Reforce o sistema imunológico com alimentos coloridos e saudáveis

Cada gama de cores de alimentos garante diferentes benefícios à sua saúde

Reforce o sistema imunológico com alimentos coloridos e saudáveis
Escolher alimentos de cores diferentes não serve apenas para deixar o prato mais bonito, mas também traz benefícios para a sua saúde. Confira a funcionalidade de cada tom de comida:

Laranja

O betacaroteno, responsável pela cor alaranjada dos alimentos, tem recebido atenção especial na luta contra o câncer. "Acredita-se que ele possa fortalecer a função imunológica, combatendo as células tumorais", diz a nutróloga Cristiane Coelho Ognibene. Mas as benesses dessa cor vão além: pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a USP, apontaram uma grave falta de vitamina K na alimentação do brasileiro. Esse nutriente atua no metabolismo ósseo e ajuda a evitar a osteoporose, doença que atinge 25% das mulheres depois dos 50 anos. Incluir uma cenoura crua por dia na dieta é o suficiente para suprir o organismo com a vitamina.

Roxo, azul e preto

Reforce o sistema imunológico com alimentos coloridos e saudáveisAs três cores são energia pura. Elas contém antocianinas, que protegem as células dos danos oxidativos, transformam os nutrientes absorvidos em energia e retardam os sinais de envelhecimento. O trio também é ótimo na prevenção de problemas nas articulações. "A coloração escura auxilia a função cognitiva e tem propriedades antioxidantes, que participam do combate ao câncer", diz David Grotto, autor do livro "101 Optimal Life Foods" (inédito no Brasil).

Amarelo

Reforce o sistema imunológico com alimentos coloridos e saudáveisVibrantes como o Sol, são cheios de vitamina C, o que favorece o processo de cicatrização e também impede que os radicais livres causem danos à pele. Mas os benefícios não param por aí: "Produtos com esse pigmento melhoram a saúde do aparelho digestivo, pois contêm a enzima bromelina, que atua como substituta dos sucos gástricos e auxilia na digestão. Além disso, as frutas amarelas têm alto teor de fibras, o que provoca sensação de saciedade e melhora o funcionamento da flora intestinal", explica Cristiane.

Verde

Reforce o sistema imunológico com alimentos coloridos e saudáveisOs alimentos com esse pigmento contêm fitoquímicos, como os isotiocianatos, que ajudam a prevenir doenças como o câncer. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que podem retardar o processo de envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres, e reduzir o risco de degeneração macular, doença líder na causa de cegueira.

Branco

Reforce o sistema imunológico com alimentos coloridos e saudáveis
Essa cor tem efeito anti-inflamatório e antialérgico, bloqueando a histamina, uma substância que causa coceiras, espirros e alergias. Devido às propriedades antibióticas, são conhecidos como os alimentos para a cura, e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol ruim.

Vermelho

Reforce o sistema imunológico com alimentos coloridos e saudáveis
Fique esperta: uma pesquisa da Universidade Tufts, nos EUA, concluiu que alimentos vermelhos, repletos de antioxidantes, ajudam na produção de neurônios e turbinam a memória. Eles ajudam a eliminar o estresse oxidativo, reduzindo os riscos de desenvolver doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson.

Fonte: M de Mulher

2 comentários:

  1. Não sou vegana, no entanto tenho aprendido muito com as dicas desse espaço e tenho buscado uma alimentação mais saudável com a exclusão de gorduras e frituras e o acréscimo de grãos integrais, verduras, frutas e legumes variados.
    O resultado é 15 kg a menos, mais energia e disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso, Daniela... Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...