Sfincione (vegana)

Sfincione (vegana)
Ingredientes

Para a massa:
500 g de farinha de trigo
25 g de fermento biológico fresco
1 1/4 xícara de água morna
1 colher (sopa) de sal
1/4 de xícara de azeite de oliva

Para o recheio:
360 g de tomate sweet grape
10 dentes de alho
Sal, orégano desidratado e azeite a gosto

Preparo

Massa:
Dissolva o fermento em um pouco da água indicada nos ingredientes. Coloque em um bowl a farinha e o fermento, vá colocando a água restante aos poucos e sove. Adicione o azeite de oliva e sove mais um pouco. Por último, adicione o sal. Trabalhe a massa na bancada, polvilhando um pouco de farinha de trigo. A massa é bastante grudenta, conforme ela é trabalhada, começa a desgrudar das mãos e da bancada. Sove por cerca de 10-15 minutos até ficar lisa e macia. Irá depender da sua técnica e força, é necessário que o véu de glúten seja formado. Coloque um pouco de azeite de oliva no fundo do bowl, coloque a massa e deixe fermentar até que dobre de tamanho (cerca de 30-40 minutos). Coloque bastante azeite de oliva em uma forma retangular alta. Aperte a massa, para que ela perca todo o ar e arrume-a na forma, espalhando um pouco a massa com as mãos. Deixe descansar até que dobre de tamanho.

Recheio:
Lave bem e corte os tomates ao meio. Coloque um pouco de sal, misture bem e deixe sorar em uma peneira. Reserve. Corte o alho em finas lâminas. Reserve.

Finalização:
Quando a massa tiver dobrado de tamanho, preaqueça o forno em 200ºC. Coloque o recheio na seguinte ordem: alho, tomate, orégano e sal a gosto. Regue com bastante azeite de oliva e leve ao forno por 20-25 minutos, ou até que a massa fique dourada e os tomates levemente desidratados. Deixe esfriar um pouco antes de cortar.

Rendimento: 6 a 8 porções

Nota - O Sfincione é um pão super tradicional da Sicília, no sul da Itália. Lá você pode encontrar este pão em feiras, assim como encontramos pastéis aqui no Brasil. Normalmente ele é feito na noite de Natal e ano novo nas casas das famílias.

Fonte: Receita e foto do blog Chubby Vegan

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...