Renda-se aos benefícios do arroz integral

Renda-se aos benefícios do arroz integral
Se você não consegue deixar o arroz branco de lado e optar pelo integral, é hora de pensar em sua saúde. Uma pesquisa realizada na Universidade Tufts, nos Estados Unidos, revelou que o alimento é um grande aliado para controlar a diabetes e reduzir a gordura abdominal.

Os pesquisadores analisaram a nutrição de 2.800 participantes. Aqueles que consumiam pelo menos três porções do cereal e não abusavam dos refinados apresentavam até 10% menos gordura visceral, aquela que se deposita além da barriga e recobre alguns órgãos.

Assim, o primeiro efeito notado é a diminuição das medidas do abdômen. Indo além, é possível notar benefícios no coração, pois quanto menos células de gordura, menor o risco de inflamação nas artérias.

E os benefícios não param por aí. Por seu alto teor de fibras, o arroz integral deixa a digestão mais lenta, fazendo com que o açúcar que vem dos alimentos seja absorvido lentamente. Resultado: como a insulina fica sob controle, o alimento regula a diabetes e ainda reduz a gordura abdominal, já que ela é o hormônio responsável por inflar as células dos pneuzinhos.

A pesquisa revelou ainda mais uma vantagem para a lista: o cereal reduz a probabilidade de aparecimento de tumores.

Mas o que ele tem de especial?

A principal diferença entre o arroz branco e o integral está na casca. É ela a fonte de todos os nutrientes que fazem a diferença na alimentação, entre eles proteínas, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do Complexo B.

O teor de fibras é o diferencial desse tipo de arroz em relação aos demais. Isso porque quanto maior o seu valor, menor a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Consequentemente, menos gordura vai se depositar em seu abdômen. E elas ainda combatem a constipação intestinal, quando ingeridas regularmente.

O alimento também é bom para combater a queda de cabelo, para a pele e unhas, pois ele contém metionina, um aminoácido essencial.

A presença da vitamina B1 protege o sistema nervoso e os outros nutrientes do arroz integral trazem benefícios como a melhora do metabolismo da contração muscular (ótima para atletas).

Menos arroz no prato do brasileiro

Porém, mesmo com a comprovação de todas essas vantagens, o arroz (independente do tipo) está cada dia mais ausente do prato do brasileiro. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que seu consumo hoje é 40% menor que no início dos anos 2000.

Na verdade, essa tendência deve ser revertida rapidamente. Pesquisadores do governo americano afirmam que quem come o alimento regularmente tem menor propensão a engordar, 34% menos probabilidade de hipertensão e 27% menos de risco de aumentar a circunferência abdominal (um dos fatores que auxiliam a ocorrência de doenças cardiovasculares).

É claro que tudo aquilo que é ingerido em excesso faz mal. Por isso, aproveite os benefícios do arroz integral consumindo até 90 gramas ou 4 colheres de sopa por dia. Sua saúde agradece.

Fonte - Por Lediane Filus

Artigo relacionado:

» Por que o arroz integral é a melhor escolha?

2 comentários:

  1. Eu já estava mesmo pensando em trocar, depois deste artigo percebi que só terei benefícios.
    Obrigada pel dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Patrícia... Sempre que possível, devemos dar preferência aos alimentos integrais. Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...