Consumo de água na pecuária ameaça preservação ambiental

Consumo de água na pecuária ameaça preservação ambiental
De acordo com os críticos dos vegetarianos, não faria o menor sentido deixar de comer carne para que o meio ambiente seja preservado, pois os danos ambientais com as monoculturas (soja, feijão, arroz) seriam iguais aos da pecuária. Essa crítica é uma falácia – na verdade, o gasto de água em pecuária é líder, quando o assunto é alimentação.

Um relatório publicado pela ONU em 2006, revelou que a pecuária é um dos principais contribuintes para os problemas ambientais que enfrentamos¹. Nisso inclui, não somente o desmatamento, mas também a poluição e esgotamento da água. É verdade que a água é um recurso renovável, mas qualitativamente falando, a água potável é finita quando o despejo de hormônios, antibióticos, pesticidas, fertilizantes e dejetos de animais, não possuem tratamento adequado ou levam muito tempo para que o mesmo ocorra, devido ao alto nível contaminação.

Para cada quilo de carne bovina, há o gasto de cerca de 16 mil litros de água, quase o equivalente aos gastos da indústria para a produção de couro, que beiram aos 17 mil litros. Um quilo de carne de porco gasta quase 6 mil litros de água, já o frango, 4 mil. Além disso, as plantações de soja, em sua imensa maioria, são destinadas à alimentação dos animais, pela produção da ração. Já na produção de batatas, o gasto é de apenas 100 litros de água por quilo. Abaixo você confere um gráfico e uma tabela, sobre o consumo de água, na pecuária e na monocultura²:



Para os pecuaristas o gasto da água, na criação do gado, é extremamente válido, pois existiria para sanar a fome da população. No entanto, mais uma vez, este argumento é inválido, pois seria possível haver uma redução drástica do consumo de água, se as monoculturas fossem o principal meio de fonte de alimentação da população. Além disso, a problemática da fome no mundo não tem nada a ver com a produção ou não de carne bovina, mas sim com a sua péssima distribuição. Portanto, ser vegetariano continua sendo o melhor para a preservação do meio ambiente – é claro que um pecuarista jamais vai admitir isso.

Referências

STEINFELD, Henning et al. Livestock’s long shadow: environmental issues and options. Food & Agriculture Org., 2006. [Link]

Hoekstra, AY et al. (2002) Virtual water trade: Proceedings of the International Expert Meeting on Virtual Water Trade, Value of Water Research Report Series No. 12 (UNESCO). [Link]

Fonte: O Holocausto Animal - 21.02.2014

Posts relacionados:

» Falta de água pode tornar o mundo vegetariano
» Especialista em conservação de água defende vegetarianismo
» Dieta vegetariana pode ajudar a reduzir o consumo de água (vídeo)
» Em novo estudo, ONU recomenda novamente a alimentação vegana para a proteção do meio ambiente
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...