Farinha ou Extrato de Feijão Branco (vegana)

Farinha ou Extrato de Feijão Branco
Lave o feijão e seque no sol ou sobre papel toalha. Quando estiver bem seco, coloque no liquidificador e bata o máximo possível.

Depois, passe o feijão triturado por uma peneira. Se quiser mais fino, devolva ao liquidificador e peneire novamente.

A parte que sobrar na peneira é a sobra ou farelo. Tem as mesmas propriedades da farinha e pode ser usada em qualquer receita, como, por exemplo, em pães, misturada a farinha de trigo.

Em geral, 1 kg de feijão branco rende aproximadamente 200 gramas de farinha. Se preferir, você pode comprar a farinha de feijão branco pronta!

Fonte: Globo Repórter

Artigos relacionados:

» Receita com feijão branco emagrece e ajuda a evitar diabetes
» Perca peso com uma dieta vegetariana

Onde encontrar:

» Empório Sabor da Terra (entrega em todo o Brasil)
» Vivenda a Vida

50 comentários:

  1. Tentei triturar o feijao, apos seca-lo no papel toalha, no processador e liquidificador. No entanto, a unica coisa que consegui foi uma pane eletrica na minha casa!! o feijao ficou aos pedacinhos, mas nao virou farinha. Preciso de uma dica urgente!!
    obrigada, carla oliveira

    ResponderExcluir
  2. Oi eu tive o mesmo problema, foi feijao pra todo lado na minha cozinha, ate tentei no pilao, mas foi muito cansativo e desisti. tentei comprar numa dessas casas de produtos naturais, mas nem sabiam o que era.A atendente me perguntou tem arroz branco, serve. rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. compra um liquidificador melhor ué

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, hoje fiz a farinha com o feijão branco e deu certo. Primeiro eu lavei bem, deixei secar em uma assadeira baixa, com papel toalha, foram vários dias, o feijão ficou bem sequinho, então tentei o triturador e não deu certo, parti para o liquidificador, consegui triturar legal, depois passei para o processador, ficou bem fininha a farinha, vou começar a fazer uso no jantar. Lembrando que o feijão tem que ficar bem seco.

    ResponderExcluir
  5. Fui tentar triturar o feijão branco e aconteceu o mesma coisa, das amigas acima, meu liquidificador era novo e quebrou, o que acontece?
    Grata pela resposta.

    ResponderExcluir
  6. Realmente,no inicio do processo parece que não vai dar certo,mas ai eu liguei o liquidificador e sai da cozinha e o deixei lá com aquele barulho todo,ppor uns 8 minutos.Quando voltei...para minha surpresa tinha dado certo e ai peneirei e vou começar a usar no jantar.Tomare que de certo!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, peço desculpas a todos por não ter respondido os comentários antes. Ando numa correria só!

    Outra coisa que eu quero deixar claro, é que a única coisa que fiz foi publicar aqui a receita divulgada na matéria do Globo Repórter. Não desenvolvi a receita e também não testei antes de postar.

    Agora, vamos aos comentários:

    Carla, você disse que o feijão ficou em pedacinhos. Será que se ficasse mais um pouco, não teria dado certo?

    Rosane, seu comentário me fez rir muito! Essa do arroz branco, foi demais! Realmente, no pilão acho muito difícil dar certo.

    Diogo, obrigada pela sugestão!

    Finalmente um caso de sucesso! Ana, relendo seu comentário agora, acho que deixar o feijão secar bastante antes de triturar talvez seja o "pulo do gato". Será que não foi esse o problema, meninas?!?

    Iris, sinto muito pelo seu liquidificador, mas como expliquei acima, a única coisa que fiz foi divulgar a receita da matéria e como você mesma pode conferir no site do Globo Repórter, lá o feijão foi triturado num liquidificador comum.

    Andrea, seu comentário também me fez dar boas risadas! Não sei se conseguiria ligar o liquidificador e sair da cozinha, apesar de todo o barulho. Espero que dê tudo certo!

