Os adeptos às dietas à base de vegetais gastaram menos nas compras de supermercado. Em março, a cesta básica vegetariana teve deflação de 3,56% e passou a custar R$ 136,10. As famílias que compram a cesta básica padrão também pagaram mais barato. A queda nos preços dos produtos dessa cesta foi de 0,54%.
Por outro lado, quem optou pela cesta top ou light pagou mais caro. A primeira teve aumento de 0,84% em relação ao mês anterior. Os itens que obtiveram maior variação foram a ameixa, com alta de 14,83%, e a carne bovina de primeira (3,69%).
No caso da cesta light, que teve aumento de 0,51% em relação ao mês de fevereiro, os vilões foram o vinho e o peito de peru light, com uma variação de 26,56% e 10,26%, respectivamente.
"A variação de preços dos alimentos é muito sazonal. Nós nos preocupamos mais é com os produtos que pesam na cesta. Mesmo na cesta que teve deflação, a padrão, os ovos aumentaram 9,9%. O que puxou a deflação foi a carne bovina (-2%), que também pesa muito no orçamento. A carne responde por cerca de 20% do valor da cesta. Qualquer variação desse item desmorona a cesta toda, assim como variações no preço do leite e do frango", explica o responsável pela pesquisa e professor da Fucape, Cristiano Costa.
No caso da cesta vegetariana, que liderou a lista da deflação, o chocolate de soja, a pasta de soja e o feijão de soja foram os produtos com maior redução de preço em relação ao mês de fevereiro, com variação de -34,24%, -19,35% e -18,11%, respectivamente.
[Clique na imagem para ampliar] |
O interessante dessa variação, segundo Costa, é que a produção de soja não sofreu aumentos e o preço não está em baixa.
"Se você observa a cesta vegana, vemos que o preço do espaguete de sêmola e a proteína texturizada aumentaram, mas o chocolate e o feijão de soja caíram. Na cesta vegana, tem um peso muito grande a pasta de soja e o preço dela caiu 20%", avalia.
IBGE
O arrefecimento na inflação dos alimentos ajudou na recuperação das vendas dos supermercados em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2011, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou ontem a Pesquisa Mensal de Comércio.
A expansão de 11,8% no volume vendido pela atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi responsável por mais da metade da expansão de 9,6% nas vendas do varejo restrito em fevereiro, ante o mesmo mês do ano passado.
"O peso de supermercados é alto no índice, por isso puxou bem a taxa do varejo", contou Reinaldo Pereira, da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.
Fonte - 13.04.2012
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.
Atenção!!!
Comentários com links não serão aceitos!