Socorro! Fui convidado para um churrasco!

Socorro! Fui convidado para um churrasco!
No Brasil o churrasco é a forma mais popular de comemoração. Está presente em quase todos os eventos sociais, e é apreciado nas mais diversas classes. É em torno de uma churrasqueira que a maioria das pessoas gosta de se confraternizar e socializar. Mas e os vegetarianos, eles ficarão sempre de fora das confraternizações?

Diferente do que pensam alguns, um vegetariano pode se socializar indo a um churrasco, embora ele não vá compartilhar do prato principal. Na verdade, é uma situação simples, mas para muita gente parece um verdadeiro dilema.

Quando um vegetariano é convidado para um churrasco, presume-se que o anfitrião convidou pela socialização em si, e que – uma vez feito o convite - planeja servir algum prato sem carne - ao menos, é o que se espera. Na prática, no entanto, nem sempre é assim. Muitas vezes o anfitrião distraído não lembra de seu convidado "diferente" e esquece de servir até mesmo a tão famosa “saladinha”. Neste caso, o que deveria ser uma ocasião comemorativa pode se tornar uma situação constrangedora.

Dialogando

Para que ambas as parte – convidado e anfitrião – sintam-se mais à vontade, o melhor jeito é dialogar. Alguns vegetarianos não frequentam churrascos e, neste caso, cabe uma recusa do convite, sem temer ser indelicado. No entanto, se a pessoa que não come carne não se importa em participar de tais comemorações, é válido que ela leve o seu prato vegetariano. De modo geral, conversar antes é uma solução apropriada. Assim ambos poderão decidir, de comum acordo, se o prato sem carne fica por conta de um ou de outro.

Vegetarianos não são anti-sociais

Há pessoas que cometem a deselegância de convidar todos os presentes e dizer: “Ah mas não vamos convidar Fulano porque ele não come carne”. Sim, Fulano está na cena e fica chocado com o que acaba de ouvir. A questão é que vegetarianos não são anti-sociais e muitos vão a churrascos por atenção à pessoa que os convidou. Quem convida precisa saber que o vegetariano é uma pessoa que socializa e confraterniza também, igual a todo mundo, ele apenas não come carne. Se o vegetariano é do tipo que não vai a churrascos, deixe que ele mesmo se encarregará de dar uma desculpa para não ir.

Por Luciana Santos

E você, o que faz quando é convidado para um churrasco?
Responda nossa enquete no Facebook

Artigo relacionado: O churrasco nosso de cada fim de semana

28 comentários:

  1. Nossa essa matéria me ajudou muito, pois fui convidada para um churrasco da minha sala e não sabia o que fazer. Parabéns pelas matérias!!!

    ResponderExcluir
  2. Depois que me tornei vegetariana, ainda não me convidaram para um churrasco.. Bem, vou ver o que faço quando me deparar com essa situação. :)

    ResponderExcluir
  3. Primeira impressão, é bom saber que o artigo foi útil. Eu é que agradeço por sua visita e pelo carinho. Volte sempre!

    Karine, quando acontecer, volte e compartilhe conosco sua experiência. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Churrascos são muito comuns em minha família e temos 2 vegetarianos ( ovo-lacto).
    Nunca falta salada, legumes, farofas sem carne e até abobrinhas e beringelas grelhadas , que agora precisam ser feitas para todos os convidados! A gente convive bem! bjs

    ResponderExcluir
  5. Sou ovo-lacto vegetariana, e nos churrascos da minha família sempre faço patê de alho para passar no pão e colocar para grelhar. Todo mundo adora! Eu "sobrevivo" aos churrascos comendo esse pão delicioso, e muita salada!

    ResponderExcluir
  6. Meu pai faz churrasco TODOS OS FINAIS DE SEMANA!! :/
    Sem problemas! Milho assado na brasa, cebola assada, alho poró marinado no shoyo na brasa, abacaxi e banana da terra assada... Várias opções! E leve bastante pq q até os "carnívoros" vão atacar seu churrasquiho vegano! rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. E o pior, as pessoas SABEM que vc nao come carne, mas avançam no queijinho, no pão com alho, nas saladas... incrível..
    sempre é o que acaba antes, enquanto isso a carne sobra...
    Se as pessoas fizessem um churrasco vegetariano, cheio de guloseimas nem sentiriam falta de carne.

