Pão de Azeite com Azeitonas Pretas (vegana)

Pão de Azeite com Azeitonas Pretas (vegana)
Ingredientes

15 g de fermento ativo fresco (ou 5 g do seco instantâneo)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açúcar
3 1/4 de xícara de farinha de trigo (de preferência para pães)
1 1/2 colher (chá) de sal
1/3 de xícara de azeitonas pretas sem caroço
1/2 colher (sopa) de alecrim fresco picado

Preparo

Coloque o fermento numa tigela grande com o azeite, o açúcar e 1 xícara de água morna ou em temperatura ambiente e misture. Deixe descansar por 10-15 minutos, até que espume (se não espumar NADA, comece de novo com um fermento mais fresco). Junte a farinha e o sal e misture com as mãos até formar uma massa. Sove numa bancada por 10 minutos ou até firme, suave e elástica. Coloque a massa de volta na tigela e cubra com um pano de prato (úmido, se o dia estiver muito quente e seco). Deixe fermentar por 1h30-2h, até que a massa tenha dobrado de tamanho e um dedo ligeiramente pressionado na massa deixe sua marca.

Retire o ar da massa e a divida ao meio. Junte metade das azeitonas e do alecrim a cada porção de massa e sove até que esteja tudo bem incorporado. As azeitonas farão com que a massa fique pegajosa no começo, mas depois ela volta a ficar elástica. Forme duas baguetes curtas, de uns 15 cm e deixe fermentar em uma bancada enfarinhada, cobertas por um pano de prato, por 20-30 minutos. Preaqueça o forno a 220ºC, com a pedra na grade do meio, se você usar uma. Faça um corte no sentido do comprimento em cada pãozinho. 

Se não usar a pedra, coloque em uma assadeira e leve ao forno. Se usar, use uma pá de pizza para deslizar os pães para dentro do forno. Não é preciso espirrar água. Asse por 20 minutos, aproximadamente, ou até que os pães estejam crescidos, dourados e soem ocos quando se bater os nós dos dedos na parte de baixo deles. Deixe esfriar ligeiramente em uma grade antes de servir. Eles se mantém macios por dias se enrolados frouxamente em um pano de prato e mantidos em local fresco, sem sol direto.

Fonte: Receita e foto do blog La Cucinetta

4 comentários:

  1. parece muito bom e simples...vou tentar fazer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, depois conte-nos o que achou da receita. Abraço!

      Excluir
  2. Quem me conhece sabe o quanto amo fazer pães. Esta receita é perfeita. Recomendo. O azeite de oliva confere um sabor incomum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Virginia... Obrigada por comentar. Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...