Bovines, a real vida das vacas

Com dinâmica própria, “Bovines” é um novo olhar sobre as vacas

Bovines, a real vida das vacas
O documentário “Bovines, a real vida das vacas” (França/2011) é o que podemos chamar de “reinvenção de gênero”. Sem trilha sonora musical e sem qualquer diálogo, o filme conta uma história cheia de simbolismos e carregada de filosofia e surpresa. Apenas acompanhando o dia a dia de um rebanho, o média-metragem conta, durante 60 minutos, uma história triste e emocionante.

O trabalho é do jovem diretor Emmanuel Gras, que curiosamente não é vegetariano. “Eu não sou vegetariano, mas eu gostaria que as pessoas vissem que as vacas, que são geralmente consideradas como animais estúpidos, têm sentimentos e sensações também.” – diz.

Gras mostra as vacas de um ângulo realmente novo, colocando-as como animais inteligentes e sensíveis. Os fazendeiros deixaram que ele acompanhasse as vacas porque eles também estavam curiosos para saber o que elas fazem quando estão sozinhas.

Emmanuel explica as dúvidas que o moveram a fazer este tocante filme: “O que elas fazem quando há uma tempestade? E quando o sol sai de novo? O que elas estão pensando enquanto ficam paradas, olhando para o espaço? Será que elas pensam?”.

As câmeras do diretor flagraram momentos incríveis como o nascimento de um novo membro da família e a reação dos outros animais quando percebem que um deles está sendo levado para o abate. Embora o documentário não acompanhe o animal no trajeto, o fim dele no matadouro é certo, e isso deixa os que ficam totalmente desconsolados.

Em “Bovines”, vemos um desfile de sensibilidade, carinho, amor e inteligência. Características nunca antes atribuídas às vacas em um longa do cinema.

Assista ao trailer | YouTube | Baixe o documentário (.avi / 560 MB)



Fonte: ViSta-se - 26.02.2013

Um comentário:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...