I Encontro de Educação e Direito Animal: por uma valorização da vida

I Encontro de Educação e Direito Animal: por uma valorização da vida
Nos dias 2 e 3 de agosto, Limeira (SP) estará sediando um evento em prol da causa animal/ambiental. Além de palestras, oficinas e exposições fotográficas estarão acontecendo nestes dias no Teatro Nair Belo no Parque Cidade, o I Encontro de Educação e Direito Animal: por uma valorização da vida.

O Homem, desde sempre, idealizou subjugar a Natureza, no sentido de conhecer e controlar seus processos. Nessa busca, as sociedades acabaram por desenvolver relações perversas com os demais organismos vivos de nosso planeta. Maus-tratos, tráfico, exploração, dentre outras atividades perversas, foram se naturalizando ao longo do tempo, e têm se tornado uma constante nos dias atuais. Nesse aspecto, estabelecemos relações contraditórias em nosso cotidiano, ora domesticando algumas espécies – e criando laços afetivos com as mesmas, ora fazemos parte do processo de consumo e exploração de outras.

Essa relação contraditória tomou grandes proporções, consolidando-se como costume enraizado em nossa cultura, passando quase que despercebida em nossas relações cotidianas. Para que essa relação seja tratada de forma mais ética e coerente, novos caminhos têm sido trilhados na busca pela valorização da vida. Caminhos que, por vezes, não são suficientemente notados ou difundidos, necessitando de uma maior exposição à todos, simpatizantes ou não com a causa da proteção animal/ambiental. Contudo, podemos notar que nossa sociedade cada vez mais vem reconhecendo o direito à vida dos seres que habitam este planeta e com isso, o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse assunto se faz urgente. No entanto, somente será funcional diante de um prévio conhecimento básico a respeito dessas questões.

Indagações como: Quais são os direitos dos animais em nossa sociedade?; Esses direitos se estendem a todas as espécies de animais?; Como fica a questão dos direitos animais para aqueles não são considerados animais “domésticos”?.

Tais indagações, por vezes, não são levantadas no meio daqueles que se intitulam enquanto “protetores”. Nesse aspecto, é válido lembrar a conexão existente entre todos os seres que habitam este planeta, animais (domesticados ou não), flora e o próprio homem, seres estes que estão sujeitos às mesmas dinâmicas do sistema-mundo.

As ações de qualquer agente de nosso planeta podem alterar, de forma irreversível, os diversos ecossistemas conhecidos. E o que isso tem a ver com nosso cotidiano?

São essas e outras questões que esse evento pretende abordar, ou seja, possibilitar ao participante compreender seu lugar e peso de suas ações no mundo, fornecer aparato argumentativo embasado em leis vigentes, além de proporcionar uma perspectiva relacional entre Educação Ambiental e Direito Animal, sob um novo olhar, tendo por base um modo de vida vegano.

Organização Coletivo Conexões.

Acesse a página do evento no Facebook. Prestigie e ajude a divulgar!

I Encontro de Educação e Direito Animal: por uma valorização da vida
[clique para ampliar]

Fonte: ANDA - 02.08.2013

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...