Já não somos mais tão inocentes

Já não somos mais tão inocentes
Tivemos a oportunidade de assistir a documentários que nos mostraram os horrores infligidos aos animais de todas as espécies, na sua exploração pelo homem. Já não somos mais tão inocentes. Se realmente não concordamos com isso, o que ainda esperamos para assumir uma postura ética perante a vida?

Muitos de nós repetimos um conhecido pensamento de Leonardo da Vinci pronunciado há séculos: “Chegará o dia em que os homens conhecerão a alma dos animais e, nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”.

Esse dia somos nós que fazemos. Ele chegou, e é agora.

É tempo de darmos um BASTA na exploração animal. Pelo menos na exploração que nós próprios sustentamos quando concordamos em comer pedaços de seus cadáveres, quando concordamos em apoiar rodeios, circos, zoológicos, rinhas, parques aquáticos, quando compramos animais, domésticos ou silvestres, quando compramos artigos de couro ou pele ”natural”, quando desrespeitamos os direitos de nosso animal de estimação. As formas de explorar parecem infinitas, tantas são.

O básico já sabemos: os maus-tratos existem, os animais estão sendo massacrados, utilizados como objetos de consumo. Consideramos isso injusto, antiético, imoral? Então vamos fazer a diferença de uma vez. Ser vegetariano ou vegan é um requisito básico, mas é necessário ir além. É necessário trabalhar para reverter essa situação inaceitável.

O sentimento de justa indignação pode servir de impulso para provocar mudanças em cada um de nós e ao nosso redor. Impulso para não mais aceitarmos aquilo de que nosso coração discorda.

Além de não explorar e nem apoiar a exploração, podemos utilizar nossos dons naturais para trabalho justo e sem crueldade.

Os produtos éticos são cada vez mais procurados.

Calçados confeccionados em couro sintético; cosméticos sem testes ou ingredientes animais; restaurantes e lanchonetes vegan; circos sem animais, advogar pela causa animal; colaborar com ong´s que defendem os animais;ser ativista ativo, sozinho ou em grupo, ou o que mais a nossa criatividade alcançar.

É necessário marcar posição, comprometer-se internamente, ser referência.

Quando escolhemos atitudes éticas inspiramos aqueles que ainda não tiveram decisão para se posicionar.

Sem tomar posição, vamos ficar assistindo e admirando outros fazerem, sem levar a sério a dor dos animais e o quanto eles clamam por nossa ajuda. Você sabe o que pode fazer por eles. Por que não começar já?

Fonte

Assista:

» A Carne é Fraca
» Terráqueos
» Palestra: Gary Yourofsky fala sobre veganismo

8 comentários:

  1. Já não cabe mais a acomodação, o fingir que não vê, que não sabia, as informações, imagens, estão à disposição, estão explícitas, verdades nuas e cruas não são mais segredos. A cada dia vemos cenas mais chocantes, ficamos sabendo dos horrores e dos abusos e absurdos, e fica mais e mais impraticável simplesmente virar as costas.

    Depende de nós parar, mostrar nossa indignação, deixar de usar e consumir produtos e marcas, mudar a nossa postura, respeitar e dar voz aos animais. CHEGA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,uma verdade que nos choca.
      Se derrubarmos a hipocrisia latente em uma maioria humana então meio caminho completamos.

      Excluir
  2. Concordo com tudo, tudo que você diz, a não ser que é necessário ser vegan ou vegetariano. Desde que o homem é homem ele mata outros animais para comer, respeito quem não queira fazer isso mas não posso culpar os que comem carne, desde que essa carne venha de animais bem cuidados, que tenham condições de vida dignas e sejam abatidos sem sofrimento. Sou contra a tortura animal imposta aos animais criados em cativeiro, sou contra a morte que cause sofrimento aos animais. Fico feliz quando vejo que a consciencia a respeito dos direitos dos animais está aumentando. Um abraço, Anamaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gostaria de concordar com vc, mas infelizmente nao há morte sem sofrimento, pelo menos nao nos abatedouros! Um animal criado para ser alimento, por mais bem cuidado que seja, e isto já é um avanco, sabe que vai morrer e nao há nada mais impiedoso do que isto.
      Aqueles que gostariam de um mundo onde houvesse mais dignidade para todos, mas continuam comendo carne sao os que nao querem sair da zona de conforto, pois mudar sempre requer um esforco. E mudar a dieta por um mundo melhor nao foge a regra.
      Os animais nao estao aqui para servir ao homem, com morte digna ou nao, nao interessa. Eles tem o direito que a vida deles acabe quando for para ser e nao quando nós decidimos.
      Sugiro que assista Terraqueos, a carne é fraca entre outros...

      Excluir
    2. Bem comentado e com inteligência Laura.
      Não é possível haver desculpas ou tolerância.
      Quando o humano primitivo começava a compreender sua participação entre os seres vivos ele pensava de uma forma,A SOBREVIVÊNCIA da espécie,o que não se aplica aos dias atuais.
      Estes dias requer o conhecimento do interior humano,se auto-conhecer.
      Apontamos os delitos la fora e cometemos igual ca dentro,O PARADOXO HUMANO ou O ÓBVIO ULULANTE.
      Quer dizer,SABER SABEMOS MAS,NÃO PODEMOS SAIR DESTA BOA VIDA HUMANA,SÓ HUMANA.

      Excluir
  3. Animais bem cuidados?morte sem sofrimento?já visse algum abate sem um animal angustiado??sem ver o medo nos olhos do que ha por vir??viver uma vida horrivel escravizado pode entao...Desde que o homem é home ele mata pra comer...nós evoluímos sabia??nao cagamos mais no mato e já nos depilamos...Pelo amor de Deus...sem essa....melhor ficar calada...

    ResponderExcluir
  4. A mensagem do artigo é objetiva! Parabéns pela postura e comportamento frente aos acontecimentos. O assunto me remete a um fato indecoroso protagonizado por um famoso cozinheiro que além de matar animais, com requintes de extrema crueldade, ainda os expõe em sua casa como troféus dessa barbárie.


    Do site Cantinho Vegetariano, gostaria de saber "Por que não há qualquer comentário, crítica ou alusão à reportagem sobre A Casa Selvagem de Alex Atala, publicada na revista CASA VOGUE, em 5.OUT.2011, seção Interiores? É uma das mais asquerosas e estúpidas reportagens sobre a crueldade com animais.

    Infelizmente, não posso enviar link, mas basta digitar o título da reportagem no Google e aparecerá a indecorosa matéria. Já havia encaminhado um comentário indignado para Catinho Vegetariano e nada foi publicado sobre esse crime - legal, segundo o cozinheiro; imoral e aético, nos dias atuais, por um pequeno universo de pessoas que buscam uma vida melhor para os animais, como nós.

    Continuo aguardando um posicionamento deste site, que, até agora, merece máxima consideração e respeito. O hobby do cozinheiro merece discussão? Ou não?

    Jorge Carrero - Administrador

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...