    ResponderExcluir
  8. A maior chateação é quando algum bobão fica achando que você tá passando vontade, perguntando se não vai "nem uma calabresinha", ou achando que só porque não tem carne no seu prato você vai ficar com fome ¬¬

    Ou questionar suas razões quando claramente não é o tipo de pessoa que está disposta a aceitar seus argumentos. Muito pelo contrário, resolve tentar lhe convencer que comer carne não tem nada de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna, é esse o problema... se vc diz que não gosta de carne, todos aceitam numa boa. Mas se vc diz que não come carne por ser vegetariano, acham que somos de outro mundo ou frescos. Aff

      Excluir
    2. Nossa eu adorei essa matéria. Fui convidada para um churrasco e recusei. Mas pedi para meu marido ir e explicar o motivo de não ter ido. Gentem eu não fui, não por não comer carne. Eu não fui pq tenho pouco tempo que deixei a carne, estou num momento de transição ainda. Não sei se isso aconteceu com alguém aqui, mas eu outro dia fui esquentar a comida do jantar e tinha carne. Ja faz um mês que não como carne, e vendo aquela carne que era do jeito que eu gostava...me deu uma revolta de mim mesma e depois comecei a ficar enjoada do cheiro da carne. Gente foi um horror para mim lembrar que um dia já fui cemitério ambulante. Alguém já passou por isso? Desde esse dia que não suporto nem o cheiro de carne. Foi por isso que recusei o churrasco, para não passar por isso na frente dos outros.
      Adoro esse blog, tem me ajudado muitoooooooo

      Excluir
    3. Nossa Amanda. Fui em um churrasco recém adepta também. Passei um enjôo danado. Senti muito nojo. E sempre tem um sem noção, esfregando a carne na sua cara, achando que vc tá morrendo de vontade de comer!

      Excluir
    4. piorr,sempre passo por isso!!

      Excluir
  9. Não sou vegetariana, simplesmente não como carne, não gosto. Mas aaaamo um churrasco. Pela carne? naaada. Adoro comer pãozinho com vinagrete e queijo assadinho! ;D
    Quando alguém me convida, pergunto se preciso levar algo, se alguém já vai levar os pães e o vinagrete (aí já sei se vai ter ou não). Se a pessoa diz que ninguém vai levar, eu me ofereço e levo! simples assim, sem situações de constrangimento. E se eu sei que vou passar o dia num local onde terá churras, levo uma tortinha de palmito, algumas frutas p/ crianças. Sempre funciona.

    ResponderExcluir
  10. Aqui em casa meu marido faz o churrasco deles e o meu que é composto de batata assada, tomate e abobrinha recheados com alho poró assados, pão de alho. Geralmente a minha parte faz um sucesso danado e todos beliscam um pouquinho! hehe

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre vou "almoçada/jantada/lanchada" pra casa das pessoas, a não ser que o anfitrião já fale previamente que vai ter opção vegetariana. Eu fui convidada para churrascos (desde quando virei vegetariana) e ia, só não fui porque realmente tive outros compromissos. Mas uma vez um amigo meu (que é vegetariano, mas não por "filosofia", é que ele nao gosta de carne - na verdade existem poucas coisas no mundo que ele gosta) fez de aniversário uma viagem pra um chalé dele e ia ter churrasco pra família dele e o resto dos amigos. Ele comeu não lembro o que e os pais deles foram super atenciosos comigo e me fizeram sanduíche natural e nas outras refeições também separavam um pouco sem a carne para mim.

    Ser vegetariano não é difícil, é só você ser flexível e conversar numa boa com quem tá te convidando. Se não tiver intimidade, aí sim é que talvez precise arranjar uma desculpa, mas nunca passei por isso.

    ResponderExcluir
  12. Tem dois meses que parei de comer carne e vou em churrasco sem problema... as pessoas ainda não estão acostumadas com esse meu novo hábito e sempre ficam enchendo o saco pra eu comer carne, mas sempre levo na brincadeira e não me incomodo. Além disso, sempre levo queijo e pão de alho, pois com arroz e vinagrete o meu churrasco fica garantindo.
    O respeito é a fonte de um convívio amigável e agradável, então sempre tento levar essas situações da maior maneira possível, da mesma forma que não fico sendo chata falando dos benefícios de uma vida sem carne não dou espaço para críticas.
    Bom e por fim é isso, cada um vai levando sua vida da melhor maneira, com carne ou sem carne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sua abordagem. Não sou vegetariana, mas tenho amigos que são e gando vem aqui em casa seja para um churrasco ou para um jantar/lanche/almoço. Sempre tem alguns pratos para eles. Faço ótimos pratos com berinjela, abobrinha, repolho e cenoura. E todos se divertem, cada um com seu gosto. Pq o vegetariano tem q ser tratado diferente de quem não come peixe ou não come legumes. Se convidou faça algo gostoso para seu convidado.Ele vai ficar feliz e se sentir acolhido.

      Excluir
  13. Não tenho problemas com churrasco, mesmo pois oque de fato socializa, pelo menos nos que vou, é a bebida rsrs a qual aprecio e muito rs... e eu sempre com o copinho na mão, de rodinha em rodinha, o pessoal nem se toca que não estou comendo a carne hehehe...
    Mas uma alternativa seria fazer e levar umas caftas de PTS(PVT), daquelas escuras, e por na grelha... há muitas opções...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur, adorei a idéia de caftas de PTS.... tem a receita aí????

