Muito Além do Peso

Obesidade, a maior epidemia infantil da história.

Muito Além do Peso
Pela primeira vez na história da raça humana, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos. Problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Todos têm em sua base a obesidade.

O documentário, dirigido pela cineasta paulista Estela Renner, discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo. Sua visita ao supermercado jamais será a mesma depois de assisti-lo.

"Um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde das nossas crianças." Jamie Oliver

Pesquisa

A pesquisa para produzir "Além do Peso" começou há dois anos e durou por toda a produção do filme. Especialistas como Ann Cooper, diretora do School Food Project, apoiado por Michele Obama, o indiano Amit Goswami, que desenvolveu estudos em física quântica sobre o assunto, Jamie Oliver, líder do movimento Food Revolution e o médico José Augusto Taddei foram alguns dos entrevistados.

Estela e sua equipe percorreram o país para encontrar famílias com crianças de diferentes regiões e classes sociais para conversar sobre alimentação. E o resultado foi assustador. "Vimos que a obesidade é uma epidemia sem fronteiras. Além do impacto da publicidade, o problema passa pela família que não se alimenta bem, a escola que oferece cantinas recheadas de guloseimas, a distribuição excessiva desses produtos no país de forma barata em uma embalagem sedutora."

Mãe de três filhos, a cineasta se surpreendeu ao perceber que o filme já começou a mudar a vida de algumas pessoas, além de ter influenciado a própria família. "As salas de cinema estão cheias e recebemos convites internacionais. Fiquei surpresa quando recebi centenas de e-mails de famílias dizendo que o filme transformou suas vidas. Pensei que o projeto levantaria discussão, mas não esperava que tocasse tanto as pessoas. Até lá em casa meus filhos estão mais conscientes e encorajam os amigos".



Site: www.muitoalemdopeso.com.br

5 comentários:

  1. Não conhecia o documentário e achei bem didático. Obrigada pelo compartilhamento. Já passei a mensagem pra frente! :)

    ResponderExcluir
  2. Excelente documentário! Vamos divulgar.

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho filhos logo a minha opinião não é baseada na minha própria experiência e pode estar completamente equivocada... mas vendo "de fora" eu concordo com a colocação de que são os pais que devem determinar os valores, o que é certo e errado para os seus filhos, no que diz respeito a alimentação, drogas, atos ilícitos e vários outros assuntos. Culpar as grandes empresas e a sociedade pela pressão contrária é se fazer de vítima e o que as crianças esperam dos pais é que eles os protejam e orientem pois as vítimas são as crianças e não os pais. A criação dos filhos é um "trabalho em tempo integral" e nem todas as famílias estão preparadas para esta "missão". Conheço alguns pais que para compensar a ausência no dia-a-dia, levam os filhos ao McDonald toda semana ou levam um kinder ovo para casa todos os dias.
    Quando eu era criança, Coca Cola só entrava lá em casa no almoço de domingo em garrafa de 1 litro para a família de 5 pessoas, o máximo era um copo para cada um, se comesse a comida toda.

    ResponderExcluir
  4. Outro agente desta mudança é a escola, nela a criança deveria pelo menos realizar atividades físicas diariamente (pelo menos deixá-la brincar na hora do recreio, fiquei triste pela criança que disse que não pode nem correr na hora do recreio pois se não vai para o castigo) e ter uma alimentação saudável (outra coisa horrível foi o cardápio da merenda cheia de alimentos processados, eu me lembro até do cheiro do feijão que a merendeira fazia na minha escola primária).

    ResponderExcluir
  5. "Vendo de fora" (já que não sou mãe) eu não concordo com a perspectiva que a culpa da epidemia de obesidade é das grandes empresas alimentícias e da sociedade de consumo. Os pais não são vítimas, as vítimas são as crianças, e elas esperem que os pais as orientem nas suas escolhas no que diz respeito a alimentação, drogas, atos e vários outros assuntos. Criar filhos é uma "missão em tempo integral" e muitas famílias não estão preparadas para ela. Limitar tempo de televisão, computador, determinar a hora de ir dormir, de acordar, o que e quanto comer, quais os jogos de computador permitidos, levar para brincar na praça, no parque, no play, no clube, levar ao cinema, teatro, estimular a leitura, o desenho, a aprender um instrumento musical, a participação na preparação das refeições, na limpeza e arrumação da casa, etc ... são deveres dos pais, avós, tios, padrinhos e de todos que se importam com o bem estar das crianças.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...