Saiba por que tantas celebridades optam pelo vegetarianismo

Conheça vantagens da dieta para sua saúde e para o meio ambiente e confira quem são os famosos vegetarianos

Saiba por que tantas celebridades optam pelo vegetarianismo
Celebridades que escolhem um estilo de vida que envolve a causa ou apenas a dieta vegetariana ainda são vistas como excêntricas, mas há diversas vantagens em adotar uma alimentação sem carne. A nutricionista clínica especialista em nutrição vegetariana, Ana Ceregatti, explicou algumas dessas vantagens. A partir disso, elaboramos uma lista com cinco motivos bacanas caso você queira seguir o exemplo de gente como Fernanda Lima, Paul McCartney e Richard Gere e mudar o seu estilo de vida.

Ana esclareceu a questão da anemia, que costuma preocupar quem pensa em ser vegetariano: “Fazendo as combinações corretas de vegetais, você consegue suprir os níveis de proteína e ferro necessários”. Ela complementou dizendo que a única vitamina proveniente exclusivamente de fonte animal é a B12, importante para a formação das células do sangue (que carregam oxigênio pelo organismo) e para o sistema nervoso. Contudo a nutricionista observou que mesmo pessoas sem restrições alimentares podem ter problema de assimilação dessa vitamina. Quando alguém opta por uma dieta vegetariana, conta, avalia-se o estoque de B12, pois a pessoa pode já ter deficiência. “Monitoramos uma vez por ano pra ver a velocidade de queda no índice ou, se necessário, de imediato fazemos uma suplementação mínima pra manter esse estoque”, explica a especialista.

1. Vida mais saudável
Vegetarianos são comprovadamente pessoas que adotam estilos de vida mais regrados, segundo a nutricionista Ana Ceregatti. Há índices maiores de prática de exercício físico, menor número de fumantes e, por conta das restrições alimentares, a dieta já é naturalmente mais balanceada.

2. Corpo mais bonito
Vegetarianos que seguem uma dieta têm menor Índice de Massa Corpórea menor, diz a nutricionista. Ou seja, são mais magros. E o emagrecimento não é bom apenas por questões estéticas. Com menos peso, há menos chance de o indivíduo sofrer com doenças ligadas à obesidade como diabetes, colesterol alto, diabetes e hipertensão.

3. Funcionalidade do corpo
“O intestino funciona absurdamente melhor”, afirma a nutricionista. Com mais fibras entrando no corpo e sem a carne – alimento de difícil digestão -, o funcionamento do sistema digestivo melhora, diminuindo esse problema. Há também estudos que mostram a diminuição de casos de problemas renais, pedra na vesícula e, inclusive, câncer no intestino.

4. Como verde, sou mais verde
Se menos pessoas no mundo consumissem carne vermelha, os rebanhos de gado seriam menores e, consequentemente, a sua contribuição na emissão de gases nocivos à camada de ozônio também seria reduzida.

5. A causa
Há muitas regras para a criação de animais para abate, mas também há quem diga que nem essa forma exime o sujeito que come carne de estar contribuindo para assassinatos em massa. O segundo álbum da banda The Smiths, por exemplo, se chama Meat is Murder (“Carne é Assassinato”) e há outros grandes artistas que já falaram sobre a causa em suas músicas. Você concordando ou não, sendo vegetariano, não corre o risco de contribuir para a morte de animais seja da forma que for.

