O churrasco nosso de cada fim de semana

Por Renata Octaviani Martins

Churrasco Vegetariano
Verão, praia, piscina, calor, natureza... E churrasco... Muito churrasco.

Sim, você gosta de passar tempo com seus amigos e sua família, mas tem arrepios com o espetáculo dantesco movido a gordura e fumaça? Sem contar que sempre tem alguém - muito bem intencionado - que sugere que você não terá problema pois poderá comer pão com vinagrete e salada de rúcula... Ou tem a brilhante ideia de comprar queijo de coalho (se não sabe qual o problema com coalho, leia o artigo sobre o consumo de queijos para entender).

Muito embora dê pra se divertir sem comida (sempre tem piscina, jogos, conversa, filmes, videokê ou outros atrativos), melhor aproveitar a ocasião e mudar os conceitos. Bem, você não precisa passar fome cada vez que aceita participar de um churrasco...

Por que não promover um churrasco diferente ou levar para os seus amigos? Churrasco vegetariano. Além do benefício próprio, você ajuda seus amigos a aumentarem a ingestão de fibras e minimizarem um pouco os efeitos da ingestão excessiva de carnes. Um banquete colorido e apetitoso.

O que você vai precisar

Acessórios:
Uma churrasqueira com uma grelha limpa ou uma churrasqueira elétrica
Uma grelha avulsa (vendida normalmente para peixes...)
Uma chapa, caso queria fazer grelhados no fogão
Espetos (grandes ou palitos)
Papel alumínio

Algumas sugestões

"Bifes" de Berinjela/Abobrinha: corte no sentido do comprimento em várias fatias médias. Tempere com shoyu, azeite e orégano (e alho, se vc não tiver nada contra ele). Deixe pegar gosto. Coloque na grelha (longe da carne, obviamente).

Barcas de berinjela: corte a beringela na metade, no sentido do comprimento. Tempere com sal e enrole em papel alumínio. deixe até ficar macia. Retire a polpa (deixe um pouco pra não ficar só casca) com uma colher/faca e amasse com azeite, tofu (ou ricota/cottage para os lacto-vegetarianos), sementes de girassol, salsinha e pimenta, etc. Recheie e coma!

Tomates: corte o tomate na metade, também no sentido do comprimento. Tire as sementes. Tempere com uma pasta de açucar mascavo, sal e azeite (mais ou menos 1 colher de sopa, 1 colher de chá e outra colher de sopa). Coloque em espetos grandes e deixe até a casca ficar bem enrugada.

Cebola: corte a cebola fazendo um "x" por cima. Tempere com sal e azeite, una novamente e enrole em papel alumínio. Coloque diretamente nas brasas e deixe até ficar macia.

Frutas: banana com casca, colocada diretamente na brasa, e abacaxi em rodelas com canela, na grelha. Assar a maçã bezuntada em melado e especiarias é outra dica.

Espetinho de PTS ou Glúten: lave e hidrate a PTS grossa (5 minutos em água fervente), lave novamente, esprema bem. Ou então faça o glúten e cozinhe com temperos ou use a carne vegetal em lata. Tempere com um pouco de vinagre branco e temperos a gosto. Deixe pegar gosto. Faça espetinhos intercalando a PTS/Glúten, pedaços de tomate, pimentão, cebola, tofu, berinjela, abobrinha, etc. Coloque na grelha (ou no forno, apoiando as pontas do palito sobre a borda de uma fôrma).

Tofu: corte uma fatia grossa de tofu. Drene a água por uns 30 minutos e depois faça uma marinada com temperos de sua preferência. Deixe mais uns minutos. Coloque na grelha besuntada de azeite até formar uma casquinha. Vire com cuidado pra não quebrar.
Pode usar também o tofu drenado, congelado e drenado mais uma vez. A textura é mais elástica e não corre o risco de esfarelar.

Batata: lave bem com a casca e cozinhe por uns 10 minutos. Embrulhe em papel alumínio e coloque na brasa até ficar macia. Recheie como quiser.

Hamburgueres e salsichas vegetais, feitos em casa ou comprados pronto, também ficam bons grelhados.

Claro, molho vinagrete com pão também é bom, além da salada de rúcula. Ou invente saladas misturando folhas, frutas e castanhas, com um molho refrescante (hortelã, limão, mostarda, iogurte...)

Leve uma salada tipo maionese sem ovos que faz o maior sucesso.

Palmito pupunha in natura. Vendido em diversos supermercados (certifique-se de ser fiscalizado pelo IBAMA). Basta enrolar no papel alumínio e 2 horas direto na brasa (um lugar ao lado do carvão, sem encostar, nunca sobre a brasa, caso contrário queima). Aí é só abrir a casca, temperando com azeite e sal.

Alho Poró: corte as folhas, abra o talo no sentido do comprimento e coloque para assar.

Cenoura, Pimentão e Cebola: corte uma cenoura em lâminas no sentido do comprimento, tiras grandes de pimentão e rodelas grossas de cebola (sem destacar os anéis). Tempere com sal e - opcional - um pouquinho de azeite e alecrim. Asse na grelha ou chapa bem quente até ficar macio. Sirva acompanhado de um molho feito com shoyu e limão.

Pão de alho (compra-se pronto ou faz com pão, alho, orégano e azeite). Só colocar na grelha pra torrar.

Cogumelos frescos: escolha cogumelos grandes, como Portobello e Shiitake ou faça espetinhos com os menores (Paris, Shimeji). Higienize, tempere como preferir e grelhe.