    Bem, houve resultados positivos e negativos. Agora, o que determinou o sucesso ou fracasso em cada caso é algo pra se pensar... Que tal fazer isso e, quem sabe, tentar novamente?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Também acabei de consegui foi queimar o liquidificador e o mix que ganhei de casamento com essa receita. Vou escrever para a Globo.

    ResponderExcluir
  9. Comigo deu certo, pois meu liquidificador tem uma tecla só para grãos. Deixei os grãos batendo por uns 3 min.
    Eu lavei bem o feijão e deixei no escorredor, por umas 3 hs, lá fora na varanda "pegando" vento. Depois peguei uma toalha (limpa) de mesa e espalhei todo o feijão sobre ela,e ia secando -de vez em quando- com um pano de prato. Só os triturei no dia seguinte, para ter certeza de que estariam beeem secos.
    OBS: Tbm saí da cozinha, pois o barulho é inssuportável.
    Acabei de tomar e agora vou almoçar.
    Se der certo, vou entrar pra contar pra vcs, ok?

    ResponderExcluir
  10. estou tomando a farinha do feijao branco,coincidencia ou nao,estou perdendo peso,todos estao notando,gostaria de saber se tomar por muito tempo faz mal?desde já obrigada janaina

    ResponderExcluir
  11. Impossível q o feijão tenha estragado o aparelho de todos... O.o fiquei pasma... Usei o liquidificador da minha mãe, mais especificamente o triturador, e olha q o aparelho tem mais de 25 anos, faz parte do enxoval...usei a primeira triturada para peneirar e tirar o pó, então retriturei e tirei mais uma quantidade de pó e o que sobrou do feijão coloquei em uma sopa de verduras... ;)
    Experimentem usar o PULSAR do liquidificador para o início do processo.
    BJoss

    ResponderExcluir
  12. Bom eu lavei o feijão (metade do pacote) deixei secar ao sol, depois fui colocando aos poucos no liquidificador e deu certo. O segredo é ir colocando aos poucos e usar o pulsar do aparelho. Fica ótimo, estou tomando vamos ver se emagrece!!
    Roseli

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    lavei o feijão e sequei com uma toalha! depois bati no liqui e deu td certo! nossa, eu corria risco e nem sabia!
    vou começar a tomar a noite..
    minha dúvida é a qtidade, não tenho balança pra medir 1 grama. ou 0,5 grama por refeição...
    Michele

    ResponderExcluir
  14. Oi gente eu fiz a receita depois que vi o globo reporter comecei uma dieta dia 24 de agosto pesando 93.800 kg hoje são dia 08 de setembro e já estou pesando 84.700 kg e o mais impressionante depois de 20 anos estou perdendo peso sem tomar absolutamente nenhum tipo de remedio, só fazendo a dieta e incluindo a farinha de feijão meia hora antes do almoço e jantar . misturada em um copo de 200ml de suco de fruta .
    espero que vcs tenha o mesmo sucesso que eu estou tendo !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Acabei de fazer a farinha do feijao, primeiro tentei jogar no processador direto e nao deu certo, achei que ia até quebrar os pote e alem que, fiquei surda! rs...
    mas deu certo passar primeiro no liquidificador e depois ir pro processador. É.. agora estou com zumbido no ouvido! rs

    ResponderExcluir
  16. oLá coincidências ou não queberi 2 copos também do meu liquificador..Não sei mais como fazer porque quero muito poder testar este feijão ....Saberia me informr se compro ele em pó ou triturado ?Bjs e obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  17. olá, como posso medir 1 grama de feijao?

    ResponderExcluir
  18. Olá pessoal,eu tb não consegui triturar o feijão no liquidificador.
    Procurei e achei uma loja na internet que tem a farinha de feijão branco. Paguei R$ 10,80 o kilo.
    ai vai a dica, a loja se chama "Empório sabor da terra" o site:
    www.emporiosabordaterra.com.br"
    O legal é que eles entregam em todo Brasil e a venda é a granel, ou seja, vc compra só o necessário.
    Boa Sorte a todos.

