife ou produto derivado dos animais como leite por exemplo que faz tão bem e é tão necessário para a nossa alimentação. Mas ponto é a minha opinião e já sei que os vegetarianos já vêm com os prós de ser vegetariano e que ser vegetariano é a melhor coisa do mundo e que não tem consequencias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourenço Martins vá professorar suas sandices para sua turma. Aqui é lugar de vegetarianos então caia fora! Comparar animais com vegetais é de uma estultícia ímpar! Poupe-nos de suas baboseiras. Estudar e pesquisar antes de lançar seus dejetos mentais aos quatro ventos é altamente recomendável.

      Excluir
    2. Nossa, é assim que vocês tratam as pessoas porque elas não pensam igual a vocês? To indo também, Deus me livre... Não será dessa maneira que convencerão as pessoas que não se deve comer os bichos.

      Excluir
  55. tenho muita vontade de mudar minha maneira de alimentar, pois fui criada numa cultura onde se pode comer de tudo. o problema é q tudo q é orgânico é muito caro. deveria ser mais barato para q todo mundo tivesse uma alimentação saudavel.

    ResponderExcluir
  56. ja sabia disso mas revendo o video me deu agonia e nojo!

    ResponderExcluir
  57. Existe uma salsicha vegan de uma empresa chamada Vegusto, eh a melhor salsicha vegan que eu ja comi que tem exatamente o mesmo gosto da salsicha feita com partes animais. Nao sei se vende no Brasil, mas se um dia tiverem oportunidade de provar, provem. A que eu gosto mais eh a "Farmhouse-style", eu ja fiz o teste e ofereci essa salsicha vegan pra um carnivoro, que nao notou que era vegan, de tao bom que eh o trem :)

    ResponderExcluir
  58. Pena que a vegetal custa muito caro, alias o mundo vegetariano está meio sem noção ou fiscaliza das cobranças exorbitantes dos produtos.

    ResponderExcluir
  59. Normal cara... Para quem é vegano até entendo o nojo, mas quem não é... Acho super normal a forma que é feita a salsicha... Fui criado com a cultura de um povo que come tripa de porco, carne de vários meses fora da geladeira e secada ao sol, estômago de carneiro... Ué, a única coisa que não achei boa na salsicha foi a questão da quantidade de gordura adicionada nela, conservantes e a absurda quantidade de sódio, pq o resto, é carne, cartilagem ou raspa de osso, tudo isso o organismo absorve e agradece...

    ResponderExcluir
  60. Nojo eu não senti não, já vi coisas piores vida afora. Hoje em dia eu evito comer carnes, sei que serei vegetariana daqui algum tempo. Porém eu não me arrependo do meu passado, pois isso não mudará o destino dos animais que comi. Concordo, é preciso parar com a matança, pois podemos viver sem comer os animais.

    ResponderExcluir
  61. Poxa, acabei de jantar salsicha!!! Poxa, do que vou me alimentar?Quase tudo não presta! Não quero ser vegetariana! Rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  62. Estou aqui para corroborar essas informações, e lembrar que a mortadela é pior ainda. Trabalhei em frigorífico por um período de 60 dias. INSUPORTÁVEL.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...