Ingredientes
450 g de vagens
4 chalotas* grandes (cerca de 200 g)
30 g de amêndoas fatiadas
2 dentes de alho, finamente picados
50 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Preparo
Lave as vagens, corte as pontinhas e depois em pedaços menores (3-4 cm).
Descasque e corte as chalotas em tiras finas.
Ferva água em uma panela grande. Quando a água ferver, adicione as vagens e uma boa pitada de sal e cozinhe por cerca de 5 minutos. Escorra e reserve.
Coloque uma panela em fogo médio, sem óleo. Quando estiver bem quente, torre as amêndoas em lascas ligeiramente (um minuto ou dois, não mais, só para dourar um pouco), retire-as da panela e reserve. Na mesma panela, coloque o azeite para aquecer em fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione as chalotas e cozinhe por cerca de 15-20 minutos ou até caramelizar (para evitar o excesso de escurecimento, adicione um pouco de água na panela durante o cozimento). Faltando uns 5 minutos para que as chalotas estejam no ponto, acrescente o alho picado. No final, a acrescente as vagens e as amêndoas, tempere a gosto, misture bem e refogue alguns minutos até que todos os ingredientes estejam quentes.
*A chalota ou échalote é uma planta bulbosa do gênero Allium, originária da Ásia central. Como a maioria das plantas deste gênero, é utilizada com fins culinários. Seu sabor pode ser definido entre o do alho e o da cebola. Parecem miniaturas de cebolas e possuem um sabor semelhante, mas mais delicado, e são por isso usadas em vez da cebola em pratos e molhos mais refinados. É muito comum o seu uso na cozinha francesa, persa e na de todo o sudeste asiático (Tailândia, Indonésia, Malásia, Brunei, Singapura e no sul da Índia).
Rendimento: 2 a 4 porções
Fonte: Receita e fotos do blog Hands in Dough