Ingredientes
Para a massa:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
Para empanar:
1 recipiente com farinha de trigo
1 recipiente com caldo de legumes
1 recipiente com farinha de mandioca (ou de rosca)
Para o recheio:
Refoquei legumes bem picadinhos: primeiro fritei cebola e alho poró, depois cenoura, berinjela, abobrinha, brócolis, couve-flor, pimentão, vagem (enfim, o que vocês gostarem e tiverem disponível). Sal e pimenta para temperar. Adicionei um pouco de farinha de trigo (algumas colheres apenas), só para dar liga.
Óleo vegetal (para fritar)
Preparo
Junte o azeite de oliva e o caldo de legumes em uma panela. Quando estiver quente, adicione a farinha de trigo e mexa bem enquanto seu braço permitir. Em um momento, vai parecer que não adianta mais mexer, porque aquilo nunca vai desembolar. Calma! Vai dar tudo certo. Deixe a mistura esfriar. Quando estiver “manuseável”, tire da panela e leve para uma superfície lisa. Sove até a massa ficar bem lisa. Corte a massa em pedaços iguais. Cada um deles se transformará em uma coxinha. Molde primeiro em forma de bolinha. Depois, coloque os polegares no meio da bolinha e comece a moldar na forma de uma cestinha funda – não funciona muito bem deixar redondo e plano. Coloque o recheio dentro da “cestinha”. Puxe as bordas unindo-as e modelando um “biquinho”. Se estiver sem paciência, dá para fazer bolinha mesmo ou no formato de um risoles. Empane as coxinhas, passando cada uma primeiro pela farinha de trigo, depois pelo caldo de legumes e finalmente na farinha de mandioca. Depois é só fritar.
Nota - Essa receita é da minha mãe, e fiquei impressionada quando descobri a textura da massa pronta. Lembra muito uma massinha de modelar, é bem elástica.
Veja fotos do passo a passo aqui.
Fonte: Receita, comentários e fotos de Aline Baroni, do blog Le Pixel Gourmet
Muito boa a receita, e super fácil de fazer, fiz meu recheio de abobrinha, e até minha irmã que nem gosta comeu. Mas achei coxinha muito dificil de moldar, então fora a primeira todos os outros foram pastelzinhos.
ResponderExcluir