Pela primeira vez jornal japonês critica a caça de golfinhos em Taiji

Apesar da indignação mundial em relação à caça de golfinhos em Taiji, a prática recebe pouca cobertura da mídia dentro do Japão. Esta semana, no entanto, o principal jornal em inglês do país, o Japan Times, publicou um artigo condenando a matança, pedindo ao governo para “defender os golfinhos” e não a “tradição”. As informações são do The Dodo.

Foi a primeira vez que uma fonte de notícias japonesa criticou explicitamente a caça. O governo japonês – e, consequentemente, o povo japonês – ficou na defensiva sobre os acontecimentos em Taiji, e a cobertura nacional das capturas na costa japonesa tem sido limitada e superficial. Segundo Kiki Tanaka, um cidadão japonês envolvido nos protestos locais, a maioria dos relatórios se centraram na resposta linha dura do governo à indignação global.

As autoridades do país têm sido rápidas em defender a caça, chamando a matança de “uma das formas de pesca tradicional do nosso país ” e afirmando que a caça “é realizada de forma adequada, de acordo com a lei”. Mas, como observa o Japan Times “seu argumento de que a força da tradição justifica a captura e morte de golfinhos é muito fraco. Muitas práticas culturais do passado, como a escravidão e decapitação foram interrompidos por razões éticas. Tradição e cultura são forças que mudam de acordo com o novo entendimento científico e evolução de padrões éticos. Além disso, a caça em Taiji nem era sequer institucionalizada em larga escala até 1969, de modo que as suas raízes são bastante superficiais. Além disso, a base jurídica para a caça que os funcionários também continuam defendendo é igualmente questionável”, relata o artigo.

O editorial levanta pontos importantes que, até agora, foram deixados de fora da conversa nacional do Japão. Martin Fackler, chefe da sucursal do New York Times em Tóquio, diz que isso pode ser devido à forma como o jornalismo é praticado no país, ao contrário de outras partes do mundo. ”Em geral, os grandes meios de comunicação aqui não tendem a ver algo como uma história a não ser que o governo ou algum outro órgão oficial esteja respondendo a isso”, disse Fackler. ” Em outras palavras, as autoridades constituem uma história, mas um problema sem solução, não. Assim, desde que o governo japonês ou algum outro grupo oficial não tomar medidas contra a caça Taiji, não é interessante.”

A cruel e chocante caça aos golfinhos em Taiji

Finalmente, porém, esse paradigma parece ter mudado. A resposta do Japan Times à falta de ação do governo em relação ao que acontece com os golfinhos indica uma mudança positiva, que também pode sinalizar um diálogo mais aberto – e vontade de mudar a perspectiva – sobre os méritos da “tradição” de Taiji.

Fonte: ANDA - 08.02.2014

Notícia relacionada: Protesto no Consulado do Japão pede o fim da matança de golfinhos em Taiji

Documentário sobre a matança dos golfinhos em Taiji:

The Cove - A Enseada
"The Cove" mostra um grupo de ativistas ambientalistas que, munidos de equipamentos de filmagem com alta tecnologia e liderados pelo treinador de golfinhos Ric O’Barry, vão até uma enseada próxima de Taijii, no Japão, para registrar a chocante caça aos golfinhos e o cruel abuso desses animais.

Todo ano, são mortos mais de 20 mil golfinhos na "baía da vergonha" como também é conhecida. Outros tantos são mantidos vivos e vão parar em aquários do mundo todo, ao custo de 150 mil dólares cada.

Além de revelar ao mundo o que acontece nessa pequena cidade japonesa, a grande luta dos realizadores desse documentário é que a IWC – International Whaling Commission, comissão reconhecida pela ONU para proteção e preservação das baleias, inclua também os golfinhos. Mesmo eles sendo pequenos cetáceos, ou seja, mini-baleias, inexplicavelmente não são incluídos nesse programa de proteção. [ASSISTA]

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...