    ResponderExcluir
  19. Bom quando vi a receita no globo repórter fiquei louca para testá-la, então minha vizinha comprou o feijão para dividirmos e lá fomos nós para a dura batalha de triturar o feijão.Bem como meu liquidificador estava com a vizinha ela lavou e secou o feijão e me chamou para triturá-lo me falando que era para eu fazer porque se queimasse o liquidificador quem pagaria seria eu fui toda sorridente e qual não foi a minha surpresa? Quando liguei o liquidificador pasmem vou um pedaço do copo longe.... ai que tristeza vou ter comprar outro liquidificador ainda bem que era o meu e não o dela,bom deu trabalho mas consegui triturar com outro aparelho e já faz uma semana que estou tomando e gostando ainda não pesei mas acho que vai dar certo...Beijos.
    Rosely

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Só quero relembrar q a qtidade é 1 grama dia, 0,5 no almoço e 0,5 no jantar, pois o feijão cru é tóxico!
    é difícil medir, tô indo no chute, se alguém tiver alguma sugestão de como medir eu agradeço!
    Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a quantidade é uma colher de chá " RASA "duas vezes por dia
      não pode tomar mais que isso.....

      Excluir
  21. Oi gente!!eu consegui fazer o pó sim, primeiro eu piquei os grãos enrolados em um pano de louça, depois joguei eles picados no liquidificar,e então triturei e ficou em pó!Já emagreci 4kl, e so to tomando ao meio dia, pois não janto, a noite.Gostaria de saber por quanto tempo posso ficar tomando o pó!?
    Chauane

    ResponderExcluir
  22. Olá gente, estive lendo os comentários aqui e resolvi postar também para ajudar quem está com dificuldades.
    Olha eu também quebrei o cobo do meu liquidificador.
    Mas uma colega de trabalho conseguiu triturar com as seguintes observações:
    Ela colocou uma quantidade maior no liquidificador ( a metade do pacote) ou seja 250g.
    Deixou secar bem.
    E um outro detalhe ela comprou uma marca diferente do que eu comprei (talvez isso influencie) pois até pra cozinhar o que eu comprei estava super duro.
    Resumindo ela me deu um pouco e estou tomando desde terça-feira mas tá me dando muita nausea e não estou tomando muito, estou tomando uma colherzinha bem rasa diluida na agua meia hora antes das refeições, mesmo me sentindo mal vou continuar tomando vou apenas diminuri um pouco a quantidade.
    Ah a dica da Maria Teresa é legal, mas tem um detalhe na reportagem diz que não é bom triturar grande quantidade pois perde as propriedades com o tempo e a gente não sabe quanto tempo já tem esse que já vem triturado né...

    Boa sorte pra todos...

    ResponderExcluir
  23. Oi Denísia!
    Escuta, desculpa eu me meter, mas cuida se vc tá enjoada, pq o nosso organismo é inteligente e sabe o q faz mal pra gente. Assim diz a médica da minha filha!
    Então cuida pq o feijão crú acima de 1 grama dia é tóxico para todas as pessoas, mas talvez pra vc ele não faça bem em nenhuma qtidade.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  24. Fiz ontem! Lavei bem e deixei vários dias secando. Triturei e peneirei várias vezes, e sobrou só um pouquinho que foi o resto de cascas.
    Mas meu liquidificador rachou...buááá!!!
    Começo a usar hoje...
    Em tempo: Vi um saite que vende a farinha já pronta, mas 100 gramas custam R$22,00.
    beijinhos.
    Di Cotta.

    ResponderExcluir
  25. Ana..............Olá fiz essa receita de feijão branco e estou emagrecendo e as pessoas estao comentando....O segredo para fazer a farinha é bater aos poucos o feijao

    ResponderExcluir
  26. Tem um site que é da empresa Ecobio Produto Orgânico, lá vende a farinha de feijão, além de outros produtos, acessem www.ecobiosaude.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi!Alguem pode me informar por quanto tempo posso tomar o pó de feijão branco?

