Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada ou marrom, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos.
Rica em:
- proteínas;
- fibras;
- vitaminas;
- minerais.
Ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos. A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas.
"Os ômegas ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular".
Muitos estudos confirmam que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol como outros alimentos que contém fibras solúveis como a aveia e a pectina contida em várias frutas. Ela contém tanto fibras solúveis como insolúveis.
As sementes podem ser utilizadas em:
- iogurtes;
- saladas;
- sucos;
- vitaminas;
- misturada à cereais;
- massas de pães;
- bolos;
- e em todos os outros alimentos.
Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.
Uma dica muito importante: quando moída ou quebrada, a linhaça pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura. Assim, é melhor moê-la apenas quando for utilizá-la. Depois, guarde-a no refrigerador, e deixe fora da luz.
Quanto a quantidade de calorias, 100g de semente de linhaça possuem cerca de 490 calorias. Para facilitar veja as calorias em medidas caseiras da linhaça moída:
1 colher de sopa (8g) – 39 calorias
1/4 xícara de chá (32g) – 156 calorias
1/2 xícara de chá (65g) – 318 calorias
1 xícara de chá (130g) – 637 calorias
Por Francine Prass Hatem
Fonte: Nutrição Ativa
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.
Atenção!!!
Comentários com links não serão aceitos!