Pesquisa prova que o consumo da verdura reduz em 5% a quantidade de oxigênio necessária para as células durante a atividade física
Popeye tinha razão! Antes de enfrentar seus inimigos, o personagem dos desenhos animados abria uma lata de espinafre e mandava ver. Assim, garantia energia de sobra para os músculos.
Longe do mundo dos desenhos animados, em um laboratório do Instituto Karolinska, na Suécia, pesquisadores perceberam que o marinheiro estava certo. Com 300 gramas da verdura por dia, as células musculares passam a precisar de menos oxigênio para funcionar.
Uma substância chamada de nitrato promove o benefício. "Ele torna as mitocôndrias, fábricas de energia das células, mais eficientes", explica o fisiologista Eddie Weitzberg. "Além do espinafre, vegetais como a beterraba e a rúcula também são ricos em nitrato", afirma o especialista.
O que mais ele tem?
- Ferro: Mineral importantíssimo para a formação do sangue, evita a anemia ferropriva. Por isso, quem está suscetível ao problema deve rechear o prato com espinafre.
- Cálcio e fósforo: Juntos, trabalham para manter o esqueleto duro de quebrar, participando ainda da construção muscular.
- Vitamina A: Indispensável para a saúde ocular, também reduz o envelhecimento da pele e combate infecções.
Veja as receitas já publicadas com a hortaliça aqui.
Fonte: M de Mulher - 24.06.2011
OBA!
ResponderExcluir