Cozinhando alimentos no vapor

Cozinhando alimentos no vapor
Cozinhar no vapor conserva os nutrientes dos alimentos, principalmente as vitaminas e os minerais e diminui o valor calórico da preparação. Um método muito simples que pode ser incorporado no seu dia-a-dia.

O que você vai precisar?

Não é necessário uma panela especial para cozinhar no vapor. É possível improvisar com peneiras de alumínio ou de inox, escorredor de macarrão, ou cestos, desde que tenham orifícios que permitam a passagem do vapor. Para que o cozimento seja mais rápido, o recipiente com os alimentos deve ajustar perfeitamente na panela com a água.

Se você for adotar este método de cocção vale a pena ter um utensílio apropriado ou os equipamentos elétricos, fáceis de usar e lavar e de custo acessível. Existem panelas próprias para o cozimento no vapor com duas camadas, ou seja, há duas cestas, nas quais os alimentos são colocados, que se encaixam perfeitamente. Quase todas têm tampa transparente para controlar o cozimento. Outra opção é a wok com cesto de bambu, comum nos países orientais.

Para cozinhar no vapor os alimentos, sem perder sabor, siga os passos abaixo:

1. Prepare os alimentos, tempere e arrume-os em um cesto.

2. Os alimentos devem ser colocados com cuidado no cesto, sem pressioná-los, permitindo a circulação do vapor.

3. A parte de baixo da panela deve conter de 3 cm a 5 cm de água, exceto quando os equipamentos já têm a indicação do volume de líquido a ser adicionado.

4. Para dar mais sabor à preparação, a água pode ser temperada com ervas, gengibre, alho, folhas de louro ou especiarias. A água do cozimento pode ser aproveitada para preparar molhos, caldos para sopas e cozinhar grãos. Pode-se usar sucos, vinhos e leite para substituir a água do cozimento.

5. Arrume o cesto com os alimentos na panela com água de moda a encaixar perfeitamente. A principal regra do cozimento à vapor é não deixar o alimento tocar na água durante a cocção.

6. Feche a panela hermeticamente para evitar a perda de vapor, mantendo o aroma, cor e consistência do alimento.

7. O ideal é colocar o cesto com os alimentos quando a água já começou a ferver. De preferência, reduza o fogo durante o cozimento.

8. Evite abrir a panela durante o cozimento para não interromper a circulação do vapor e, conseqüentemente, o processo de cocção.

9. Corte os alimentos em pedaços semelhantes e não muito grandes para que o cozimento seja rápido e uniforme.

10. Se for cozinhar mais de um tipo de legume, selecione os de textura semelhante para cozinharem no mesmo tempo.

11. Mantenha uma chaleira com água fevente para completar a água, se necessário. Adicionando água quente não diminuirá a temperatura.

Os legumes mais indicados para o preparo no vapor são: couve-flor, brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, salsão, alho-poró, aspargo, cenoura, pimentão, cebola e batata (de preferência, cozinhe com a casca). Não se indica o cozimento do tomate no vapor pela sua elevada quantidade de água que se perde com o cozimento, resultando em uma preparação sem sabor.

Fonte: Revista Água na Boca

Artigos relacionados:
» Como cozinhar a vapor na panela de pressão
» Cozinhar a vácuo mantém os nutrientes dos grãos

8 comentários:

  1. Aprendi uma forma simples e fácil de cozinhar vegetais no vapor: coloca-se os pedaços dos vegetais dentro da tampa de uma panela e cobre-se com um pano limpo(de prato mesmo). Amarra-se o pano por cima da tampa e é só tampar a panela com água fervente por alguns minutos. Adorei suas dicas tb, são muito práticas. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre faço isso também... fica uma delicia!!

      Excluir
  2. aqui em casa utilizo a cuscuzeira e os vegetais ficam mto saborosos...a panela eh muito baratinha, por volta de R$10,00 e ficam prontos bem rapido é so cozinhar com ela tampada pra conservar os nutrientes
    Adorei o site continue com as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua dica....vou experimentar

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom que gostou, Vitor... Obrigada por comentar. Abraço!

      Excluir
  4. Olá, não sou vegetariano, porém venho sempre aqui pegar emprestado algumas de suas receitas e dicas. As verduras no vapor já entram no cardápio de minha família, tenho uma criança de 3 anos, então, temos que rebolar para que a mesma seja o mais saudável possível. Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Nolram... Fico feliz em saber que o blog está sendo útil para você e sua família. Você está certíssimo, preocupando-se em oferecer uma alimentação saudável para o(a) seu filho(a). Caso ainda não tenha visto, há um documentário ótimo, chamado "Muito Além do Peso" e que talvez possa lhe interessar. Ele aborda justamente a questão da alimentação infantil na atualidade. Para vê-lo, clique aqui. Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...