Uso de suplementos nutricionais na dieta vegetariana

Uso de suplementos nutricionais na dieta vegetariana
O vegetariano necessita de suplementação de nutrientes?

Para responder a essa pergunta devemos conhecer 2 fatores do indivíduo:

- A fase da vida em que se encontra
- O tipo de vegetarianismo adotado

O único nutriente que realmente necessita de atenção é a vitamina B12 em gestantes, mulheres amamentando e crianças.

Veganos adultos que não fazem exames laboratoriais de controle periódicos devem utilizar a vitamina como prevenção.

Vegetarianos que não fazem uso regular de ovos, leite e laticínios também devem suplementar a vitamina B12 como medida preventiva.

Os demais nutrientes podem ser supridos tranquilamente com uma dieta bem planejada.

As demais recomendações de suplementação em gestantes, crianças e idosos são as mesmas prescritas para os que comem carne.

Se há recomendação de suplementação para algumas etapas da vida de um vegetariano, podemos considerar que a dieta vegetariana é saudável ou adequada?

Sim, podemos!

Crianças (que utilizam ou não carne) recebem suplementação de ferro e algumas vitaminas em determinados períodos da infância.

Gestantes (que utilizam ou não carne) também recebem suplementação (ferro e ácido fólico) como medida profilática.

O Instituto de Medicina dos EUA e o Food and Nutrition Board recomendam suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade, pois 10 a 30% desses indivíduos apresentam dificuldade de extrair a vitamina do alimento.

Atualmente a farinha de trigo comercializada é enriquecida com ferro e ácido fólico como medida preventiva de saúde coletiva.

Se considerarmos que o uso de suplementação torna inadequada uma dieta, devemos considerar que não deveríamos passar pela infância, gestação e nem ultrapassar os 50 anos de idade, pois, em cada um desses ciclos de vida, não foi encontrada uma "dieta ideal" (que não precisaria ser suplementada em momento algum).

A incidência de diversas patologias é marcadamente reduzida ao se adotar uma dieta vegetariana (leia o folheto O vegetarianismo e a sua saúde). Isso, por si só, sugere a adequação da dieta vegetariana ao organismo humano.


Por Eric Slywitch - Médico, coordenador do departamento científico da Sociedade Vegetariana Brasileira. Especialista em nutrologia (ABRAN) e nutrição enteral e parenteral (SBNPE). Pós graduado em nutrição clínica (GANEP). Especialista em nutrição vegetariana.

Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira

Um comentário:

  1. Olá Elaine, gostei muito da sua matéria. Sou vegetariana, mantenho uma alimentação balanceada, utilizo complemento alimentar, indicado por nutricionistas para suprir algumas necessidades. Acredito que nem todas as pessoas necessitem de suplementação, mas aconselho a procurar um profissional antes de começar uma dieta.

    Abs!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...