Massa com Molho Trapanese (vegana)

Massa com Molho Trapanese (vegana)
Ingredientes

6 tomates, bem maduros
100 g de amêndoas com pele, ou amêndoas laminadas
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 copo de folhas de manjericão
3 dentes de alho
1 boa pitada de sal
70 ml de azeite de oliva extra-virgem
1 ou 2 colheres (sobremesa) de vinagre balsâmico
1 punhado de tomates-cereja (opcional), rapidamente salteados em 1 colher de azeite

Preparo

Ponha uma panela grande com água, para ferver. Quando a água estiver borbulhando, mergulhe os tomates. Ferva-os até abrir a pele: isso pode levar alguns segundos ou 1 minuto, tudo vai depender do frescor do tomate. Mas assim que abrir a pele, retire os tomates com uma escumadeira e ponha numa escorredor. É importante vigiar de perto pois não queremos cozinhar os tomates. Assim que abrir a pele, tire correndo os tomates da água fervendo! Quando tiver retirado todos os tomates da água fervente, deixe a água voltar a ferver e jogue as amêndoas. Ferva-as por 1 minuto, e despeje-as numa peneira. Assim que puder manuseá-las, retire as peles. Reserve. Se você usar as amêndoas laminadas, não precisa ferver e tirar e pele mas a consistência do pesto fica um pouco mais fina.

Numa frigideira média, esquente a colher de azeite. Adicione as amêndoas sem pele e mexa com uma espátula até estarem levemente douradas. Reserve. Tire a pele dos tomates, corte-os e retire as sementes e todos os líquidos (não vamos usar as sementes e os líquidos). Deixe os tomates partidos numa peneira para continuar drenando. Ponha os dentes de alho (eu gosto de tirar o germe do alho quando vou usá-lo cru), o sal e o manjericão na vasilha do processador. Pulse até estar tudo bem picadinho. Retire da vasilha e reserve.

Ponha agora as amêndoas tostadas na vasilha do processador e processe aos poucos, até formar pedaços pequenos (mas cuidado para não deixar virar uma farinha pois ainda vamos processar mais um pouco adiante). Pare o processador, adicione os tomates, os 70 ml de azeite e o manjericão previamente triturado. Usando o botão do pulse, triture aos poucos para não passar do ponto. Queremos um pesto com bastante textura. Pare o processador, ajuste o sal, adicione pimenta-do-reino a gosto e o vinagre balsâmico. Dê mais um pulse no processador para juntar tudo, e reserve em temperatura ambiente se for usar nas próximas horas. Se não, guarde na geladeira e deixe voltar à temperatura ambiente antes de prosseguir.

Cozinhe o macarrão em muita água salgada, até ficar al dente. Escorra e imediatamente misture com o pesto. Sirva imediatamente ou à temperatura ambiente. Eu servi com os tomatinhos-cereja, partidos em 2, e levemente salteados em um pouco de azeite.

Dicas

- O tomate tem que estar muito maduro, muito perfumado e sem pele. As amêndoas também, já que a pele dá um amargo não muito gentil ao prato.
- Procure não triturar muito as amêndoas pois a textura do molho é um dos charmes desse prato.

Receita e foto by Flavia Pantoja, do blog Simplesmente Delícia (acesse para ver mais fotos)

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...