Alimentação vegana: sem animais no prato

Alimentação vegana: sem animais no prato
Carne, laticínios, ovos, mel e outros alimentos do gênero não fazem parte do cardápio da fundadora da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), Silvana Andrade. Há sete anos a alimentação dela foi remodelada para o veganismo, uma ideologia que prega basicamente o consumo de cereais, frutas, hortaliças, vegetais, legumes, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de procedência animal.

Silvana disse que tudo começou quando ganhou uma cadela. “Desenvolvi um amor tão grande pela cachorrinha que o sentimento extrapolou para as outras espécies animais. No segundo dia que ela estava comigo já parei de comer carne. Foi então que comecei a ser vegetariana”.

A fundadora da ANDA passou doze anos pelo vegetarianismo – em que todo tipo de carne é excluída do regime alimentar – até chegar ao veganismo. No começo, ela disse que não foi fácil, principalmente pela reação das pessoas. “Sofri um pequeno bullying. Primeiro a minha família achou muito estranho a minha atitude, e depois foi a vez dos amigos. O convívio social foi afetado, pois as pessoas acabavam não me convidando para sair por pensar que o meu tipo de alimentação era limitado demais”.

Apesar das “rejeições” sofridas, Silvana nunca pensou em desistir. “Quando a gente se torna vegano por ética, a gente não retorna. A consciência está acima do paladar. Eu defendo o direito a vida, a liberdade para todos os seres, e essa consciência se sobrepõe ao sabor. Está acima de algumas vontades”, afirmou.

Para Silvana, o veganismo já faz parte de sua vida, e ela indica essa ideologia. “A alimentação vegana é expansiva e não restritiva. É uma alimentação com muitas possibilidades, além de ética, saudável, nutritiva e saborosa. Para quem quer ingressar nesse tipo de cardápio, minha dica é ter motivação, pois sem ela não se consegue fazer nada na vida. Aconselho também buscar um nutricionista ou um nutrólogo para ajudar na prática e tirar preconceitos e medo de deficiências nutricionais”.

Silvana também ressaltou o outro lado do veganismo. Segundo ela, a ideologia é também filosofia de vida, em que se respeita plenamente a vida animal e se contribui para a preservação da biodiversidade do planeta. “Além de não consumir os alimentos, o vegano também não usa roupas de couro, lã e seda. Não usa própolis e evita medicamentos, cosméticos e produtos de higiene e limpeza que tenham sido testados em animais”.

Nutricionista alerta sobre o veganismo

A nutricionista e delegada do Conselho Regional de Nutrição em Uberlândia, Ana Cláudia Montes Cardoso, afirmou que as dietas veganas diminuem os níveis de colesterol total e do colesterol LDL (o mal colesterol) e, por serem baixas em gordura, podem prevenir e reverter doenças degenerativas, como a doença arterial coronariana, além ainda de reduzirem o peso e a incidência de diabetes do tipo 2.

Entretanto, segundo a nutricionista, se a alimentação vegana for mal planejada, pode acarretar no organismo baixas quantidades de vitaminas do complexo B, cálcio, ácidos graxos omega-3, vitamina D, ferro, zinco e iodo, o que causaria anemias, baixa estatura em crianças, osteoporose, etc.

Para Ana Cláudia, esse tipo de dieta deve ser rica e variada, e o cuidado com a preparação de certos alimentos é indispensável. “Quanto aos vegetais, frutas, verduras e legumes também há a preocupação com a infinidade de agrotóxicos, que podem ser tão prejudiciais à saúde quanto os hormônios empregados nos animais. Sob meu ponto de vista, há de se ter equilíbrio sempre. Uma higiene antes de se preparar os alimentos, sejam eles quais forem, é fundamental para uma saúde preservada”, afirmou.

Ainda conforme ela, quem estiver pensando em aderir a esse tipo de alimentação deve procurar um especialista, para que possa se inteirar da quantidade e da qualidade dos nutrientes, bem como evitar possíveis danos à saúde.

Vegetarianismo X veganismo

Vegetarianismo – Regime alimentar que exclui do cardápio todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados.

Veganismo – Mais que um tipo de alimentação, uma filosofia de vida. As pessoas adeptas ao veganismo não consomem nenhum produto que tenha origem animal, ou tenha sido testado em animais. Baseiam-se no respeito aos animais, segundo cada qual deve ser tratado como dono de sua própria vida, portanto, sem ser explorado.

Você sabia? – Estimativas do IBGE sugerem que 9% da população é adepta de algum tipo de vegetarianismo ou veganismo.

Fonte - Via: ViSta-se - 24.04.2012

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...