Inédito no mundo: McDonald's sai da Bolívia devido ao desinteresse do público

Todos os esforços desenvolvidos pela cadeia McDonald's para inserir-se no mercado boliviano foram infrutíferas. De nada valeu preparar o molho Ilajwa, favorito do altiplano, nem apresentar os melhores conjuntos locais ao vivo.

Após 14 anos de presença no país e apesar de todas as campanhas feitas e por fazer, a cadeia se viu obrigada a fechar os oito restaurantes que mantinha abertos nas três principais cidades do país: La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra.

Trata-se do primeiro país latino-americano que ficará sem McDonald's e o primeiro país no mundo onde a empresa fecha por ter seus números no vermelho por mais de uma década.

O impacto para os chefes de marketing tem sido de tal força que foi gravado um documentário sob o título "Por que McDonald's quebrou na Bolívia” (assista ao vídeo em espanhol), onde tentam explicar de algum modo as razões que levaram os bolivianos a continuar preferindo as empanadas, ao invés dos hambúrgueres.

Rechaço cultural

O documentário inclui reportagens com cozinheiros, sociólogos, nutricionistas, educadores, historiadores... Todos coincidem que o rechaço não é aos hambúrgueres, nem ao sabor; o rechaço está na mentalidade dos bolivianos. Tudo indica que, literalmente, o "fast-food” é a antítese da concepção que um boliviano tem de como se deve preparar uma comida.

Na Bolívia, para ser boa, além de gosto, a comida requer esmero, higiene e muito tempo de preparação. Assim é como um consumidor avalia a qualidade do que leva ao estômago: também avalia o tempo entre a preparação e o consumo de qualquer alimento.

A comida rápida não é para essa gente, concluíram os norte-americanos.

Fonte

Notícias relacionadas:

» McDonald's envolvida em escândalo de tortura de animais
» McDonald's irrita-se com campanha pró-vegetarianismo feita por especialistas em medicina
» Paul McCartney furioso com o McDonald's

11 comentários:

  1. Adorei essa notícia! Até ri, heheheh...
    Os bolivianos subiram muito na minha consideração: parabéns para ele! Fiquei com uma vontade enorme de conhecer o pais, e esse povo com tão bom gosto!

    Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  2. Os bolivianos mostraram ter personalidade... tiro o chapéu... não aceitaram o junk-food do Tio Sam com todo o marketing pesado da rede... aqui no Brasil a lavagem cerebral é tão profunda que os miseráveis brasileiros gastam o bolsa - família nos restaurantes com lanches minúsculos, sem valor nutricional e com um preço de quebrar a bancada... fora as outras razões que transformam o Mc Donald´s em uma empresa repulsiva...
    Parabéns aos bolivianos... quem sabe um dia não aconteça o mesmo aqui no Brasil

    ResponderExcluir
  3. É engraçado que as pessoas que criticam o Mc Donald's. São as mesmas pessoas que frequentam a rede todos os dias e em dias de natal e ano novo, ficam esperando o restaurante abrir, ao invés de aproveitarem a ceia feito dentro de casa.
    É errado julgar uma empresa pelo o que não se conhece. Mc Donald's, não é a única empresa no planeta que vende sanduíches e nem será a última. Exitem por aí, Bob's, Burguer King e afins.. tá na hora de acabar com essa generalização toda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade,mas coma um bob´s e depois um mclanche e veja a diferença,todos não prestam,mas o mac faz lavagem nas nossas crianas com o tal do mac lanche feliz que é horrivel,tem gosto de papelão e o preço nossa absurdo!!!!!!a muito expliquei a meus filhos,que alimentação é uma coisa,brinquedo é outra.

      Excluir
    2. Desisti de ir no Mac Donnald's de Campo Grande-MS, por conseguir ver (a cozinha deles pode ser vista por quem está na fila do caixa) que os manipuladores do lanche não usam nem luva nem máscara de proteção...Os sem-higiene,pegam o alface e abrem o pão de hamburguer sem luvas nas mãos, colocando os ingredientes dentro sem assepsia...Ainda dão uma 'amassadinha' no pão, quando montado o sanduba, p/ deixar 'no ponto'!
      Uma vergonha que será por mim denunciada à Fiscalização da Saúde Pública daqui!

      Excluir
  4. isso é piada né?
    "Na Bolívia, para ser boa, além de gosto, a comida requer esmero, higiene e muito tempo de preparação.? "
    Deus do céu só quem andou pelas ruas e viu as condições que as pessoas se alimentam nessas cidades sabe que isso não existe na bolívia.
    Uma grande ironia esse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conta pra gente como é, edson

      Excluir
    2. Pô, tenho que concordar com o Edson. A Bolívia, como todo país, pode ter sua culinária particular.

      Mas na minha humilde opinião, O padrão "McD" perdeu foi para o preço das "Salchipapas" (basicamente salsichas de hot dog e batatas fritas juntas no mesmo óleo - normalmente velho), que devem ser o alicerce da instituição boliviana da comida de rua.

      Excluir
  5. Boliviano tem raizes ,nunca fui ao Mac Donald s , e nem sei o gosto de um mac lanche, mas sei o gosto de um pirão do mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana MESMO! Interessante a força da cultura boliviana.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...