Bolo salgado: feito com fatias de pão de fôrma sem casca levemente umedecidas com uma mistura de água e shoyu, intercalados com purê de batata, maionese de cenoura ou beterraba (mesma receita), faça PTS desfiada e bem temperada, coloque milho, ervilha, cubra com batata palha. Sirva gelado.

Acostume-se... Todos os comedores de carne vão avançar na sua comida... Aliás, não servir carne (assim como tem gente que não serve álcool ou café) pode ser uma questão de princípios, então não se sinta constrangido em fazer um churrasco livre de carne e crueldade. A churrasqueira em si, é só um acessório pra cozinhar alimentos. Cada um faz dela o que julgar conveniente.

Bom churrasco!

Fonte: Veg Vida

Receitas relacionadas:

» Abacaxi Grelhado
» Cebola na Brasa
» Churrasco de Batata
» Churrasco Vegetariano
» Espetinho de Cogumelos
» Espetinho de PVT
» Espetinho de Tofu e Abobrinha
» Espetinhos de Quiabo
» Espetinhos de Seitan
» Espetinhos de Shiitake
» Espiga de Milho Verde com Ervas
» Falso Pão de Alho
» Molho Churrasco
» Molho Vinagrete
» Xixo Vegetal

17 comentários:

  1. hummmmmmm
    amei!
    estou imprimindo as ideias...obrigada

    ResponderExcluir
  2. bem melhor q ficar levando minha própria carne de soja pros churrascos alheios! ^.^

    ResponderExcluir
  3. Gente, esse site eh tudo de bom!
    Muito obrigado por todas as informações! Eu sempre tive medo do vegetarianismo, e hoje tenho orgulho de ser vegetariano.

    ResponderExcluir
  4. ótimo, muito bom mesmo! é o que iremos fazer amanhã! adorei o site.

    ResponderExcluir
  5. ah!isso é verdade!quando a gente começa a fazer nosso churrasco o espanto é geral: "creeedo!churrasco sem carne!"..mas no final,ta todo mundo adorando nossas guloseimas e preferindo elas do q a carne..ja nos acostumamos até!rsrs

    ResponderExcluir
  6. O dia em que comer capim queimado for churrasco...

    Que idéia ridícula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. Churrasco é feito de cadáver queimado.

      Excluir
  7. Adoro esse site, várias dicas! A D O R E I! Muito obrigada! O que não gostei foi da falta de respeito de alguns...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. po parabéns por esse site e por essas dicas....a luta é dura e idéias como a desse site nós movem à vitória contra o monopólio cruel das industrias da carne.....tenho um blog voltado ao humor....www.maislocoqobatman.blogspot.com ....sei o quanto é dificil manter o blog bom....e pode ter certeza....vcs estão conseguindo

    ResponderExcluir
  9. Adorei, estou maravilhada com este site... Otimo para variar ...
    Churrasco se carne uma maravilha !!!

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS!...JÁ HAVIA ADERIDO A ESPETINHO DE CEBOLA E BATATA!!ADOREI AS IDÉIAS.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! é maravilhoso esse cantinho que é um cantão de bom!

    ResponderExcluir
  12. Sou espírita e há algum tempo despertou em mim o interesse de parar de comer carne, mas como praticava musculação, sempre houvia os profissionais e nutricionistas falando da necessidade do consumo de carne pra saúde e então por desinformação e um motivo maior além da minha saúde me faltava. tempos depois mais dedicada a doutrina reveladora e consoladora de Jesus, acabei diante de um depoimento de André Luiz em seu livro Missionários da Luz onde seu orientador alertava sobre os excessos da alimentação e dos fluidos grosseiros que alguns alimentos amo a carne possuem. O mais importante foi o que ele disse sobre como Deus nos confia os animais e como nós somos cruéis com eles,usufruindo da sua carne para satisfazer nossos habitos alimentares inferiores.O homem não é mais o selvagem de outrora e tem inteligência e meios de buscar as proteínas e vitaminas necessárias em outros grupos de alimentos. E que nós não matamos o animal, mas pagamos par alguém fazer por nós, que dá no mesmo. Desde então não como mais nada de carne, nem derivados e nem compro utensílios de couro.Obrigada por me ajudar pois não sabia com o que substituir a carne na alimentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou vivendo a mesma situação, Glaucia. Se depender de incentivo a gente desiste rsrs. Para mim está sendo muito difícil porque eu adorava todo tipo de carne e agora tenho que fazer comida sem carne só para mim e fazer com carne para os outros. O povo não entende...pensa que é por causa da saúde...pode até ser, mas o que me move nessa luta é a defesa dos animais. Já estou há mais de um ano sem carne, mas ainda me alimento de peixe, leite e ovos. Gostaria muito de não gostar de nada animal, mas comigo é tudo assim - ex. parei de fumar, mas adoro o cheiro do cigarro. Minha esperança é renascer em um lar de vegetarianos.

      Excluir
  13. Oi realmente é um certo desafio fazer churrasco sem carne, é um conceito um pouco "além"... Entretanto dá muito certo e realmente mesmo quem come carne acaba provando e aprovando muito! Assim sendo churrascos podem acabar sendo muito variados e sem excluir nenhum tipo de opção alimentar! hahahahha

    Uma coisa muito boa que fazemos sempre por aqui é pimentão recheado, abrimos ele por cima, retiramos as sementes, recheia com tomate e queijo (pode ser tofu), e tampa ele com um pedaço de pão besuntado em patê de alho, coloca ele sobre a grelha e vai virando ele até que a pele comece a sair e dar aquela leve tostada. Ai é só comer!

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, obrigada por comentar e volte sempre. Abraço! ♥

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...