Ele está há 6 anos sem comer alimentos cozidos

Eduardo não colocava frutas ou salada na boca. Hoje elas são as únicas bases de sua dieta

Ele está há 6 anos sem comer alimentos cozidos
Eduardo Corassa tem 26 anos, mas o rosto e o corpo, dizem os amigos, parecem os de um adolescente de 17. Nem sempre foi assim, conta ele.

Enquanto a batata frita, a cervejinha e o vídeo game foram seus companheiros mais fiéis, o espelho mostrava um reflexo envelhecido.

“Sempre pareci o mais velho da turma. As pessoas chutavam a minha idade com palpites que íam de 30 anos para cima. Então, mudei radicalmente a dieta. E, assim, acho que rejuvenesci uns 10 anos.”

A reviravolta na alimentação se deu há seis anos. Até chegar à casa dos 20, Corassa só respondia com caretas diante de qualquer oferta de fruta ou verdura.

“A única coisa que comia deste tipo era banana, desde que muito amassada e misturada com açúcar e mel”, lembra.

“Era movido a fast-food, cigarros e noites em claro. Minha profissão também contribuía para isso (ele era jogador de videogame profissional). Um dia, acordei sem ânimo e me dei conta: no último ano tinha ficado doente umas 20 vezes.”

O “clique” sobre a saúde frágil e a precoce aparência balzaquiana foi simultâneo ao início das pesquisas de Eduardo Corassa na internet. O objetivo era investigar se a dieta era responsável pelas duas características que tanto o incomodavam. Um dos sites o levou direto para o crudivorismo, um estilo de vida em que o cardápio é composto unicamente por alimentos crus. Nada de pães, assados, fritos, cozidos ou produtos de origem animal.

Ele está há 6 anos sem comer alimentos cozidos
No intervalo de 24 horas, ele deixou o padrão junk-food e migrou para o modo “natureba”. Eduardo abandonou a comida frita e entrou de cabeça na alimentação crua. Foi estudar da University of Natural Health (UNH) nos Estados Unidos, estagiou com os principais nomes e defensores da dieta crudívora.

O tempo passou, ele terminou a faculdade de Letras (traduziu textos sobre veganismo crudívaro) e agora está no último ano do curso de Nutrição. Na próxima semana, lança um livro de receitas, o Crulinária Frugal.

Corassa – que nunca tinha colocado os pés na cozinha – encontrou maneiras de diversificar os ingredientes crus e hoje ensina até a fazer sorvete crudívoro.

Discórdia

Atualmente, Eduardo Corassa é consultor brasileiro no movimento conhecido como Raw Food (Comida Crua), que já virou segredo de boa forma de algumas musas, como revelou recentemente a atriz Guilhermina Guingle. O estilo de dieta, porém, não tem aceitação unânime entre os especialistas.

“Uma alimentação crua é pouco aceita a longo prazo e, consequentemente, tem mais risco de causar carências nutricionais”, pondera Virgínia Nascimento, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Neuza Brunoro, nutricionista, PhD em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, acrescenta: “o cozimento serve para facilitar a digestão e a absorção de proteínas e de nutrientes de alimentos fundamentais, como batata, inhame, feijão, soja e lentilha”, diz Neuza.

“O ovo sem ser cozido não oferece todas as vitaminas do complexo B. As carnes ficam perigosas – com mais toxinas – assim como o leite”.

Isso não quer dizer, no entanto, que os crus são condenados. Ao contrário, eles têm feito muita falta no prato do brasileiro. “Legumes e verduras têm mais perdas de vitaminas e minerais quando cozidas em temperaturas superiores aos 48 graus”, diz Virgínia.

A vitamina C, explica Neuza, é perdida no calor, por isso um suco de laranja, se não consumido imediatamente, “perde os benefícios só de ficar em temperatura ambiente.”

O entusiasta dos crus, Eduardo Corassa, cita a segunda parte dos argumentos das nutricionistas para defender o seu modo de vida e coloca, no encalço da defesa, muitos outros pontos, como “proteção de doenças, defesa do ambiente, aumento da disposição” e por aí vai. E rebate os pontos contrários com citações de inúmeras evidências científicas e até histórias da mitologia que colecionou nestes seis anos de crudivorismo – todos na ponta da língua e repetidos quase sem vírgulas ou respiração.

Apesar disso, aceita o meio-termo e sabe que o ponto “intermediário” – entre o cru e cozido – já traz inúmeros benefícios. Como exemplo, cita o pai e a mãe que não são crudívoros mas mudaram o padrão alimentar por causa dele.

“Emagreci a família toda. Minha mãe emagreceu 24 quilos e virou vegetariana ao seguir meu exemplo. Meu pai não abandona a carne de jeito nenhum, não consegue viver só de crus, mas ao colocar mais frutas e verduras no prato, por minha causa, também eliminou 20 quilos e melhorou da pressão alta e do diabetes”, diz Eduardo. Com cara de menino, ele se prepara para viver até “os 100 anos”. Só comendo crus.

Fonte: IG - 07.06.2012

Livros de Eduardo Corassa:

5 comentários:

  1. Literalmente está bonito na foto!!!!rsrs.
    Sem duvida, uma dieta mais natural só traz benefícios!
    Legal o pai e a mãe dele aceitarem as mudanças dentro do limite de cada um. Melhor do que esse pessoal que não tem força de vontade e só critica. Me tornei vegetariana há pouco tempo e já enfrentei piadinhas, cochichos, risos, etc. Cada um na sua,mas respeito ou conhecimento é sempre bom antes de criticar alguém.

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de conhece-lo no lançamento do livro Crulinária Frugal, na Festa Junina Vegana no RJ, onde adquiri o livro. Sou vegana, mas estou botando em prática algumas coisas que aprendi no livro, como combinações ideais de alimentos. Também já fiz as receitas "sorvete de caramelo", "nescau" e uma sopa de mamão com tomate e ficaram ótimas! Estou aprendendo muito com os ensinamentos do livro, recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de aprender mais sobre crudivorismo! Eu não concordo muito com a ideia de comer brotos que acabaram de nascer, mas tomo sempre suco verde e meu café da manhã é 100% cru. Também aderi aos banhos solares e me sinto mais viva (não que isso seja alimentação). Acredito que é possível juntar veganismo e crudivorismo e balancear os dois! Depois que virei vegana minha saúde melhorou muito! Imagino que com o crudivorismo isso aconteça ainda mais! Espero que um dia mais receitas crudívoras estejam também disponíveis para que as pessoas possam juntar as duas!

    ResponderExcluir
  4. Uauuu....muito legal estas ideias, diferentes do padrão que recebemos e absorvemos como certo e ideal! Tenho repensado muita coisa em minha vida!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...