Histórico: primeiro hambúrguer do mundo produzido em laboratório é apresentado em Londres

Um grande salto científico que pode ajudar a acabar com a derrubada de florestas para criação de animais e com a crueldade dos abatedouros.

Histórico: primeiro hambúrguer do mundo produzido em laboratório é apresentado em Londres
Pela primeira vez na história, um hambúrguer produzido a partir de carne cultivada em laboratório foi apresentado ao mundo. Resultado de uma extensa pesquisa liderada pelo cientista Mark Post, da Universidade de Maastricht, da Holanda, o aglomerado de tiras de músculos e gordura animal foi frito e degustado por especialistas na manhã desta segunda-feira (5), em Londres.

Depois de cinco anos trabalhando nesta ideia e de cerca de R$ 750 mil investidos (bancados pelo co-fundador do Google, Sergey Brin – veja aqui, em inglês), Mark agradou os especialistas que experimentaram a nova carne. Segundo a pesquisadora alimentar austríaca Hanni Rutzler, o hambúrguer-proveta é muito semelhante ao convencional, especialmente na textura.

Mark afirmou ainda que, além de uma alternativa sustentável para a crescente demanda por carne, esta nova forma de produção pode dar um basta à crueldade cometida contra os animais nos abatedouros. Apenas algumas células de uma vaca podem se transformar em mais de dez toneladas de carne. Segundo uma animação apresentada no vídeo oficial do evento que apresentou o novo hambúrguer, as células podem ser retiradas dos animais sem que este precisem ser mortos, através de uma seringa, por exemplo. Os pesquisadores utilizaram beterraba, açafrão e farinha de rosca para dar liga, cor e sabor ao hambúrguer.

Histórico: primeiro hambúrguer do mundo produzido em laboratório é apresentado em Londres
Helen Breewood, uma das pesquisadoras da equipe de Mark, disse que, apesar de ser vegetariana, está neste projeto de criação de carne em laboratório e está otimista quanto aos resultados para o fim da crueldade contra os animais: “Muita gente considera carne feita em laboratório repulsiva num primeiro momento. Mas se eles soubessem o que acontece nos abatedouros para a produção de carne normal, também achariam repulsivo.”, disse. Helen completou dizendo que se comesse carne, preferiria a de laboratório.

Por meio de nota, a PETA (ONG norte-americana que trabalha na divulgação do veganismo), disse: “[Carne de laboratório] irá favorecer o fim de caminhões cheios de vacas, frango, abatedouros e fazendas de produção. Irá reduzir a emissão de gases de carbono, economizar água e fazer a rede de suprimento de alimentos mais segura.”

Os cientistas continuarão trabalhando para baratear os custos de produção. O novo hambúrguer deve chegar aos supermercados em 2023.

Assista ao vídeo do evento de apresentação do hambúrguer de laboratório | Youtube


E você, o que acha deste novo produto? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: ViSta-se - 05.08.2013

4 comentários:

  1. Acho válido que menos animais morram, mas que brincadeira desnecessária, hein?
    Não precisamos de carne e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa que bom encontrá-la aqui também. rsrsrs

      Excluir
    2. Também acho que a natureza nos deu frutas e sementes, vegetais e raízes, para sermos feliz!!!! Portanto, sejamos FELIZ.

      Excluir
  2. Pois é.., isso não passa de uma desculpa e forma de manter a alimentação de carne. Quero ver depois uma pesquisa de pessoas que morreram por nunca mais comer carne na vida. Obviamente existem aquelas que necessitam das vitaminas da carne por questões de genética e tals.., mas isso não é motivo para que se torne algo padronizado em todo o mundo. Pessoas dizem que querem melhorar e trazer paz no planeta, mas não se esforçam nenhum pouco para trazer paz aos animais, seres das quais dividimos este planeta para viver.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...