    ResponderExcluir
  28. Fazer o pó do feijão branco como indicado na receita é prático e não precisar causar danos na cozinha. Bem, após o processo de secar bem, depois de lavado, observe bem é para secar bem. A próxima etapa é bater no liquidificador aos pouquinhos, não jogue todo de vez, mas aos poucos e vai colocando em uma vasilha, após esta primeira triturada, peneire e inicie o processo, torne a triturar no liquidificador aos poucos e peneire. O que sobrar coloque em bolos e pães. Bom proveito!
    Cida Cabral - Bahia

    ResponderExcluir
  29. Olha, gente eu consegui numa boa aqui em casa viu ... o gosto q é ruim mesmo ainda mais com água... mais to vendo se dá certo mesmo!

    ResponderExcluir
  30. ola olha fiz hoje a mistura triturei no liquidificador correu tudo bem e depois peinerei so que detalhe eu nao lavei os feijoes tirei do saco e pus no liquidificador tem algum problema?

    ResponderExcluir
  31. Espero contribuir para quem continua com dificuldade para triturar o feijão branco. Após ter lavado e quando estiver totalmente seco, cologar no liquidificador(no máximo 200gramas)e coloque na potência máxima. Depois de peneirar, bater novamente no liquidificador e peneirar mais uma vez. Fica uma maravilha, não tem segredo. Talves as pessoas estejam colocando uma quantidade muito grande. Lembrando, bastam 200gramas de cada vez. Abcs

    ResponderExcluir
  32. Eu consegui comprar a farinha de feijão branco pronta no super mercado na área dos integrais, não foi dificil coseguir, foi muito bom para o intestino, mas da muitos gases.

    Diana Luiz Antônio-SP

    ResponderExcluir
  33. Eu fiz hoje minha farinha. Deixei mais ou menos 200 g secando ao sol todo dia, depois de lavá-lo, claro, aí coloquei no liquidificador, que é simples, bem comum. Noinício foi aquela barulheira, mas comecei no nivel baixo e foi aumentando. quando abri não estava muito moído. tentei várias vezes até que triturou o que deu. Depois, somente passei numa peneira e guardei. Espero que dê resultados!

    ResponderExcluir
  34. Olá,Elaine

    Começei a tomar a farinha de feijão branco dia 19/12 e de lá para cá tenho notado que minha barriga está maior do que antes e estou com prisão de ventre.Isso é normal?me responda por favor.
    Obrigada.
    Ana Paula-MG

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!
    Eu fabrico e vendo farinha de feijão branco. Se precisarem de informaçoes podem me consultar cynthiafbs@hotmail.com
    É importante cuidar bem a dosagem. Algumas pessoas exageram e o efeito é inchaço no intestino e até diarreia. Também não devem comprar quantidade maior do que para 1mes pois perde o efeito e não coloquem na geladeira.
    Um abraço,
    Cynthia

    ResponderExcluir
  36. A farinha de feijao inibe mesmo o apetite, nem da vontade de comer nada.

    ResponderExcluir
  37. eu mesma fiz a minha farinha, até aí, tudo ceto, mas ouó da qestao é mesmo saber a quantia exatinha. Eu abusei e tive um mal estar tremendo, mas como tenho intestino preso ,ao integrar farinhas no cotidiano, entao foi menos pior. Mas dá ima dor de barriga mesmo. Vamos ver no que vai dar. Bye Jane

    ResponderExcluir
  38. ola a todos e todas... quem fica com o intestino preso quem se lembrar de tomar muita agua... devido á fibra que o feijao tem. As fibra sao como pequenas esponjas que absorvem a agua dos seus intestinos... se tem pouca agua... vai ficar dificil... :) eu ainda nao experimentei o feijao... mas uso há ja muito tempo o all brann http://www.kelloggs.pt/allbran/produtos.php ... trituro tambem para ficar em pó... e adiciono em iogurtes durante o dia... ou bebo com agua antes das refeiçoes... como tem muita fibra tambem corta a fome... e sem muito trabalho... ja existem outra marcas bem mais baratas que o all bran.. e fazem o mesmo... matam a fome... e claro tem que fazer um exerciciozinho e nao comer muito doce nem carboidratos/hidratos de carbono (pao arroz massa etc etc...) nao existe milagres...

