
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
1 1/2 xícara de água
Batatas
Cebola
Alho
Shoyu
Molho de tomate
Sal
Preparo
Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água.
Depois do molho, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão e uma bacia cheia de água. Assim, você pode mexer com a massa na água sem se preocupar em perder pedaços do seitan. Troque de água com frequência, já que a medida em que se mexe na massa, a água vai ficando branca, por causa do amido. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem saia transparente.
Deixe o seitan escorrer e modele conforme desejado.
Cozinhe o seitan em panela de pressão com água e temperos (usei shoyu, cebola, alho e molho de tomate) por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar. Depois de cozido, armazene-o na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até a hora de usá-lo.
Corte batatas em cubos e leve para cozinhar com água e sal, até que estejam macias. Em uma assadeira untada com óleo, coloque as batatas e o seitan e regue com o molho do cozimento. É interessante fazer alguns furos no seitan, para que o molho seja melhor absorvido. Leve ao forno médio até que as batatas e o seitan estejam dourados.
Fonte: Receita e foto de Natália Moreira, do blog Cozinha Vegana
Ainda não entendi como fazer o seitan... sério. Eu sou BEM lerda. Daria para explicar MUITO tim tim por tim tim?
ResponderExcluirCarla, o processo só é um pouco demorado, mas é bem simples... Creio que não dá para explicar mais do que já está explicado no modo de preparo. Nesse caso, minha sugestão é que você veja esse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=sWpbMHUCoRY) para facilitar a compreensão. Abraço!
ResponderExcluirOlá. acho que a questão não é ser lerda Carla mas creio que partilhamos do mesmo pensamento do tipo: vou colocar a bola na água e ela vai se desfazer. Simplesmente não acreditamos que a bola vai permanecer, hehehehehehe. É preciso "ver para crer"
ResponderExcluirMas Elaine, o video realmente ajuda. Obrigada a "acreditar" na receita.
Obrigada pelo esclarecimento
Esse provavelmente é um pensamento comum à grande maioria das pessoas ao se deparar pela primeira vez com a receita do seitan. Por esse motivo, e para uma maior compreensão do modo de preparo, achei interessante compartilhar o link do vídeo. Fico feliz que tenha gostado... Abraço!
ExcluirAdorei, vou tentar fazer!
ResponderExcluirEu conheço como Glúten
ResponderExcluirSim, Jessica. O seitan também é conhecido como glúten. Caso queira saber um pouquinho mais sobre o assunto, clique aqui. Abraço!
ExcluirFarinha de trigo deixa a receita muito complexa, utilizem farinha de glúten, não precisa nem passar pelas oito horas na água, fica direto a bola que vai ser cozida...
ResponderExcluir