Comer carne estimula o desmatamento?

Comer carne estimula o desmatamento?
A criação de pastos e a ampliação das lavouras de soja, que é ingrediente das rações bovinas, ameaçam a Floresta Amazônica

Indiretamente, sim. “Para criar pastos, muitos pecuaristas recorrem ao desmatamento de florestas e de outros biomas, como o cerrado”, afirma Marisa Dantas Bitencourt, professora do Instituto de Biociências da USP. Segundo a organização não-governamental Viva!, que atua em defesa dos animais, 70% das áreas desmatadas da Amazônia são usadas para criação de pastos.

Existe, ainda, outro fator que associa o consumo de carne ao desmatamento. “Boa parte da soja plantada em áreas de florestas, como a Amazônia, é utilizada para produção de farelo, matéria-prima da ração do gado criado confinado em curral”, diz Marisa. Para contornar o problema seria preciso um rígido controle sobre a origem da carne bovina e da ração do gado.

O que há hoje, segundo o Ministério da Agricultura, é um acordo em que agricultores se comprometem a não expandir a área destinada ao plantio de soja e um debate entre pecuaristas e frigoríficos sobre um possível acordo em que a Embrapa monitoraria pastos via satélite – assim, seria possível saber se há expansão de pastagens para áreas de florestas.

Fonte - Publicado em 04.2009

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...