    ResponderExcluir
  39. ha e é melhor um triturador de cafe para moer o feijao... se for com misturador de fazer batido de fruta... vai estragar... eu o uso para moer aveia... para por tambem nos iogurtes :)

    ResponderExcluir
  40. Olá, eu estou fazendo a farinha no PROCESSADOR e nunca no liquidificador pois não tem a mesma potência e quebra mesmo. O feijão é duro como pedra mas deixo lá uns minutos, barulhão mesmo, penero numa peneira beeem fina, volto os restos e assim vai. Um pingo de paciência pq vale a pena. Fica um pó fininho e fácil de dissolver. Ah, façam aos poucos pq rende, não coloquem meio kg de feijão !!!! Uma xícara rende um monte.
    Espero ter ajudado !

    ResponderExcluir
  41. achei muito engraçado os comentarios acima....porque não dizer ironicos....
    olha eu fiz em casa estou tomando e emagrecendo.....
    sinceramente acho que o problema esta com essas pessoas e com seus liquidificadores né.....
    kkkkk
    obrigado pela dica!!!

    ResponderExcluir
  42. olá!
    Fiz a farinha: lavei o feijão, pus numa travessa rasa forrada com papel toalha e levei para o quarto e passou a noite com o ar ligado.Pela manhã estava sequinho, sequinho!! Então batí no liquidificador na posição pulsar para quebrar os grãos, depois passei para a 1 e nem precisei sair da cozinha!
    Deu certo, só não gostei do sabor, tomar com água não foi uma experiência muito agradável, vou tentar outras !
    Espero que depois do esforço, veja o resultado na cintura!!!! rsrsrsrsrs
    Véra

    ResponderExcluir
  43. AMÉLIA, OLÁ BOM DIA, HOJE VOU COMEÇAR MINHA DIETA COM A FARINHA DE FEIJÃO BRANCO, SEM TER QUEBRADO NADA,POIS COMPREI EM UMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS.DEPOIS DIGO SE DEU CERTO OU NÃO.
    BJS.

    ResponderExcluir
  44. Olá, bom dia...

    Posso usar a farinha de feijão branco com iogurte, ou tem que ser com água e antes do almoço. Ou posso tomar tipo, 10 da manhã no iogurte e a tarde?

    ResponderExcluir
  45. Aqui em curitiba paguei 1,50 a cada 100gramas mais barato q um liquidificador novo!!!! Rsrsrsrrsrsrs...espero q funcione...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kryss, onde vc encontrou aqui em Curitiba? Obrigada, bj

      Excluir
  46. tbm com e paguei 1real....kkkk no pacotinho que deve dar pra um pouco mais de uma semana....e lembrem de tomar uma colher de chá rasa.........antes do almoço e jantar....tem que ser no almoço e jantar pois é o horario em que se come mais carboidrato...e ele diminue a absorção...

    ResponderExcluir
  47. olá meninas, quando vocês forem comprar feijão branco, escolham o mais claro pois ele está mais novo e é mais fácil de ser triturado, seus liquidificadores darão problemas se vocês colocarem um feijão que seja velho.
    tenham paciência, pois um bom trabalho gera um bom fruto.
    se na hora de engordar foi fácil, eu tenho certeza que na hora de tentar esmagrecer vocês tem que ter paciência pois é um trabalho árduo, eu sei que com muita cautela tudo se resolvera, haverá sempre altos e baixo, porém vocês nunca devem desistir...
    by:jailma conseheira

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...