A importância da Amazônia para o clima e a biodiverdade da Terra

AmazôniaAs florestas tropicais abrigam milhares de espécies de animais, plantas e microorganismos. Elas acolhem os povos indígenas de milenar sabedoria e animais migratórios, que dependem de áreas naturais para fazer uma pausa durante os deslocamentos. Florestas tropicais são fundamentais para o clima mundial. Mantém a regularidade das chuvas, armazenam carbono e produzem oxigênio. Elas cobriam 12% da superfície do Planeta. Hoje cobrem menos de 5%. O Brasil é privilegiado: no nosso território está 80% da maior floresta tropical da Planeta, a Amazônia, que se espalha por nove países. Mas vem cuidando mal dessa riqueza: segundo a ONU, o desmatamento já destruiu 18% do bioma aqui no país.

"Precisamos duas coisas: primeiro uma conscientização mundial a respeito da importância da Amazônia. E, segundo, ações feitas em todos os países no sentido de diminuir o desmatamento da Amazônia. Porque se a gente continuar avançando com esse desafio das Mudanças Climáticas, nós vamos ter problemas ainda maiores nesta questão toda do aquecimento global". (Adalberto Val/diretor do INPA)

Desmatamento na AmazôniaA retirada de madeira, a conversão de áreas da floresta para o plantio de soja ou criação de gado e as queimadas envolvidas nos processos têm sido a maior fonte brasileira de emissão de gases que esquentam o planeta, como o Co2, o dióxido de carbono, e o metano. Desmatamentos e queimadas potencializam os efeitos das secas. Ainda é preciso pesquisar mais mas é possível que a de 2005, que levou vários municípios a decretar estado de calamidade pública e matou toneladas de peixes, esteja ligada aos eventos de extremos climáticos previstos por cientistas para o cenário de aquecimento global. Seca histórica justamente na região que detém cerca de 20% da água doce do planeta. E neste 2009 a Amazônia enfrentou uma enchente que não era vista desde os anos 50. A análise de mais de vinte modelos matemáticos de previsão para a Amazônia, indica alguma contradições, mas confirma o aumento de temperatura para a região. Isso pode causar a chamada savanização - a transformação de áreas de floresta em espaços de árvores esparsas e vegetação rasteira. O INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, fala de aumento de 2 graus celsius de temperatura para o Pará e o Maranhãó para já, entre 2010 e 2040.
Adalberto Val/diretor do Inpa:
"Não há dúvida, por exemplo, por esses modelos, que a gente vai ter um aumento de temperatura na região. Os modelos, entretanto, diferem em relação ao modelo de chuvas. Um dos modelos prevê uma seca intensa enquanto outro modelo, de um outro instituto, prevê que a gente não terá uma Outro temor é a perda de biodiversidade, com extinção de espécies raras e até desconhecidas pela ciência. Em nenhum outro lugar do mundo há tantas espécies de animais e plantas como na Amazônia. São pelo menos mil de aves, mais de trezentas de mamíferos e mais de mil e quatrocentas de peixes.

Assista ao vídeo da matéria.

Fonte: Repórter Eco - Publicado em 13.12.2009

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...