Gordura saturada pode prejudicar a fertilidade masculina

Alimentação rica em queijos e carnes pode ser a causa da baixa concentração de espermas

Gordura saturada pode prejudicar a fertilidade masculina
As gorduras saturadas, como as encontradas em queijos e carnes, podem ser responsáveis pela baixa contagem de espermas, segundo estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”. Os pesquisadores descobriram que dinamarqueses jovens que comiam muita gordura saturada tinham uma concentração de espermas 38% menor e 41% mais baixa no sêmen que aqueles com uma dieta mais saudável.

— Não podemos dizer que esta é a causa principal, mas acredito que outros estudos têm mostrado que a ingestão de gordura saturada está relacionada a outros problemas e agora também à contagem de espermas — disse a coordenadora do estudo, Tina Jensen, do Rigshospitalet, em Copenhague.

Em 2011, pesquisadores brasileiros descobriram que uma alimentação rica em grãos estava associada à melhora da mobilidade e da concentração de esperma, e as frutas também tinham a ver com o aumento da velocidade do esperma. Estes estudos, no entanto, fizeram tais associações usando dados de homens em tratamentos de fertilidade, o que pode não ser representativo para todos os homens.

Para o estudo dinamarquês, Jensen e seus colegas pesquisaram e examinaram 701 jovens dinamarqueses de aproximadamente 20 anos, que fizeram exame para ingresso nas Forças Armadas entre 2008 e 2010. Eles tiveram que responder questões sobre alimentação e ceder uma amostra de sêmen.

Gordura saturada pode prejudicar a fertilidade masculina
Depois da primeira fase, os voluntários foram divididos em quatro grupos de acordo com a ingestão de calorias de gorduras saturadas, e foram comparadas as concentrações de esperma produzidas por cada grupo. Os homens que tinham menos de 11,2% de calorias a partir da ingestão desses alimentos tiveram uma concentração média de esperma de cerca de 50 milhões por mililitro de sêmen e uma contagem total de cerca de 163 milhões. Os que tinham 15% das calorias relacionadas às gorduras saturadas apresentaram 45 milhões de espermas por mililitro de sêmen e 128 milhões na média geral.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como normal uma média maior que 15 milhões de esperma por mililitro de sêmen. No estudo, 13% dos homens no grupo mais saudável, que ingeria menos gorduras, e 18% dos homens no grupo que ingeria mais gorduras ficaram abaixo desse nível de normalidade.

Apesar de o estudo não determinar se outros fatores do estilo de vida dos voluntários (como sedentarismo, por exemplo) poderiam contribuir para esta relação, a descoberta pode explicar parciualmente a diminuição da concentração de espermas identificada nos últimos anos. Em 2011, pesquisadores franceses relataram que, em homens de 35 anos, o número de espermas em um mililitro tinha caído de 74 milhões em 1989 para 50 milhões em 2005.

Fonte: O Globo - 07.01.2013

Notícia relacionada: Consumo de carne com hormônio afeta fertilidade

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...