Após escândalo da carne de cavalo, Holanda investiga se há carne de cachorro em almôndegas

Denúncias afirmam que atacadista de Amsterdã importava cadáveres de cachorro para usá-los na produção de alimentos

Após escândalo da carne de cavalo, Holanda investiga se há carne de cachorro em almôndegas
MADRI - Autoridades de saúde holandesas investigam se almôndegas de um atacadista de produtos de carne da cidade de Amsterdã utilizava carne de cachorro na linha de produção. Além de itens para consumo humano, ele fabricava produtos para consumo animal. A denúncia foi feita pelo jornal holandês "De Telegraaf" e causou escândalo no país.

Um porta-voz da autoridade de segurança alimentar holandesa (NVWA, na sigla em holandês) afirmou que ainda não havia sido informado sobre os resultados finais de uma investigação em curso na Espanha, no entanto ele iria tentar ficar a par das informações oficiais.

Segundo o jornal, o alarme sobre o caso foi dado no ano passado pela proprietária de um abrigo de animais da cidade espanhola de Pontevedra, Olga Costa, que ficou preocupada após desaparecimento de alguns cachorros. De acordo com esta versão, uma empresa pagava aos proprietários para se livrar de animais de estimação mortos, mas, quando um deles quis se despedir de seu mascote — uma vez que ele não estava presente no momento de sua morte —, viu pela porta que os animais estavam sendo desossados.

A Guarda Civil de Vigo está seguindo esta linha de investigação, mas até o momento sabe apenas que o desvio de carne de animais domésticos se destinava à fabricação de ração animal.

Na Holanda, o importador seria um atacadista de carne em Amsterdã que faleceu recentemente. Segundo o site do jornal espanhol ABC, ele produzia alimentos para uso animal, mas também poderia ter usado a carne de cachorro para misturar em produtos destinados ao consumo humano.

De qualquer forma, a NVWA afirma que não foi detectada a presença de carne de cachorro desde o início da polêmica sobre a utilização de carne de cavalo em alimentos que deveriam conter carne bovina. A Comissão e o Conselho Europeu concordaram em realizar uma série de análises de DNA em produtos importados que contenham carne em sua composição.

Fonte: O Globo - 05.04.2013

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...