Aprenda a fazer uma boa pizza em casa

Pizza CaseiraA pizza é muito requisitada, mas nem sempre é possível comprá-la. A solução é se aventurar na cozinha para preparar a delícia. No entanto, a reclamação sempre é a mesma: a diferença de sabor.

Realmente, segundo chefs de cozinha e proprietários de pizzarias, o gosto de uma massa que vai ao forno a gás nunca será o mesmo que o de uma feita em forno à lenha. "A pizza feita no forno a gás pode até ficar com a mesma aparência e crocância, mas nunca terá o mesmo sabor. A fumaça da lenha faz toda a diferença", afirma André Lima, sócio da Pizzaria Bráz.

Mas, calma, não é motivo para desanimar. Os profissionais avisam que é perfeitamente possível fazer uma redonda de qualidade, saborosa a seu modo, em casa. Confira dez passos de como chegar nesse resultado e, depois, coloque literalmente a mão na massa.

1 - Os ingredientes básicos para fazer uma pizza são farinha, água, sal e fermento. O chef Franco Ravioli, proprietário da Pizza Bros, aconselha acrescentar óleo e, também, açúcar. "Misture em um pote fermento, sal, açúcar e óleo até virar papa. Jogue água e vá acrescentando farinha aos poucos, até quando a massa começa a desgrudar da mão", explica. André Lima, sócio da Pizzaria Bráz, lembra da importância de trabalhar bastante a massa, até que fique lisa e homogênea.

2 - Deixe a massa crescer por cerca de uma hora. "Cubra-a com um pano úmido", aconselha Ravioli.

3 - Chegou a hora de abrir a massa. A dica de Lima é começar o processo com a ponta dos dedos e, então, usar um rolo, tomando o cuidado para não amassar muito a borda. "Para ficar crocante, o rolo tem de ser leve", acrescenta Geraldo Pereira dos Santos, dono da Pizzaria Bella Bocca.

4 - Para fazer o molho de tomate, Santos prefere as iguarias carnudas, evitando as com conteúdo muito aguado. As sugestões são os tomates do tipo débora, andrea e italiano. "Compre tomate maduro, sempre bem vermelho. Tire as duas pontas e a casca, abra-o no meio e elimine as sementes", recomenda Ravioli.

5 - O molho pode ser cru ou refogado, seguindo o gosto de quem o preparar. De qualquer forma, Santos aposta em poucos ingredientes. "Diferentemente do molho do macarrão, que tem a tarefa de dar o sabor do prato, o da pizza não pode roubar o sabor do seu recheio."

6 - Jogue um pouco de farinha na travessa e coloque a pizza em cima. Passe o molho na massa, evitando o espaço da borda. "O molho não deixa que a massa suba. Por isso, não se passa nas bordas", explica o chef Ravioli. Se estiver preparando a massa para uma iguaria doce, troque o molho por caramelo (feito com mel, açúcar e água).

7 - O forno a gás, que não tem a mesma potência do à lenha, pede que a massa seja pré-assada antes de receber o recheio. Portanto, coloque a redonda no forno na sua temperatura máxima (se possível, 350°C). "Assim que a borda subir, retire-a do forno", diz o dono da Pizza Bros.

8 - Se quiser investir em bordas recheadas, devem ser preparadas antes de pré-assar a massa. Basta aumentar o diâmetro da pizza, colocar o ingrediente escolhido nas bordas e dobrá-las. "É mais fácil e fica mais homogêneo colocar o queijo cremoso, o doce de leite, a goiabada ou outro produto escolhido com a ajuda de uma bisnaga. Mas nada impede de colocar pedacinhos de queijo ou goiabada, por exemplo", sugere Santos.

9 - Depois de pré-assar a massa, coloque os ingredientes que desejar, liberando a criatividade nas misturas, mas sempre com bom senso. "Aconselho no máximo cinco tipos de recheio", fala Ravioli.

10 - Com os recheios dispostos da maneira escolhida, coloque a pizza novamente no forno até que pegue cor e os produtos borbulhem. Depois, basta acrescentar orégano, azeitonas e o que mais desejar para dar o toque final ao prato. Só resta desejar um bom apetite!

Por Patricia Zwipp

Fonte: Terra Culinária

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...