Faux Gras: uma ajuda para o fim da exploração de animais para a produção do foie gras

Por Rafaela Pietra (ANDA)

Faux Gras: uma ajuda para o fim da exploração de animais para a produção do foie gras
Os defensores dos animais conseguiram produzir algo realmente indiscutível: levar para os pratos uma versão sem crueldade de uma iguaria que é um dos símbolos mais cruéis da culinária francesa.

Esta é a proposta dos fabricantes do “faux gras”, o patê vegano que é uma opção ao foie gras e que visa demostrar às pessoas que ter uma alimentação livre de crueldade não é difícil e nem pouco saboroso.

Nada de alimentação forçada dos animais! O produto, totalmente a base de vegetais, é livre desta que é a técnica utilizada para inchar o fígado dos patos e que é cruel, considerada mau-trato. O “faux gras” da marca Gaia, uma ONG belga de proteção dos animais, já está à venda desde 2009 em muitos supermercados da Bélgica. O ano de 2012 marca a entrada do produto na França, onde a resistência se anuncia forte. Ann De Greef, diretora da Gaia, explica as qualidades da novidade.

A ativista afirma que a associação realizou pesquisas e percebeu que muitos belgas só comem o foie gras na hora das festas de fim de ano. Com o faux gras custando bem mais barato que o original e tendo um gosto semelhante ao verdadeiro produto, ela acha que este público é o mais sensível a abandonar o foie gras.

Quanto à utilidade do produto, a empresa afirma que “O Faux Gras ™ destina-se a dar às pessoas com um sofisticado paladar, um produto que não é prejudicial a nenhum animal”.

Durante uma expedição no site do produto, pode-se encontrar um vídeo que demonstra bem claramente a tortura a que animais são submetidos para a produção do foie gras. Na Bélgica, centenas de milhares de patos e gansos são alimentados forçadamente e feitos doentes para a produção do foie gras (patê de fígado gordo). Na França, o maior produtor de foie gras no mundo, 40 milhões de patos e gansos sofrem anualmente para dar continuidade à esta insanidade.

A conscientização das pessoas parece mais fácil quando há opções diferentes dos habituais produtos cruéis que elas consomem.

Outro benefício e atrativo do produto é o bem que ele faz à saúde. São apenas 60 calorias por cada duas colheradas e ele é livre de gordura trans, o que também atrai os preocupados com a balança.

O produto já pode ser comprado no Brasil, mas somente pela internet através do site do Guia Vegano.

É uma boa esperança. Quem dera nós não precisássemos agir desta maneira para que as pessoas tivessem a consciência e a compaixão pelos animais que são explorados, mas, se há uma opção, se há uma forma de lutar por suas vidas e ajudar a combater este mal, por que não?

Quem sabe o Faux Gras auxilia as pessoas a optar por uma alimentação ética e livre do sangue e sofrimento de nossos irmão animais? Esperamos que sim.

Fonte: ANDA - Foto: Divulgação - 26.12.2012

Um comentário:

  1. Nossa! Que coisa boa! Mas teriam que produzir e vender em larga escala para o sofrimento dos bichinhos acabar de vez.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...