Em postura esquizofrênica, Folha de S. Paulo critica e exalta o foie gras na mesma página

por Robson Fernando de Souza

Em postura esquizofrênica, Folha de S. Paulo critica e exalta o foie gras na mesma página
O site da Folha de S. Paulo demonstrou confusão de não saber de que lado está em termos de apoiar ou criticar/endossar críticas sobre a produção e consumo de foie gras.

Numa mesma página na seção Comida, publicou um artigo da colunista Alexandra Forbes, que critica tanto a indústria e os consumidores da “iguaria” como a “hipocrisia” daqueles que criticam sua produção mas comem carne, e um infográfico que ensina como escolher e consumir o patê feito do fígado inflamado e doente de patos e gansos cruelmente explorados, superalimentados e mortos.

O artigo diz, entre outras coisas, que “os defensores da medida têm razão quando dizem que a engorda do fígado deteriora a saúde das aves”, “as aves estão entre os muitos animais que o homem maltrata para transformar em comida, como lagostas e tubarões – que são jogados de volta ao mar depois de extraídas suas barbatanas” e “é hipocrisia focar apenas no bem-estar de aves que são gota no oceano: para cada pato destinado à produção de foie gras, há milhões de galinhas apertadas em jaulas de grandes granjas. Não morrem porque tomam antibióticos. Isso para não falar em vacas e porcos, criados em escala industrial, para os quais não há lei de proteção em vista”. Não tem caráter abolicionista mas torna-se relevante por ter sido publicado por uma empresa membro da grande mídia, num contexto em que esta costuma apoiar atividades de exploração animal e difamar o veg(etari)anismo.

Em postura esquizofrênica, Folha de S. Paulo critica e exalta o foie gras na mesma página

O infográfico, por outro lado, ensina, por exemplo, que o foie gras a ser comprado pelos interessados precisa ter entre 350 e 700 gramas de peso, não pode ter hematomas, deve ser conservado na geladeira logo após a compra e pode ser acompanhado por geleias e chutneys.

Isso soa muito mais como esquizofrenia moral e jornalística do que como imparcialidade. Aliás, não é possível dizer que a página foi imparcial, já que o peso do apoio ao foie gras foi bem maior do que a crítica ao mesmo, visto que:

a) o artigo pode ser interpretado como uma crítica mais aos opositores onívoros do foie gras do que à produção e consumo do “prato” em si;

b) o mesmo, de acordo com a mesma intepretação, parece passar a mensagem de que, já que esses críticos comem carne, seus protestos seriam incoerentes, hipócritas e “por isso” inválidos, numa falácia mista de ad hominem e tu quoque difícil, mas possível, de se detectar;

c) o infográfico em si é um enorme incentivo ao consumo de “bons” patês de fígados de gansos e patos e à degustação “melhor possível” da “iguaria”.

Críticas e protestos devem ser enviados à seção de comentários da mesma página.

Fonte: Consciência Blog - 16.08.2012

2 comentários:

  1. Postura esquizofrênica sim, afinal, a cada geração temos mais degenarados. Mas, entendo que a crítica foi disfarçada.

    Simplesmente assumiram um risco de se dirigir aos leitores apostando que a maioria come animais e não cogita abandonar o hábito e, portanto, estariam se preocupando com algo irrelevante perante todo o sofrimento que já causam.

    Como sabemos, infelizmente, eles provavelmente assumiram um risco baixo, já que a maioria dos leitores devem se encaixar nessa postura.

    ResponderExcluir
  2. Entendi a mensagem: "Você que come carne não tem motivos para criticar a produção de foie gras. Então, coma foie gras!". Isso realmente não é imparcial.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...