Taioba

Taioba
A taioba (Xanthosoma sagittifolium) é uma hortaliça da família das Araceae, originária da América Central. Pode atingir até dois metros de altura e possui como característica grandes folhas, encontradas em tons de verde e roxo escuro, com enormes limbos cerosos e carnosos e, com nervuras marcantes.

É também conhecida como orelha-de-elefante, macabo, mangarás, mangará-mirim ou mangareto. É encontrada geralmente às margens de pequenos rios e brejos. Apesar de muito apreciada em várias regiões brasileiras (principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro), seu potencial alimentício é pouco aproveitado.

A qualidade das folhas de taioba são superiores a de muitos vegetais em relação ao sabor e quantidade de nutrientes. Apresenta importante papel na dieta humana devido ao seu total aproveitamento (folhas, caules e bulbos) na culinária. Apesar da presença de fatores antinutricionais ou tóxicos em sua composição, as quantidades dessas substancias não representam riscos a saúde humana. Entretanto, ainda evita-se o consumo da mesma crua.

Seus valores de pró-vitamina A (betacaroteno) e cálcio são maiores do que as encontradas na cenoura e no espinafre, respectivamente. É também um alimento rico em vitamina C e minerais como ferro, potássio e manganês. Seu caule, apesar de pouco usado na culinária brasileira, é bastante rico em carboidratos. Além disso é fonte de fibras solúveis e insolúveis.

Na culinária é usada tanto em preparações frias, quanto quentes. É mais comum o seu consumo refogada e como acompanhamento de pratos protéicos. O preparo é simples, a taioba pode ser tratada como a couve: lavada, picadinha e refogada com cebola, torna-se um excelente acompanhamento. Também pode ser a base de deliciosos bolinhos e recheio para pizzas pra lá de vitaminadas.

Fonte

Um comentário:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...