Bem-estarismo dá nisso!

Por Sônia T. Felipe

foie grasPatê de fois gras ético? Estou até agora pensando qual seria o princípio ético capaz de justificar que os humanos forcem animais de outras espécies a nascerem, a comerem alimentos não apropriados à saúde de seu fígado, para depois os matarem “eticamente”, usando recursos tecnológicos dos quais nenhum animal de outra espécie pode escapar, se é que algum da nossa espécie o conseguiria. Pelo feito aos judeus sob o regime nazista, parece que a possibilidade de chegar à liberdade saindo de uma câmara de gás é realmente ínfima. Imagine essa possibilidade para os patos e gansos criados no regime de engorda e degeneração do fígado para a produção do patê. Eles matam o animal depois de gerar em seu fígado a esteatose, inevitável em consequência da alimentação que os obrigam a ingerir.

E chamam isso de patê de fois gras ético? Se isso for ético, então o nazismo também o pode ser, pois também mataram judeus com gás, em vez de seguir executando-os a tiros, à beira de uma vala cavada previamente por eles.

É nisso que dá, defender tratamento bem-estarista para os animais, e ao mesmo tempo fingir que assassiná-los não tem nenhuma implicação ética. Só uma moral esquizofrênica pode lidar com tais práticas com naturalidade. E só uma moral esquizofrênica pode separar as duas questões, a da vida e a da morte, como se uma não tivesse qualquer ligação com a outra. Só uma moral esquizofrênica pode admitir que comer um animal morto a gás é moralmente justificável, enquanto comer um animal morto a tiro, ou degolado, não o é.

Da perspectiva do animal que foi morto a gás, a vida dele importava tanto para ele, quanto importa a vida para o animal morto a tiros, ou por degola. Da perspectiva do animal morto a tiro dentro de um abatedouro, a vida dele importa tanto para ele, quanto importa a vida, para um animal morto a tiro numa floresta.

Defensores do “bem-estar animal” se animam quando Brigitte Bardot faz campanha contra o extermínio de animais abandonados na rua em país do leste europeu. Revoltam-se quando alguém os lembra que essa senhora não faz campanha para abolir a produção de fois gras em seu próprio país. Nas mesmas páginas da ANDA onde comentários são publicados sobre a técnica de abate de cães em restaurantes na China, para consumo de carne fresca por parte dos comedores humanos, há xingamentos a todo o povo chinês, gente pedindo que sejam mortos como matam aqueles cães, gente pedindo que um vírus ataque toda a população da China e a dizime. Mas, esses mesmo internautas apegados a cães e gatos, nunca se pronunciaram sobre o fato de que porcos são colocados ainda vivos nas caldeiras com água fervente, e têm essa experiência, a da água fervendo em seus pulmões, como último gesto humano contra sua vida. Mas, daí a concluir que, então, se o animal for morto sem dor, o ato de matá-lo torna-se “ético”, é um salto acrobático que nenhuma ética genuína está preparada fisicamente para fazer.

foie grasAssim, em cada país parece que as pessoas estão muito à vontade quando abraçam a sua espécie predileta de bicho, e muito nervosas ficam quando um bicho da espécie que escolheram estimar é tratado de modo cruel em outro país. Esse especismo eletivo assola as mentes humanas ao redor do planeta, menos a mente dos veganos, que não discriminam nenhum animal por conta de sua espécie.

Para que o fígado de um ganso ou pato deforme de tal modo que se torne dilatado e mole, podendo ser transformado numa pasta macia para passar no pão e na torrada de humanos que já estão muito bem alimentados e não têm carência alguma de proteínas, nem de origem animal, nem de origem vegetal, o animal é submetido a uma dieta absolutamente fora do padrão específico que configura a dieta de sua espécie. Quando o sustento desse animal começa a pesar no bolso do produtor, ele “acelera” o processo de degeneração do fígado dos bichos, introduzindo quantidades imensas de comida por um tubo enfiado pela boca até o estômago do animal. Por natureza, o animal não comeria mais do que o suficiente para sentir-se satisfeito. Por ser fonte de lucro para os humanos, ele é forçado a comer o que não suportaria, se estivesse livre. No esforço de digerir esse alimento, o fígado vai deformando, inchando. Assim alcança o ponto desejado pelo “produtor”. O ponto desejado pelo comedor que compra o fois gras. O ponto não desejado pelo ganso ou pato cujo fígado incha. A ética, nesse momento, em que o fígado do animal foi deformado pelo manejo que visa vendê-lo, não é chamada a julgar.

