Escola na Espanha nega merenda vegetariana para criança de 3 anos

Escola na Espanha proíbe alimentação vegetariana para criança de 3 anos
O Departamento de Educação do Governo Vasco (Espanha) nega a uma menina de três anos, a opção de comer refeições vegetarianas no refeitório de sua escola. A ação contraria medidas determinadas pela família da criança, com o apoio de pediatras.

A família da garota queria tornar pública a discriminação sofrida por sua filha desde outubro, por uma administração totalmente indiferente ao seu pedido. Um caso que volta a colocar a gestão dos refeitórios no centro de debates.

De acordo com o pai da criança, a responsável pela Gestão Econômica e o Orçamento do Departamento de Educação, Juana Urrutia Bilbao, obriga a criança a comer carne e peixe, porque seu departamento "não aceita esta opção."

Em outubro a família fez um pedido por escrito, anexando um atestado médico confirmando que a menina é vegetariana, à pessoa responsável pela cantina da escola e para a empresa encarregada de fornecer os alimentos à instituição, e obteve como resposta que ela deveria dirigir sua reclamação ao Departamento. Mais uma vez, realizaram a solicitação correspondente ante ao órgão fornecendo toda a documentação.

Na carta, os pais da menina afirmam que "a opção e o direito de comer refeições vegetarianas não é um modismo, e tampouco por ser minoria deve ser marginalizada". Além disso, afirmam que eles foram obrigados a mostrar um atestado médico, "como se o vegetarianismo fosse uma doença".

O Departamento de Educação respondeu a este pedido com uma negação geral que diz que "a composição do menu é o mesmo para todos os alunos exceto nos casos de intolerâncias, alergias e doenças", no entanto, o pai da criança alega que este fato não é verdadeiro, pois menus diferentes são aceitos por questões de caráter religioso.

Fonte - Com informações do Iguald Animal - 08.03.2012

Notícias relacionadas:
» Governo francês proíbe vegetarianismo nas escolas
» Paul McCartney critica governo francês por banir merenda vegetariana nas escolas
» Escolas municipais de São Paulo terão cardápio vegetariano
» Universidade norte-americana ganha lanchonete vegana
» USP lança projeto vegetariano em restaurante universitário

2 comentários:

  1. O sonho de qualquer mãe é ver o filho comendo de tudo, o cardápio vegetariano é ideal para ver esse sonho realizado, pq ao deixar de dar ovos e carne aos filhos, buscamos outras alternativas para mantê-los saudáveis, e isso gera uma grande perda de dinheiro já que a pessoa não frequentará as "famosas" lanchonetes por ter uma alimentação mais equilibrada, também deixará de consumir determinados remédios.

    ResponderExcluir
  2. Se realmente há um cardápio diferenciado por razões religiosas, deve haver um para vegetarianos também, afinal as duas posições são escolhas.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...