Baba Ganoush - Pasta de Berinjela (vegana)

Baba Ganoush - Pasta de Berinjela (vegana)
Ingredientes

3 berinjelas médias (cerca de 2 kg)
3 dentes de alho, picados
2 colheres (sopa) de suco de limão (ou a gosto)
3 colheres (sopa) de tahine
1/3 de xícara de azeite de oliva extra-virgem (de boa qualidade)
1/4 de xícara de folhas de salsa fresca picadas
Sal e azeite de oliva (para regar) a gosto

Preparo

Lave as berinjelas e coloque-as num grill elétrico (ou sobre a chama média do fogão) e cozinhe, virando ocasionalmente com o auxílio de uma pinça ou garfo, até ficar completamente macia e bem carbonizada em todos os lados. Feito isso, embrulhe com papel alumínio e deixe repousar 15 minutos. Abra o pacote de alumínio e trabalhe uma berinjela de cada vez, cortando-as longitudinalmente com uma faca afiada.

Com uma colher grande, separe cuidadosamente a polpa macia das berinjelas e transfira para uma peneira colocada sobre uma tigela (descarte o líquido que escorrer). Assim que escavar todas as berinjelas, certifique-se que não há pedaços de casca carbonizada no meio da polpa e transfira-a para um secador de salada, distribuindo-a uniformemente. Gire suavemente até que todo o excesso de líquido seja extraído (quanto menos umidade, maior será a concentração de sabor) e volte a polpa para a tigela.

Adicione o alho, o suco de limão e mexa vigorosamente com um garfo até obter uma pasta grossa (cerca de 1 1/2 minuto). Agitando constantemente e vigorosamente, adicione o tahine, seguido pelo azeite em um fluxo fino e constante (a mistura deve ficar pálida e cremosa). Junte a salsa e tempere com sal a gosto e mais suco de limão, se desejar. Transfira para uma tigela de servir, regue com azeite e sirva com pão sírio (pita) quente ou palitos de legumes.

Dica - Pode ser armazenado em um recipiente hermético no refrigerador por até quatro dias. Nesse caso, deixe voltar à temperatura ambiente antes de servir.

Baba Ganoush - Pasta de Berinjela (vegana)

Baba Ganoush - Pasta de Berinjela (vegana)

Veja fotos do passo a passo aqui

Fonte: Receita e fotos do blog Serious Eats

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...