Soluções para culinária vegan

Leite de Soja

Ingredientes:
250 gramas de soja em grão
1 1/2 litros de água
1 colher de manteiga
Sal

Preparo:
Deixe a soja de molho durante a noite. Guarde a água em que a soja ficou de molho. Bata no liquidificador ou moa em máquina de moer sem desperdiçar o leite. Misture bem a massa de soja com a água e leve ao fogo para ferver, mexendo sempre, para não pegar no fundo da panela. Quando ferver, coloque um pouco de água gelada, para baixar a fervura, procedendo assim mais duas vezes, quando então o leite estará cozido. Esta operação leva de 20 a 30 minutos. Ao retirar, acrescente o sal e a manteiga. Coe logo em seguida, empregando um pano de algodão e torcendo bem. Sirva quente ou frio.

O leite de soja pode ser aplicado de todas as formas, assim como o leite de origem animal, em: bolos, cremes, achocolatados, pudins, tortas, etc., além de ter muito mais poder nutritivo que o leite comum. O bagaço pode ser empregado em preparos de farofas, pães, almôndegas, bolinhos, etc.


Leite Condensado Vegano

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite de soja
½ xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de creme vegetal
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (café) de essência de baunilha

Preparo:
Junte todos os ingredientes no copo do liquidificador, misture bem. Guarde em potes bem fechados na geladeira.


Margarina de Soja

Ingredientes:
1 cenoura média cozida
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 copo de leite de soja
1/2 colher (sopa) de sal
1 copo de óleo de milho, aproximadamente

Preparo:
Cozinhe a cenoura e reserve. Pegue a água do cozimento da cenoura e junte à maisena, fazendo uma goma. Bata no liquidificador o leite, a cenoura, a goma e o sal. Vá juntando óleo até que fique firme. Despeje em um pote com tampa e leve à geladeira por, no mínimo, quatro horas. Sirva com torradas ou pão integral.

Massa de Soja Simples

Ingredientes:
1/2 kilo de soja

Preparo:
Deixe a soja de molho durante a noite. Retire as peles e leve ao fogo com a própria água que ficou de molho, para cozinhar até ficar mole, durante umas 4 horas em panela comum ou 1 hora em panela de pressão. Passe no liquidificador apenas até que esteja triturada. Pode-se usar esta massa em várias receitas, como em almôndegas.

Queijo de Soja - Tofu

Ingredientes:
2 litros de leite de soja
1 xícara de vinagre

Preparo:
Junte ao leite de soja previamente aquecido, 1 xícara de vinagre (para o coalho), misturando bem. Deixe em repouso alguns minutos, até se tornar completo o coalho, que é passado então para um saco de pano fino. Mergulhe este saco com a pasta formada várias vezes em água limpa e renovada, até desaparecer o excesso de vinagre. Deixe escorrer durante uma hora, espremendo depois para eliminar o líquido. Tempere a massa com sal e coloque o queijo em forma própria, em lugar fresco e arejado, até que endureça.

Maionese sem Ovos

Ingredientes:
2 xícaras de leite em pó
1/2 xícara de azeite de oliva
1 colher de sopa de sal
suco de 2 limões
água

Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e vá acrescentando água até obter uma consistência semelhante à maionese tradicional.

Como Substituir os Ovos

Dissolva 1 xícara de polvilho azedo em uma tigela com água. Coloque na panela e mexa, até dar o ponto de clara de ovo ou use a linhaça moídas substituem bem os ovos em panquecas, biscoitos, bolos e bolinhos. Moê-las no liquidificador e guardá-las no freezer.

Ingredientes:
1 colher (sopa) de linhaça moída (moa 1 xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer)
3 colheres (sopa) de água

Preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos (fica muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas bem líquidas as sementes de linhaça moídas podem ser agregadas diretamente aos componentes secos.

Como Substituir o Leite

Leite de Aveia
Coloque de molho a quantia desejada de aveia, no dobro em água, em recipiente de louça ou vidro. Após 2 horas, bata no liquidifocador e coe num pano. Pode pôr mais água, se ficar muito grosso.

Leite de Brotos de Soja (Moyashi)
1/2 xícara de brotos de feijão-soja (moyashi);
1 copo (200ml) de água de fonte ou mineral.
Bata os moyashis com a água, no liquidificador e coe.

Leite de Coco:
Rale um coco (não use nada de alumínio) e deixe-o ferver com água por 40 minutos. Mexa um pouco, com colher de pau e então bata por 5 minutos no liquidificador. Coe com um pano de algodão bem limpo. Rico em proteínas, saboroso, ótimo para doces e sem os aditivos químicos do similar engarrafado.

Leite de Soja (extrato):
Dissolve-se, geralmente, 2 colheres de sopa do extrato solúvel de soja, em pó, à venda no comércio, em 1 litro de água.

Fonte: www.br.geocities.com/receitasvege/

4 comentários:

  1. adorei esse cantinho aqui, as sugestões e ideias.
    Também gosto muito de cozinha vegetariana, apesar comer de tudo um pouco.
    Vou voltar aqui.

    ResponderExcluir
  2. Muito boas essas receitas.

    O leite condensado vegano usa creme vegetal. Seria uma boa colocar a receita desse creme.

    Vou experimentar fazer tudo isso! =D

    ResponderExcluir
  3. quase todas as propostas com soja.....
    uma política de não matar animais para comer...porém como fica o posicionamento dos Vegans com o aumento da soja trangênica...e mais....com as monoculturas de soja que mais do que nunca tem acabado com pequenos agricultores e o solo.

    algo para se pensar....

    ResponderExcluir
  4. Uau olha muito legal estou adquirindo esse estilo de Vida, mas estou tendo dificuldade de encontra receitas praticas pra quem é Universitário, alguém tem sugestão ?

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...