Substituindo o ovo em receitas

Substituindo o ovo em receitas"Eu não uso ovos, nem pra "dar liga".

Quibe, ao invés de fazer com PTS (proteína texturizada de soja), eu faço uma pasta com grão de bico ou de soja em grãos (cozinho, depois passo no processador). Daí no recheio eu coloco pts, tofu, lentilha, brócolis, escarola, às vezes ricota...

Hamburguer/almôndega de PTS eu faço o seguinte: hidrato, espremo beeeem, tempero e bato pelo menos metade da PTS no mini-processador até virar uma pasta. Misturo tudo de novo e daí, só acerto o ponto com um pouco de farinha de trigo (integral ou branca) mesmo.

Macarrão (massa fresca) eu faço usando farinha branca, sêmola, farinha integral, azeite, sal e água.

Em bolinho de mandioca, eu só processo a mandioca cozida, tempero e, se precisar, coloco um pouco de maizena.

Soufles/quiches eu faço com tofu. Crepes, eu só coloco água, óleo, farinhas (branca e integral ou branca e maisena), fermento em pó... Panquecas americanas é só farinha integral, maizena, leite vegetal, melado e fermento em pó.

Mas uma substituição que em bolos/bolinhos eu acabo usando de vez em quando é a linhaça. Você faz assim: bate as sementes no liquidificador até virar pó, daí guarda em um pote fechado no congelador. Quando precisar, tira 1 colher de linhaça moída, acrescenta 2 colheres cheias de água e espera uns 15 minutos. Daí coloca uma colher (chá) de extrato de soja ("leite de soja em pó") e usa no lugar de um ovo.

Outras substituições possíveis pra ovos são: biomassa (banana verde cozida e processada), lecitina de soja, tofu, banana madura amassada (só receitas doces) (normalmente é mais ou menos uma colher cheia pra cada ovo), batata cozida amassada... Em massas doces, tipo bolo, o melado (ou o mel, se você usar) ajudam no resultado final também.

Pessoalmente, eu acho que não tem um "substituto universal". Tem receita que eu nem penso nisso, tem umas que eu misturo várias coisas e outras em que um ingrediente tem um resultado melhor que outro. Não tenha medo de testar.

Pra pincelar massas eu uso um pouco de massa de tomate misturada com óleo e shoyu. Em receitas doces, uso melado. Pra bater em neve eu ainda não testei nada, mas acho que vai ser tofu soft, talvez com um pouco de polvilho doce.

Ah, sim, e adquira algum livro de culinária vegana (Cozinhando Sem crueldade, Delícias Vegetarianas, Culinária Vegetariana, A Soja no seu dia a dia, Lar Vegetariano... Tem vários), ajuda bastante a parar de pensar em como substituir ovo, mas sim em como combinar ingredientes, muitos com os quais não estávamos acostumados a lidar.

Abraços!

Por Renata Octaviani Martins - Veg Vida

6 comentários:

  1. Outra sugestão: baba de quiabo! testei no hambúrguer de soja e ficou perfeito! ;)
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostei da idéia da baba do quiabo, mas queria saber como faço pra retirá-la? cozinho o quiabo e espremo? ou tem outra maneira...?
    Obrigada! Parabéns pelo site, muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa 'tô' encantada!! Ñ saio mais deste blog, já tá add ao meu. Agora eu consigo chegar lá (vegetariana total).

    ResponderExcluir
  4. Nesta receita aqui http://nosoup-foryou.blogspot.com/2010/10/um-simples-bolo-de-chocolate.html posso substituir, então, os 2 ovos pela linhaça com água? Ajudem :) Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Andreia... Pode substituir pela linhaça com água. Aqui no blog tem uma receita de Bolo de Chocolate que também pode te interessar. Abraço!

      Excluir
  5. Em algumas receitas se pode usar o ágar-ágar também! Dependendo da quantidade, fica uma pasta ou uma gelatina mesmo. Eu uso o ágar principalmente para substituir amidos e maisenas que dão liga em sobremesas. Isso é importante para quem quer emagrecer ou tem restrição a carboidratos, como diabetes ou candidíase. Dá pra fazer mousses, tortas geladas, bolos gelados e até queijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...