Focaccia com Azeitonas e Alecrim (vegana)

Focaccia com Azeitonas e Alecrim (vegana)
Ingredientes

1 xícara de água morna
1 colher (chá) de fermento para pão
1 colher (chá) rasa de sal
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 de xícara de fubá em flocos (flocão)
1 colher (sopa) de alecrim (fresco ou seco)
1 colher (sopa) de azeitonas picadas (verdes ou pretas)
Azeite e sal marinho (do tipo médio, não em pó)

Preparo

Em um recipiente de vidro ou cerâmica, dissolva o fermento para pão com a água morna. Junte metade da farinha e misture com um batedor de arame. Quando a massa estiver lisa, sem carocinhos, junte o resto da farinha, o fubá e o sal. Usando agora uma colher de pau, mexa até incorporar tudo. A massa terá uma consistência bem mole e não deve ser trabalhada demais. Cubra com um pano de prato limpo e leve à geladeira por 12 horas (uma noite). A fermentação lenta aumenta o sabor do pão.

No dia seguinte retire a massa da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas. Aqueça o forno em temperatura média. Transfira a massa para uma placa, ou travessa de vidro, untada com azeite. Estique com cuidado (use as pontas dos dedos untadas com azeite), formando um retângulo menor do que uma folha A4. Manipule a massa com delicadeza pra manter as bolhas de ar que se formaram durante a fermentação. Polvilhe com o alecrim e as azeitonas picadas, regue com um fio de azeite e salpique um pouco de sal marinho.

Asse a focaccia até ficar dourada nas laterais. Se seu forno tiver a função grill, use-a no final do cozimento, pra deixar a focaccia ainda mais dourada. Deixe esfriar alguns minutos na placa (ou travessa) e transfira pra uma grelha, ou pano de prato limpo, pra terminar de esfriar. Focaccia, como todo pão, é melhor ainda morna.

Focaccia com Azeitonas e Alecrim (vegana)

Focaccia com Azeitonas e Alecrim (vegana)

Rendimento: 2 porções

Fonte: Receita e fotos do blog Papacapim

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...