É certo comer ovos de galinhas agora livres, que a gente resgatou e cuida?

Por Sônia T. Felipe

É certo comer ovos de galinhas agora livres, que a gente resgatou e cuida?
Por que comer ovos de galinhas agora soltas e felizes, cuidadas por alguém que as resgatou? Para obter nutrientes? Mas não é possível obtê-los a partir de fontes vegetais?

Ainda que ninguém mais esteja explorando estas galinhas que estão sob a responsabilidade de uma cuidadora consciente, os ovos que elas botam não são propriamente para alguém comer. São para elas darem continuidade à espécie delas.

Se a gente come ovos destas galinhas livres, a gente não ajuda a dar continuidade à espécie delas. A gente ajuda a perpetuar a crença de que temos direito de nos alimentar de matérias animais.

Esse exemplo será seguido por outras pessoas. A diferença é que elas não estarão cuidando de galinhas felizes. Estarão comprando ovos "caipiras" em supermercados, achando que as galinhas caipiras também são livres e felizes como as suas.

Se não comer estes ovos, vai morrer? Não vai. Se os comer, vai matar o princípio ético que diz que nenhum animal nasce para servir a qualquer propósito humano. Uma pessoa vegana não vai ter tanta dúvida em relação à atitude correta.

Por outro lado, se acostumar o seu corpo com nutrientes de ovos, quando não estiver comendo em sua casa, ou quando estiver comendo algo preparado com ovos que não são estes das galinhas que você cuida, estará dando força à moralidade que julga certo explorar galinhas para coletar seus ovos. A atitude abolicionista não abre exceções, porque cada exceção virá dar força à tradição que precisa ser abolida.

Fonte: Galactolatria: mau deleite - Foto: reprodução - 06.11.2013

Artigo relacionado: O que há de errado em comer ovos?

8 comentários:

  1. CONCORDO, POIS O FATOS DE CUIDAR DOS ANIMAIS NÃO NOS DÁ O DIREITO DE EXPLORÁ-LOS, SENÃO CAÍMOS NOS PRINCIPIOS DO UTILITARISMO.

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes, não há dinheiro para " dar continuidade à espécie delas"... Vai fazer o que?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma codorna e confesso que já tentei comer os ovinhos algumas vezes. Mas sempre foi estranho e acabou que ninguém curtiu isso e agora eles vão pro lixo =/.

    ResponderExcluir
  4. Só tenho a galinha, não tenho o galo, como ela pode dar continuidade à espécie sem o macho... o ovo não vira pintinho sem galo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Eu tenho 4 galinhas, e se não comer tem que colocar fora mesmo, porque vai apodrecer.

      Excluir
  5. Não concordo com este ponto de vista. Por exemplo: se há apenas a galinha, (e vamos nos lembrar que a galinha sempre bota ovos, independente da fecundação ou não dos mesmos), ao meu ver, seria um desperdício jogá-los fora. Também vamos ter bom senso, né gente? Não é questão de "abrir exceção à regra". É questão de bom senso. Mas pra quem é vegeratiano/vegano, considero que realmente seria estranho colocar um ovo na boca. Para quem não liga, também não acho errado nesse contexto em particular.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade o fato de vc ter uma galinha sem o galo já é forçar um animal a viver uma vida nao natural..... Sem outros da sua espécie.....

    ResponderExcluir
  7. Tenho um galo e uma galinha de resgate, ela bota sem parar, me falaram que as galinhas comem os proprios ovos, o que é uma mentira, deixei os ovos e ela chocou,se eu não os recolho ela choca, não tenho condicoes de deixa las da continuidade na especie, como eu não como, eu doo os ovos, ou quebro para elas.Não vejo isso como errado!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...