      Excluir
  14. Nossa, o último parágrafo me desceveu! rsrsr É bem assim, já se recusaram a me convidar para um churrasco, simplesmente, porque sou vegetariana. E mal sabem que a comida e o menos importante, na ocsião, dependendo o que for a comemoração, mais ainda, o sentido da festa é o mais especial. E nessas vezes que não quiseram convidar a "vegetariana chata", ou simplesmente já me avisaram antes que só teria carne, no fim eu nem fui, iria sem problemas porque comida é o de menos, mas se recusar e me tratar como "diferente" só por isso, já é problema com minha pessoa e não apenas por hábito alimentar. Algumas pessoas já acham que vegetarianos são extremistas e vão condenar sua comida em um jantar...e normalmente, ocorre o contrário, por sermos minoria na mesa, somos vítimas de piadinha, digo isso por experiência própria... mas enfim. Há sempre boas festas, pessoas que apreciam mesmo a nossa companhia do que todo o resto, os bons amigos/conhecidos. =)

    ResponderExcluir
  15. Gente eu moro em Portugal e lá é mais comum aparecer num grupo de convívio pessoas que não comem codáveres, mas aqui é bem mais raro principalmente no meu estado o Espirito Santopasso aqui sempre uns 3 meses e estas são as minhas primeiras férias sem comer carne, tenho ido aos churrascos e introduzido, os pimentos fumados na churasqueiras, o hummus, patês de alcaparas,quibes de cenouras.. e outras iguarias e mais o meu discurso, o que noto é que isso é mais importante do que ficar em casa me escondendo, passo a idea de que é possivel fazer um convível sem carne, com muito mais variedade e saúde e eles próprios acabam comendo muito menos carne.
    bjs,

    ResponderExcluir
  16. Sabe o que eu faço? Levo meus aperitivos! Churrasquinho de bolinhas de soja feito na telha, tomate recheado (enrola no papel laminado e põe na churrasqueira, abacaxi assado. Até os não vegetarianos comem.

    ResponderExcluir
  17. O pessoal do trabalho está planejando um churrasco num clube. A única coisa diferente que vou fazer é levar minha própria comida.
    Bom, vou ter que ouvir muita "MPB" - Música Podre Brasileira (não confundir com MPB) - , mas algumas coisas a gente tem que encarar, né?

    ResponderExcluir
  18. Eu me sinto antipática por recusar, isso deve ser meio normal... Mas eu não como carne nem bebo álcool, então imagino que me sentiria um peixe fora d'água... Realmente acredito que seja muito grande a diferença entre mim e as pessoas que gostam de se entupir de carne e cerveja, achando que precisam ficar completamente bêbadas pra se divertirem... Então prefiro não ir, pra não bancar "a chata"...

    ResponderExcluir
  19. Olha, moro em Porto Alegre e não deixei de ir a nenhum dos churrascos da família. Minha mãe sempre fez muita salada, mesmo antes de eu parar de comer carne. E quando o churras é na casa da minha sogra, marido lindo faz abobrinha e pimentão na grelha.
    Já fui em churrascos de amigos e por sorte, além do pãozinho com alho, tb tinha algumas saladas...

    ResponderExcluir
  20. Não sei se tem muita gente assim, mas me tornei vegano à 04 meses e hoje mesmo passei por um problema na hora do almoço, na minha casa somente eu sou, e de vez em quando fico muito intolerante à carne, o cheiro, as pessoas me comendo me fazem sentir mal e às vezes perco a paciência e solto alguma coisa do tipo "chamar a carne de carniça", "defunto de animal" e, sou atacado com desculpas de que eu sempre comi 35 anos, quando começa os embates, infelizmente ninguém quer perder a guerra e fica o mal estar. Vou ter que passar a tentar estar o mais longe possível de quem esteja comendo carne, e nem me imaginar em um lugar onde possam estar matando para comer. A sensação que tenho hoje é de ter sido um criminoso por 35 anos e de repente acordei para o mundo não querendo estar do outro lado mais. Mas, me sinto um coelho no meio das cobras, ainda que consiga conviver com elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovani não seja tão radical! A aceitação é a regra de ouro da vida. Pratique! Por 35 anos algum vegetariano discursou pra vc? Então, seja bondoso, aceite a diversidade, seja aceito e melhor ainda seja feliz! Já te perguntaram: por quê??? - vc não come carne - Taí uma perguntinha difícil de responder sem discursar ou ofender....eu sorrio e digo que não como coisas vivas ou que tenham rosto ou filhos....no fim dá tudo certo. bjo

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...