Quibe de Abóbora Recheado com Couve (vegana)

Quibe de Abóbora Recheado com Couve (vegana)
Ingredientes

Para a massa:
600 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos
2 xícaras (chá) de trigo para quibe já hidratado em água quente
1/2 cebola bem picada
1 dente de alho espremido ou bem picado
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
1 punhado de manjericão picado
1 punhado de hortelã picada
1 colher (café) de pimenta síria
1 pitada generosa de cominho em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (café) de sal

Para o recheio:
200 g de couve-manteiga cortada bem fininhas
2 dentes de alho espremidos
1 fio de azeite de oliva
Sal a gosto

Preparo

Cozinhe ou asse os cubos de abóbora até que fiquem bem macios (se cozinhar deixe por alguns minutos a abóbora já cozida sobre um escorredor para drenar o máximo de água dela). Amasse a abóbora já cozida e reserve. Aqueça uma frigideira, coloque nela um fio de azeite e refogue brevemente o alho, em seguida junte a couve, adicione sal e mexa. Tampe e deixe murchar por uns 2 minutos, desligue e deixe esfriar.

Numa tigela coloque o trigo já hidratado e todos os temperos e misture bem. Por fim junte a abóbora amassada e torne a misturar novamente até que esteja totalmente incorporado e obter uma massa bem homogênea. Pegue porções da massa e abra um pequeno círculo, coloque um pouquinho da couve refogada dentro e feche moldando em formato de quibe. Repita esta operação com toda a massa e a couve restante.

Preaqueça o forno a 200ºC por 10 minutos. Unte uma assadeira com azeite, coloque os quibes nela, pincele mais azeite sobre cada um deles (só um pouquinho para dourar) e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos (fique de olho, pois o tempo pode variar  e sirva em seguida. Fica ótimo com molho apimentado de tahine.

Nota - Para hidratar o trigo, eu aprendi fazer de duas formas: ou se deixa o trigo de molho em água fria de um dia para o outro, ou a opção mais rápida, que é deixar o trigo de molho por uns 15 minutos em água fervendo com infusão de algumas ervas. Eu faço tipo um chá com manjericão, hortelã e salsinha para hidratar o trigo (este segredinho lindo dá um upgrade no seu quibe que você não faz ideia!). Eu coloco o trigo em uma tigela, cubro com esta infusão de ervas (apenas cubra, não deixe sobrar muita água senão seu trigo ficará encharcado), aí tampo com um prato raso, embrulho em um pano de prato e deixo descansar por 15 a 20 minutos, depois solto tudo com um garfo. Fica bem soltinho.

Quibe de Abóbora Recheado com Couve (vegana)

Quibe de Abóbora Recheado com Couve (vegana)

Rendimento: 8 unidades grandes ou 12 médias

Fonte: Receita e fotos do blog Figos & Funghis

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...