A viúva de John Lennon, Yoko Ono, já promoveu eventos pró-vegetarianismo
com o antigo desafeto Paul McCartney
Richard Gere segue a religião budista e, por isso, não come carne
Chrissie Hynde é líder da banda The Pretenders e já fez reuniões no Brasil com o
Greenpeace para falar sobre a pecuária no País
Apesar da pinta de junkie, o ator e comediante Russell Brand é vegetariano
Anne Hathaway manteve sua dieta vegetariana na visita ao Brasil
em 2011 para divulgar o filme Rio
Penélope Cruz apareceu na lista das vegetarianas mais sexies do mundo
O rei do pop também era vegetariano
Alicia Silverstone já fez até um ensaio sensual pela causa
Tobey Maguire, além de não comer carne, baniu objetos de couro de sua casa
O vocalista do Coldplay já foi eleito o vegetariano mais sexy do mundo
A atriz Natalie Portman é vegetariana e está atualmente trabalhando
em um documentário sobre a causa
Também vegetariana, a ex-Spice Girls Victoria Beckham é conhecida
pelo estilo apurado de se vestir e pela boa forma
O músico e produtor Moby é defensor da causa vegetariana
A protagonista da série True Blood também figura nas listas
de vegetarianos mais sexies do mundo
O vocalista da banda Pearl Jam, que esteve no Brasil em 2011 em turnê,
é mais um roqueiro vegetariano
O ex-beatle Paul McCartney aparece com frequência em
manifestações pró-vegetarianismo
Fonte

19 comentários:

  1. poxa vida, esqueceram de um dos maiores defensores da causa, o Morrissey! imperdoável!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele foi citado no artigo.

      Excluir
    2. Concordo que esquecer o Morrissey é imperdoável!!! Além de ser um dos maiores defensores da causa foi vendo um clipe dele com algumas cenas de matadouro que deixei de ser onívoro.

      Excluir
  2. Nem todo budista é vegetariano. Conheço uma monja budista
    que não é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalai Lama tb não é. Pra mim é incoerente.

      Excluir
  3. Hoje..dia 11/11/12 faz uma semana q me tornei vegetariana..por amor aos animais!!Fiquei feliz em ver essa matéria!!

    ResponderExcluir
  4. Acho engraçado as pessoas que falam "Então você não come nada!" ao saberem que sou vegetariano.
    Minha irmã no dia de natal sempre lança a pérola "Não tem carne. Só frango" quando digo que o salpicão que ela faz tem uma cara bonita, mas infelizmente contém carne.
    Ou então as pessoas que falam "Nem peixe?!"
    Mas o preconceito mais comum de escutar é ser chamado de fresco pela opção que escolhi de abandonar a carne. Quando comecei eu fui mais radical porque teve um churrasco aqui em casa.(moro no Sul do Brasil)
    Meu pai demorou algum tempo para se adaptar com o fato do filho ser vegetariano. Mas acabou respeitando e não me incomoda como fazia no começo.
    E uma coisa que sou contra oq algumas pessoas fazem é tentar mudar a outra. Cada um escolhe seu caminho, se não está prejudicando terceiros o resto é resto. ;)

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, a Natalie Portman é Vegan. Ela não consome e não usa nada de origem animal.

    ResponderExcluir
  6. Me tornei vegetariana 100% faz duas semanas mas já ha um ano estava no processo de diminuir a carne. E matérias como esta nos faz ver que não estamos sozinhos. Obrigada por compartilha-la conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Márcia... Espero que o Cantinho Vegetariano seja um aliado nessa nova fase da sua vida. Abraço!

      Excluir
  7. Depois de ver como é o abate do gado bovino decidi que não queria mais comer carne, há mais de um mês reduzi a quantidade na alimentação e, por ora, só estou comendo peixes. Vou a um nutricionista no próximo mês para me orientar melhor, mas ter artigos como os daqui é muito bacana, ajuda mesmo.

    ResponderExcluir
  8. É muito importante a divulgação dessa matéria pois mostra que não são os leigos e desinformados ou modistas e loucos que são vegetarianos. Sou desde Fev/1988, dou aulas de boxe, faço capoeira e jiu-jitsu. Completo 48 anos em maio e me sinto ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Que legal! adorei a matéria e não esqueça da Jorja Fox da série CSI é vegetariana e defensora dos animais....

    ResponderExcluir
  10. já faz um ano e meio que eu sou vegetariana e vocês me ajudaram muito dando incentivos com documentários , videos entre outros. sou muito grata a vocês.

    ResponderExcluir
  11. Sou vegetariana faz 1 ano e dois meses e estou muito feliz com a minha escolha, estou com a consciência muito mais leve por não haver morte no meu prato. Adoro as matérias e receitas desse site, inclusive reblogo algumas receitas lá no meu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...