Chamam de “orgânica” a nova técnica de fazer inchar o fígado dos animais. Eles têm seu organismo igualmente deformado pela dieta oferecida, rica em gordura vegetal e grãos. Eles têm sua vida igualmente ceifada. Eles foram forçados a nascer apenas porque têm um fígado sensível a alimentos inadequados. Eles acabarão do mesmo modo, mortos. Seus fígados inchados e deformados acabarão do mesmo modo triturados até formarem uma pasta (patê). Essa pasta será igualmente passada sobre torradas e pães. A vida dos gansos e patos, criados no sistema de confinamento tradicional pela indústria do patê de fois gras, e dos criados no “sistema orgânico”, têm para os humanos que os criam, para os que os matam, para os que compram o tal do patê, o mesmo valor: nenhum. Destituir a vida de um animal de qualquer valor, e depois classificar de ético o sistema de tirar a vida do animal de forma que ele não perceba os gestos que o abatem, e chamar a essas invenções de “orgânicas” e “éticas”, é chegar bem próximo do limite da decência humana.

foie grasHá quem mereça comer esse tipo de alimento. Mas, os animais não merecem ser transformados em delicatessem para atender a apetites dessa pequenez moral. Nenhum animal merece isso, não importa o tipo de iguaria cobiçada pelos humanos.

Na Alemanha, a produção do patê de fois gras foi abolida. Mas, a comercialização do patê de fois gras produzido na França, ainda não. Somado todo patê produzido no mundo, a França responde por dois terços dessa produção. Brigitte Bardot já afirmou que os árabes deterioram a finíssima cultura francesa com sua presença e valores. Mas, que eu saiba, não foram os muçulmanos quem inventaram enfiar comida garganta abaixo de um animal, para depois matá-lo e retirar seu fígado dilatado para fazer patê.

Aliás, pelos princípios religiosos muçulmanos, nenhum animal pode ser “desfigurado”. Nenhuma parte do corpo de um animal pode ser manipulada de modo a que perca o design de sua natureza específica. Quem são os bárbaros na “civilização” contemporânea?

Fonte - 25.11.2011

5 comentários:

  1. Elaine,

    Como uma maldade dessas pode ser "orgânica". Aliás esse termo poderia ser mudado.

    Pelas fotos vc percebe a crueldade, para se comer um fígado!

    Triste,

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Como muçulmana gostaria de falar uma coisinhas! Sou totalmente contra o foie gras, inclusive isto vai contra nossa religião! Conheço uma francesa e ela fala tranquilamente que come foie gras e ainda afirma "é uma delícia com pãozinho".

    O que foi dito nessa matéria está certo, sei que vocês são vegetarianos mas gostaria de dizer que o Islã proibe o consumo de qualquer carne proveniente de um abate cruel, por afogamento, choques, espancamento etc. O Islã só permite o consumo de animais que tenham sido abatido através da degola, um por um por, com uma faca afiada. O animal vivo não pode presenciar a morte do outro. O ambiente deve ser limpo e o animal deve estar calmo e saudável. É uma pena não poder postar links, assim vocês poderiam ler as máximas do Islã na questão de tratamento aos animais e na questão proteção ambiental no geral. No Islã não se pode nem ao menos tirar um filhote de seu ninho!

    Eu me cadastrei nesse site pois moro no Brasil e encontrar carne abatida Islamicamente é difícil, portanto, nós muçulmanos viramos um pouco vegetarianos também!

    Achei muito hipócrita a declaração da Brigitte uma vez que foram os franceses que invadiram os países árabes e destruíram tudo!

    No mais, adoro o site.

    Mil beijos!

    ResponderExcluir
  3. É realmente impressionante até que ponto vai a maldade humana. Nem os gansos e nenhum outro animal merece isso.
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu ja conhecia o sistema do fois gras, antes de tornarmos vegetarianos, minha irmã trouxe da França pra mim o paté, mas quem disse que tive coragem de comer??? joguei ele inteirinho fora... pois vi uma matéria na tv sobre como era feito... achei isso o fim do mundo...com certeza não é isso que apetece minha fome!!!!
    beijocas, Tathy

    ResponderExcluir
  5. Foi assistindo um documentário dessa atrocidade há dez anos atrás que parei de comer carne...lamentável....os seres humanos não se respeitam mais....não respeitam a natureza...é por isso que quando ligamos o jornal ( qualquer um de qualquer emissora) vemos tanta tristeza. O mundo não vai acabar com um terremoto. tempestade, ou qualquer coisa do tipo.. vai se deteriorar devido a estupidez humana..Caros colegas que amam os animais, as vezes acho que não sou daqui!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...