A Amazônia está sendo comida por quem se alimenta de carne

A Amazônia está sendo comida por quem se alimenta de carne
A Floresta Amazônica, considerada o “pulmão do mundo”, está sendo devastada a cada dia para, entre outros fins, o avanço da pecuária. Essa mata recebe essa consideração devido a seu grande numero de espécies de árvores, responsáveis por respirar pelo planeta na ordem inversa: inspirar o gás carbônico e expirar o oxigênio, essencial para a manutenção da vida terrestre.

Ocorre que atualmente o nosso pulmão está sendo lesionado por pessoas que ainda não tiveram consciência de que esse órgão é vital para o mundo!

O avanço da pecuária no Brasil tem causado grande impacto na Amazônia devido ao desmatamento sem controle, seguido de queimadas para a criação de pastagens. Essas pastagens têm uma única finalidade: criação de gado para o abate.

Essa espécie, o bovino, é responsável por uma das maiores fontes poluidoras e destruidoras da camada de ozônio, a qual protege a Terra contra os raios solares agressivos. Isso acontece devido as suas flatulências, composta quase que exclusivamente pelo gás metano, um dos mais agressivos gases para o meio ambiente.

O gás carbônico, apesar de lançado em grande quantidade na atmosfera, é menos agressivo que o metano, então se pensarmos que o mundo conta hoje com mais de 6 bilhões de cabeças de gado, fora aves e suínos, temos a dimensão do estrago ambiental causado. Além disso, temos a poluição dos recursos hídricos do Brasil, ainda hoje tão abundantes em água doce.

Fica claro uma coisa: a pecuária foi a principal responsável pela destruição da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga e não satisfeitos, estão desmatando a Amazônia pelo mesmo motivo.

E nós, míseros brasileiros? O que podemos fazer para concertar essa situação? Como fazer para que o nosso “pulmão” se recupere?

Nós, brasileiros ou não, devemos trabalhar o consumo da carne, por mais incrível que isso possa parecer. Se aderirmos ao vegetarianismo, praticando o consumo do bem aliado a uma filosofia de vida saudável, ajudaremos a Amazônia não ser destruída, pois sem mercado consumidor, não existe o produto!

Ao preço da carne não está agregado à devastação de florestas, nem a poluição do meio ambiente, também não chegam ao bolso, o sofrimento de milhares de animais que morrem para satisfazer um capricho humano. Sim, digo um capricho porque se não houvesse fogo e tempero, nenhum ser humano comeria tal alimento.

Infelizmente indústrias nos impõem diariamente que o consumo da carne é bom, mas se olharmos o caminho percorrido por esse alimento, veremos que bom é apenas para quem lucra com o mercado, pois para o consumidor, sobram a obesidade, os problemas circulatórios, hipertensão e muitos outros. Além disso, temos o rastro de destruição ambiental, a fome de pessoas que poderiam estar sendo saciada pelos grãos como a soja, dedicados aos animais de abate, e não liberados a quem realmente precisa.

Sendo vegetariano, contribuímos para tirar o país dessa posição agrária que ele tem mundialmente. Trabalhando o consumo da carne, podemos fornecer subsídios para o Brasil avançar tecnologicamente e ter um grande desenvolvimento, mas dessa vez, um desenvolvimento sustentável, preservando nossas riquezas naturais.

A Floresta Amazônica está, portanto, sendo comida pela população mundial, e se essa floresta desaparecer como os ecologistas prevêem, não haverá como transplantarmos nosso pulmão, pois ele é o único que restou no planeta!

Ser vegetariano não é só uma questão de ética, é uma questão de amor!

Por Íris Renata Duarte Ramos

Fonte: ANDA - Publicado em 03.10.2010

Um comentário:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...