Ingredientes
1 xícara e meia de água
3 colheres (chá) de ágar-ágar
1/2 xícara de macadâmias crua
Suco de 1/2 meio limão
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de Nutritional Yeast (opcional)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Importante: Tenha todos os ingredientes preparados previamente para quando for necessitar. Esprema o limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto da ágar-ágar que endurece muito rápido. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mão.
Preparo
Bata a macadâmia com o sal e o Nutritional Yeast (se for usar) no liquidificador ate virar um pó fino. Em uma panela, misture a água com o ágar-ágar e ferva por uns dois minutos, mexendo sempre. Importante: misture bem o ágar-ágar na água fria e depois leve ao fogo sem parar de mexer. Quando comçar a ferver conte dois minutos.
Ligue o liquidificador de novo e adicione o ágar-ágar recém tirado do fogo (tem que ser rápido, pois o ágar-ágar endurece muito rapidamente). Bata bem até misturar e acrescente o limão e o azeite.
A quantidade de limão na verdade é a seu gosto.
Coloque num pote de vidro untado com azeite, tampe e leve à geladeira para tomar consistência.
Nota - Para fazer este queijo com consistência cremosa eu diminui a quantidade de ágar-ágar.
Pode ser fatiado apesar de ser mais cremoso, mas não pode ser ralado como o queijo da receita original anteriormente postado. Fica uma delicia para servir com torradinhas, com legumes frescos, para cobertura de pizzas e também para dar cremosidade a risotos e macarrão. Também é excelente para recheio de sanduíches ou com doces tipo goiabada.
Fonte: Receita e foto de Lori Ellis, do blog Veganana
Que máximo!!!!
ResponderExcluirQue bom que gostou, Narjara... Obrigada por comentar. Abraço!
Excluir